Aumento no preço dos materiais escolares pode chegar até 30% e permutas multilaterais surgem como alternativa para consumidores economizarem
As contas de início de ano sempre assustam e tiram o sono dos brasileiros. IPTU, IPVA e matrícula escolar estão entre os vilões do mês de janeiro. Porém, outro que sempre marca presença são os materiais escolares, que, neste ano, podem ter aumento de até 30%, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE). Entre os motivos da variação estão a alta do dólar, o encarecimento do papel e do plástico, que são importados, e aumento de custos e até o frete.
Para driblar esses aumentos e economizar no início do ano, as permutas multilaterais podem ser alternativas para os consumidores que querem adquirir algum produto sem gastar em reais. A plataforma XporY.com conta com opções de livrarias e materiais escolares disponíveis para troca entre os membros.
O empresário Anderson Ribeiro de Amorim, pai de dois filhos, de 3 e 13 anos, aproveitou a possibilidade de fazer as compras de materiais escolares por meio da plataforma para economizar. “Neste início de ano, há inúmeras despesas e a chance de comprar por meio de permutas é favorável e se torna um diferencial”, destaca. “No comércio, tudo teve reajuste e ficou mais caro, inclusive os materiais escolares. A permuta é uma possibilidade de economia neste momento”, completa o administrador de empresas que participa da plataforma ofertando produtos de panificação, como vouchers de compras e kit de festas com salgados e tortas.
Como tem filhos com diferença de 10 anos de idade, as listas dos materiais escolares foram bem diversificadas. Para a criança mais nova, foram pedidos produtos como massinhas e lápis de cor. Já para o filho mais velho, cadernos, canetas e lapiseiras fizeram parte dos pedidos para este ano. “Comprei a totalidade dos materiais necessários por meio da plataforma e fui atendido da mesma forma como se estivesse comprando em reais”, destaca Anderson.
Com as permutas multilaterais, uma pessoa pode disponibilizar para venda um produto ou serviço na plataforma digital. Depois da transação, o permutante faz o pagamento em créditos em uma moeda virtual, chamada X$, que permite a aquisição de qualquer outra oferta disponível na plataforma. Os membros não pagam para se cadastrar na rede, nem há custo mensal de manutenção e nem comissão sobre as vendas em X$. Somente na hora de consumir que se paga uma taxa administrativa de 10% sobre o valor da compra.
Conheça algumas ofertas disponíveis para permutas na plataforma da XporY.com:
Cadernos
Cadernos são itens certos em toda volta às aulas. O Comercial Forte Papelaria apresenta uma variedade de cadernos universitários com valores entre X$ 16 e X$ 48,50. Também há opções de cadernos inteligentes a partir de X$ 70. Os produtos estão disponíveis na loja física da XporY.com, no Setor Marista, em Goiânia.
Materiais escolares
Outros materiais indispensáveis para os estudos, como canetas esferográficas, giz de cera e borrachas podem ser encontradas na plataforma por meio de oferta da loja Mil Coisas. As ofertas, que estão disponíveis para retirada na loja física da XporY.com, estão com valores a partir de X$ 2. A loja também oferece algumas variedades de cadernos a partir de X$ 12.
Mochila e estojo
Para levar todos esses materiais, os estudantes precisam de mochilas e estojos. A loja Petit Luí, por meio da plataforma, oferece mochilas e mochiletes com valores que variam de X$ 105 a X$ 161. Também é possível encontrar estojos de modelos variados a partir de X$ 21. Em tempo de pandemia, os estudantes não podem compartilhar bebedouros. A loja oferece opções de garrafas de plástico e alumínio. Todas as ofertas estão disponíveis na loja física da XporY.com, na capital goiana.
Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet
O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.
O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.
Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.
Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.
O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.
Festival de Natal Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.
SERVIÇO 6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás Data: 23 e 24 de novembro de 2024 Horário: a partir das 17h Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO) Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias Entrada gratuita
Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)
O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site:
Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.
Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos:
Promete unir galeria de arte e música no mesmo lugar
Vernissage Club funcionará na Praça do Cruzeiro e traz um modelo exclusivo de conceito. Goiânia agora conta com um novo conceito de club que promete revolucionar a experiência de entretenimento ao integrar música e arte visual em um ambiente único e imersivo. A inauguração aconteceu neste final de semana, o club — batizado de Vernissage — traz a ideia de unir o impacto de diferentes formas de expressão artística em um único espaço, permitindo que os visitantes vivenciem arte e música simultaneamente.Inspirado em festivais e exposições de arte imersiva, o projeto tem como objetivo conectar os sentidos dos goianos por meio de uma narrativa que rompe com a divisão entre galeria de arte e pista de dança. “Queremos que as pessoas, enquanto estão na pista, sintam-se parte de uma exposição viva, onde a arte visual e as expressões artísticas circenses e performáticas interajam com a música”, explicam os sócios, Luan S. Barbosa, Rogério Andrade (também dono de um bar que integra galeria de arte) e Raphael de Oliveira Sarpe.Ainda de acordo com os empresários, a proposta se diferencia pela experiência sensorial: os clientes poderão contemplar esculturas, quadros e outras obras artísticas enquanto dançam, sendo impactados por uma mistura cuidadosa de iluminação e música que não interfere nas telas ou esculturas. A experiência ganha ainda mais intensidade com espaços instagramáveis, onde o público pode tocar, pintar e interagir com as obras de maneira única.
Curadoria artística e musical de alta qualidade
A curadoria da Vernissage será dinâmica, com exposições de artistas locais, nacionais e até internacionais. A cada dois meses, uma nova exposição tomará conta do espaço, trazendo novas narrativas visuais. Já a música terá noites voltadas para gêneros específicos: um dedicado à música eletrônica, com DJs de destaque no cenário nacional e internacional, e outro dedicado à música urbana, com gêneros como hip-hop, trap e funk.Com uma programação de qualidade e curadoria que atende a múltiplos gostos, o Vernissage espera atrair um público diverso, de conhecedores de arte a amantes da música. “Queremos desmistificar a ideia de que a arte deve ser apreciada apenas em galerias formais. Em nosso espaço, o público poderá contemplar obras de forma nova e descomplicada, enquanto se diverte e interage com o ambiente”, afirmam os sócios.
Conexão com a cena local e compromisso cultural
A proposta vai além do entretenimento. Após a inauguração, o Vernissage espera alinhar parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e pontos de cultura locais para incentivar o acesso à arte e dar visibilidade aos artistas da região. A ideia é que o espaço seja não apenas um club, mas também uma plataforma de expressão para a cultura goianiense.
Inauguração e funcionamento
A inauguração oficial aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), das 22h às 6h. O club funcionará regularmente às sextas e sábados.O significado do nome Vernissage — A abertura de uma exposição de arte — reflete o propósito da casa, que se propõe a ser um ponto de encontro entre música e arte visual.
Serviço:Inauguração do Vernissage Club
Funcionamento: Sexta e sábados das 22h às 6h
Onde: Pr. do Cruzeiro, 121 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-320