Connect with us

Gastronomia

Concurso vai escolher o melhor restaurante a quilo de Goiás

Publicado

on

A 8ª edição do concurso “O Quilo é Nosso” promovido pela Abrasel e Sindibares será realizada de 17 a 27 de setembro. Em Goiás, são 14 participantes e o campeão estadual participa da grande final em novembro em São Paulo, onde será escolhido o melhor restaurante a quilo do Brasil . Neste ano, o evento comemora os 40 anos da criação da comida a quilo no Brasil.

Em 2024, o concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil será especial. A Abrasel, Sindibares em parceria com o Mundo Mesa, realizam a 8ª edição do “O Quilo é Nosso” em comemoração aos 40 anos da comida a quilo, um dos principais modelos de alimentação dos brasileiros. Em Goiás serão 14 restaurantes participantes.

Com o tema “É comer, gostar e votar”, a edição deste ano será realizada entre os dias 17 e 27 de setembro, período em que o público poderá provar os pratos especiais criados para o concurso e escolher o restaurante favorito. Cada casa criou uma receita especial que valorize o estilo self-service.

O prato, obrigatoriamente, deverá fazer parte do bufê durante os 11 dias que correspondem à fase inicial da disputa. Uma novidade para esta edição é a celebração da carne de porco, onde a maioria dos restaurantes participantes decidiram fazer algum prato com a carne suína que se destaca por sua versatilidade culinária, sendo utilizada em uma variedade de pratos e receitas.

Na segunda etapa, que será no dia 4 de outubro, um júri avalia os pratos das três casas eleitas na primeira fase e escolhe o melhor em cada estado. O campeão estadual participa em novembro da grande final em São Paulo.

Para além de valorizar o modelo de negócio a quilo, O Quilo é Nosso tem a intenção de impulsionar os empreendimentos do ramo. Cada vez mais tradicional no calendário dos restaurantes e dos consumidores, o concurso é uma oportunidade para os empresários divulgarem seus estabelecimentos, enquanto os clientes aproveitam as receitas criadas especialmente para a disputa.

Os três finalistas estaduais ganham premiação em dinheiro, selo da premiação no concurso, menção na revista Bares e Restaurantes e revista Prazeres à Mesa, entre outras coisas.

Para o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira, o restaurante por quilo representa o que é de mais democrático na refeição do brasileiro. “O cliente pode escolher a quantidade, a qualidade, o preço, enfim, ele ajusta o preço que ele quer pagar, a quantidade e ao que ele quer comer. É uma alegria muito grande participarmos desse festival e apoiarmos através de sindibares as ações da Abrasel e celebrar os restaurantes a quilo”, pontua Newton.

O presidente da Abrasel-GO, Danillo Ramos, destaca a relevância do concurso que valoriza esse formato de comida que faz parte da rotina dos brasileiros. “Um terço das refeições feitas pelos brasileiros é feita fora de casa, e os restaurantes por quilo cumprem muito bem essa função, trazendo agilidade, praticidade e muito sabor e variedades para as pessoas no seu dia a dia. O Quilo e Nosso cumpre o seu principal objetivo, que é trazer para o protagonismo os restaurantes a quilo”, destaca Danillo.

O legado da comida a quilo no mundo

O modelo de restaurante com comida a quilo é uma invenção genuinamente brasileira e, mais especificamente, mineira. Há quatro décadas, em 1984, o chef e empresário Fred Mata Machado inaugurou o primeiro estabelecimento de comida a quilo, o “Isto e Aquilo”, localizado em Belo Horizonte (MG).

A ideia do modelo de negócio surgiu a partir da percepção de Fred em relação a diminuição da presença das empregadas domésticas nos lares belo-horizontinos. Com isso, cada vez mais pessoas escolhiam almoçar nos restaurantes da capital.

Para atender a demanda por comida caseira, Fred contratou cozinheiras que preparavam receitas tradicionais de Minas Gerais, e os clientes tinham a opção de montar as suas refeições em marmitas descartáveis.

Com o tempo, o chef percebeu uma oportunidade de criar a alternativa dos clientes comerem em seu restaurante, ao invés de apenas comprarem a comida para levar, expandindo o negócio. Embora a primeira unidade tenha encerrado as atividades em 1987, ainda existem duas unidades do restaurante em Belo Horizonte até os dias de hoje.

RESTAURANTES PARTICIPANTES EM GOIÁS

1 – Junior Cozinha Brasileira

Prato: Filé mignon suíno na crosta de especiarias

Descrição do prato: Filé suíno assado acompanhado de musseline de batata Baroa com patê de abacaxi.

2 – Samura comida Japonesa

Prato: Sushi do cerrado

Descrição: É uma fusão culinária que une ingredientes tradicionais do Japão com sabores únicos do bioma brasileiro. Este prato é composto por arroz temperado para sushi, salmão fresco, pequi, e castanha de baru.

3- Pérolas do Sabor

Prato: Camarão Caribenho

Descrição do prato: O Camarão Caribenho é um prato desenvolvido pela casa com a proposta de trazer o melhor das frutas tropicais com a harmonização do sabor do mar, o camarão.

4- Biere du Park

Prato: Picanha suína da Bière

Descrição do prato: Picanha suína na chapa com pasta de alho, purê de mandioquinha e flor de brócolis

5- Família In Box

Prato: Batata na Costelinha suína

Descrição: Costelinha de porco com tempero da Chef, assada e servida com batata bolinha e chalota.

6 – Cateretê Bueno

Prato: Picanha suína especial

Descrição: Delicioso espeto de Picanha Suína com tempero especial,  assado na brasa com pedaços de abacaxi.

7 – Cateretê Jd. Goiás

Prato: Costelinha suína Cateretê

Descrição: Deliciosa costelinha suína desossada, assada na brasa, acompanhada de molho barbecue especial da casa.

8 – Murano Restaurante

Prato: Pancetta Pururucada

Descrição: Barriga de porco temperada com receita própria do Murano, recheada com queijo. Marinada por no mínimo 12 horas completando com um período de forno para pururuca. Servida com o chef fatiando na hora.

9 – Cantinho Frio

Prato: Costelinha Suína Desossada à Pururuca

Descrição: Costelinha Suína Desossada à Pururuca

10 – Caicó

Prato: Panqueca de carne de sol com bacon

Descrição: Panqueca de carne do sol desfiada puxada na manteiga do sertão, cebola e bacon com molho ao sugo

11- Jerivá – Shopping Flamboyant

Costelinha Suína de Panela

Descrição: Tradicional receita goiana / mineira, elaborada no melhor da técnica pinga e frita. No tempero, ingredientes tradicionais como alho e cebola que, após refogados com a costelinha, dão origem a sabores das nossas melhores memórias de comida caseira. O molho

12 – Jerivá – Outlet Premium

Prato: Costelinha Suína de Panela

Descrição: Tradicional receita goiana / mineira, elaborada no melhor da técnica pinga e frita. No tempero, ingredientes tradicionais como alho e cebola que, após refogados com a costelinha, dão origem a sabores das nossas melhores memórias de comida caseira. O molho

13 – Jerivá BR 060, KM 60. Zona Rural. Abadiânia

Prato: Costelinha Suína de Panela

Descrição: Tradicional receita goiana / mineira, elaborada no melhor da técnica pinga e frita. No tempero, ingredientes tradicionais como alho e cebola que, após refogados com a costelinha, dão origem a sabores das nossas melhores memórias de comida caseira. O molho

14 –  Jerivá BR 060, km 64. Zona Rural. Abadiânia

Prato: Costelinha Suína de Panela

Descrição: Tradicional receita goiana / mineira, elaborada no melhor da técnica pinga e frita. No tempero, ingredientes tradicionais como alho e cebola que, após refogados com a costelinha, dão origem a sabores das nossas melhores memórias de comida caseira. O molho

Serviço:

O Quilo é Nosso

Data: 17 a 27 de setembro

Realização: Abrasel e Sindibares

Parceria: Mundo Mesa

Apresentação: Guaraná Antártica

Apoio: Sebrae,  Associação goiana de suinocultura,  Empório do Lar e Agência Young

Patrocínio: BonFrigo e Azure

Site: www.oquiloenosso.com.br/

Informações: @abraselgo @sindibaresgyn

Assessoria de Imprensa 

Clênia Marques –  62 981576414

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Quintas do Cerrado promove pamonhada especial com presença de Muryllo Garcia.

Publicado

on

Novo empreendimento da Consciente Participações e ABL Prime, será palco de uma experiência gastronômica única neste domingo (30/3). A tradicional pamonhada goiana reunirá convidados para vivenciar cada etapa do preparo, do milho à mesa, em um evento especial que contará com a presença do influenciador Muryllo Garcia, que soma mais de 800 mil seguidores nas redes sociais. A programação começa às 9h, proporcionando um momento de interação, sabores e valorização da cultura regional. Localizado na Rodovia GO-060, KM 30, Fazenda Santa Maria, em Trindade (GO), a apenas 30 minutos de Goiânia, o Quintas do Cerrado se destaca pela proposta inovadora que une qualidade de vida e contato direto com a natureza. Com lotes a partir de 1.000 m², o empreendimento já se consolida como um dos mais promissores do mercado imobiliário goiano.

Serviço:
Pamonhada – Quintas do Cerrado
Data: 30 de março
Local: Quintas do Cerrado Condomínio – Rodovia GO-060, KM 30, Fazenda Santa Maria, em Trindade
Horário: a partir das 9 horas

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO

Gastronomia

 Patricia Guerra é embaixadora da Tiramisù World Cup Brasil

Publicado

on

Patrícia Guerra assume a Tiramisù World Cup como embaixadora oficial no Brasil

A brasileira e paulistanaPatricia Guerra é oficialmente a embaixadora da Tiramisù World Cup Brasil. A vencedora mundial da edição de 2023 assumiu o posto no dia 21 de março, justamente no Dia do Tiramisù e do aniversário de Patricia.

A Tiramisù World Cup (TWC) é uma competição anual criada em 2017 por Francesco Redi, da Twissen Group, e reúne confeiteiros amadores do mundo inteiro com o desafio de preparar o melhor tiramisù do mundo, uma das mais amadas e tradicionais sobremesas italianas.

Com uma trajetória de sucesso e excelência no universo do tiramisù, Patricia traz consigo uma paixão inabalável pela culinária e uma vasta experiência, consolidada pela conquista do título mundial na edição de 2023. “É uma honra assumir este compromisso com a TWC que me trouxe tanta felicidade e realizações. Espero ajudar a consolidar ainda mais o evento no Brasil e enviar fortes representantes brasileiros para a etapa mundial”, destaca a nova presidente.

Para Francesco Red, Patricia Guerra tem sido uma referência para a TWC, representando o Brasil como competidora e agora como embaixadora do evento no Brasil. “Sua liderança é uma verdadeira representação da qualidade, criatividade e dedicação que a competição busca celebrar. A trajetória de Patricia é um exemplo claro de comprometimento com a arte da confeitaria e espelha o objetivo principal daTWC: promover e preservar a tradição do tiramisù”.

A edição 2025 da Tiramisù World Cup Brasil já tem como parceiro o IGA (Instituto Gastronômico das Américas), que dispõe de mais de 140 unidades espalhadas por todo Brasil e em países como Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos, e vem para fortalecer ainda mais o evento no país.

Este ano, estão previstas etapas em quatro estados brasileiros. A primeira ocorre em 24 de maio, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e as inscrições serão abertas em breve. Sobre os critérios para se inscrever: basta ser apaixonado por confeitaria e não ser um profissional formado e/ou atuante no ramo da gastronomia.

Como acontece a Tiramisù World Cup no Brasil

O evento é organizado anualmente em etapas, com seleções regionais realizadas em diferentes estados do país. Cada etapa busca identificar os melhores confeiteiros amadores locais que disputam a etapa brasileira nas categorias

“Receita Original”, que utiliza os ingredientes de um tradicional tiramisù, e “Receita Criativa”, que mantém a base tradicional e permite até três ingredientes adicionais.

Em cada etapa, os participantes são avaliados por jurados culinaristas e chefes de cozinha que possuem conhecimento em confeitaria e tiramisù. A avaliação se baseia em critérios rigorosos, como sabor, apresentação, textura, entre outros. Os jurados buscam encontrar os confeiteiros que melhor conseguem equilibrar todos os elementos que fazem desta sobremesa um clássico da culinária italiana.

Os vencedores de cada etapa regional avançam para a final nacional, onde competem entre si para conquistar o título de Melhor Tiramisù do Brasil. Essa final será realizada em uma data especial e será o palco para definir quem representará o Brasil na Tiramisù World Cup, a competição mundial que reúne os melhores confeiteiros amadores do mundo.

O vencedor da final nacional tem a chance de participar da Tiramisù World Cup, que ocorre anualmente em Treviso, na Itália, cidade onde surgiu o tiramisù. A competição mundial é uma celebração da gastronomia e da cultura italiana, reunindo profissionais e amadores apaixonados pelo tiramisù.

Sobre Tiramisù World Cup Brasil

​A Tiramisù World Cup Brasil (TWC Brasil) é a edição nacional da renomada competição internacional dedicada a encontrar o melhor tiramisù do mundo. Seguindo os passos da Tiramisù World Cup Itália, a versão brasileira busca celebrar a tradição e a paixão por essa sobremesa italiana, oferecendo aos confeiteiros amadores locais a oportunidade de demonstrar suas habilidades e criatividade na preparação do tiramisù.​

Anualmente, a TWC Brasil realiza seletivas regionais que culminam na escolha do representante nacional para a competição internacional em Treviso, na Itália. Em 2023, o Brasil alcançou destaque ao vencer a 7ª edição da Copa do Mundo de Tiramisù, com a paulista Patricia Guerra conquistando o título com uma reprodução fiel da receita tradicional. ​

Para mais informações:

Jequitibá Marketing Digital e Comunicação Estratégica

Clel Ribeiro

CONTINUE LENDO

Gastronomia

Sábado pede feijoada

Publicado

on

A Euro Incorporações recebe convidados para a Feijuca da Euro, com uma tradicional feijoada acompanhada de um ambiente agradável e bate-papo, neste sábado, dia 29 de março, a  partir das 11h, em sua Central de Decorados, localizada na Av Pl-2, Qd H5, Park Lozandes, em Goiânia.

O evento é destinado a clientes que desejam conhecer os apartamentos decorados dos projetos que a empresa oferece na cidade e aproveitar as condições financeiras antes da virada de tabela. Os visitantes poderão também conhecer o apartamento decorado instalado na torre em construção do residencial Euro Park que fica ao lado da Central de Decorado.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias