Connect with us

Notícias

Crescimento do número de solteiros gera maior procura por imóveis compactos

Published

on

Segundo Censo de 2022 do IBGE, nos 74,1 milhões de domicílios do país, em 15,9% (ou 11,8 milhões) viviam apenas um morador. Outro levantamento revela que o número de solteiros é maior do que o dos casados no Brasil. Especialista do mercado imobiliário explica as diferenças entre os tipos de imóveis voltados para esse público dos “avulsos”

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, já havia apontado que, no Brasil, o número de pessoas que se declaram solteiras é  maior do que dos que se dizem casados. São 81 milhões dos chamados “avulsos” contra 63 milhões de casados. Dados do último censo do IBGE, feito em 2022, confirmam essa tendência das pessoas estarem vivendo, e bem, sozinhas: dos 74,1 milhões de domicílios do país, em quase 16% (15,9%), ou 11,8 milhões, vivem apenas um morador, formando o que chamamos de famílias unipessoais. Na comparação com o Censo anterior, de 2012, esse percentual era de 12,2%.

A escolha por viver só tem se tornado tão relevante e presente que existe até uma data para sua celebração: 15 de agosto, Dia do Solteiro. Essa mudança de comportamento das pessoas tem impacto em muitos mercados, um deles é o imobiliário, que já percebe um significativo aumento na demanda por imóveis compactos de alto padrão. “Há muito tempo temos no mercado as unidades menores para atender pessoas solteiras ou famílias sem filhos, mas, com exceção das kitnets, eles tinham um perfil diferente dos atuais, pois eram ‘mistos’ de residencial com hotel (apart-hotel), ou seja, possuíam serviços de hotel integrados ao condomínio. Esse modelo agora não é muito comum no Brasil, pois o perfil do usuário mudou e também a dinâmica do mercado”, observa Henrique Campelo, gerente comercial e de marketing da Euro Incorporações, empresa que tem vários lançamentos imobiliários com metragens entre 60² e 90², numa das regiões mais nobres de Goiânia, sudeste da capital.

Segundo Henrique, ainda existem alguns residenciais com serviço, mas muitas pessoas não sentem essa necessidade, pois já têm suas preferências e até mesmo o uso em larga escala dos aplicativos de entrega contribuiu para tal mudança. Hoje quem procura um imóvel compacto, seja um loft, estúdio, flat ou kitnete dá muito mais valor ao conforto, a plantas modernas e, principalmente, à localização estratégica. Um tipo de imóvel que inclusive apresenta uma grande procura por investidores, já que gera um alto retorno financeiro em locação, comparado aos imóveis mais tradicionais”, afirma o gerente.

Henrique Campelo conta que a Euro Incorporações sentiu a alta dessa demanda pelo compacto de alto padrão em um de seus últimos projetos, o Euro Towers Live Office, que foi lançado em outubro de 2022 e teve 100 % das suas unidades de até 70m² (2 quartos, sendo uma suíte)  vendidas  no dia do lançamento. Situado ao lado do Alphaville Araguaia, região sudeste de Goiânia, o empreendimento adota o conceito de uso misto com  salas comerciais, lajes corporativas e apartamentos compactos de luxo. O Euro Towers Live Office que será entregue em 2026, já está com mais de 80% de suas unidades  comercializadas. “Hoje, as últimas unidades disponíveis são de flats e lofts duplex de 75m² a 152 m², com uma ou duas suítes, e com duas, três ou quatro vagas de garagem, mais escaninho”, revela. 


Entenda os diferentes tipos de imóveis compactos

Se você é solteiro e está a procura de um imóvel para viver bem a sua solteirice, o gerente comercial e de marketing da Euro Incorporações explica a seguir as diferenças essenciais entre as tipologias de imóveis voltadas para esse público dos “avulsos”.


– Estúdio: nesse tipo de apartamento compacto a principal característica é o fato de não ter divisórias separando os ambientes, com exceção do banheiro. Apesar de pequeno, os ambientes são capazes de comportar confortavelmente os moradores, sem prejuízos em relação ao acolhimento que um lar precisa ter. Em geral as metragens desse tipo imóvel variam entre 30 e 50 m², mas podendo ser maiores.

– Loft: são apartamentos compactos e, tal como o estúdio, traz uma proposta de ampla integração, não tendo divisórias para separar ambientes. A grande diferença é que esse tipo de planta prioriza o pé direito mais alto, mais iluminação e ventilação naturais. Esse maior espaço na vertical faz com que em muitos lofts haja uma espécie de mezanino, que é usado como quarto.

– Flat: são apartamentos compactos que possuem uma configuração semelhante aos quartos de hotel. As plantas trazem divisão entre os ambientes, como o quarto ou suíte, a sala e cozinha, sendo que estes dois últimos podem ou não ser integrados. Conhecidos antigamente como apart hotel, a principal característica que define esse tipo de imóvel é a oferta de alguns serviços de limpeza e manutenção iguais aos de um hotel. Atualmente, os flats trazem configurações mais modernas com  seus condomínios trazendo áreas comuns com itens  como mini-mercado, sala de reunião, ferramentaria compartilhada, entre outros.

– Kitnet: em geral são residências horizontais compactas, podendo ter ou não  divisórias separando os cômodos. Esse tipo de imóvel costuma ser mais simples, por isso é muito procurado por estudantes ou pessoas que querem economizar com o aluguel.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Festival de Ballet Infantil

Published

on

Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet

O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.

O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.

Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.

Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.

O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Festival de Natal
Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.

SERVIÇO
6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás

Data: 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: a partir das 17h
Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO)
Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias
Entrada gratuita

OlhO Comunicação Estratégica

Continue Reading

Eventos

Claudia Matarazzo em Goiânia

Published

on

Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)

O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito da foto: Cristiano Borges 

Continue Reading

Inauguração

Novo Club em Goiânia 

Published

on

Promete unir galeria de arte e música no mesmo lugar

Vernissage Club funcionará na Praça do Cruzeiro e traz um modelo exclusivo de conceito. Goiânia agora conta com um novo conceito de club que promete revolucionar a experiência de entretenimento ao integrar música e arte visual em um ambiente único e imersivo. A inauguração aconteceu neste final de semana, o club — batizado de Vernissage — traz a ideia de unir o impacto de diferentes formas de expressão artística em um único espaço, permitindo que os visitantes vivenciem arte e música simultaneamente.Inspirado em festivais e exposições de arte imersiva, o projeto tem como objetivo conectar os sentidos dos goianos por meio de uma narrativa que rompe com a divisão entre galeria de arte e pista de dança. “Queremos que as pessoas, enquanto estão na pista, sintam-se parte de uma exposição viva, onde a arte visual e as expressões artísticas circenses e performáticas interajam com a música”, explicam os sócios, Luan S. Barbosa, Rogério Andrade (também dono de um bar que integra galeria de arte) e Raphael de Oliveira Sarpe.Ainda de acordo com os empresários, a proposta se diferencia pela experiência sensorial: os clientes poderão contemplar esculturas, quadros e outras obras artísticas enquanto dançam, sendo impactados por uma mistura cuidadosa de iluminação e música que não interfere nas telas ou esculturas. A experiência ganha ainda mais intensidade com espaços instagramáveis, onde o público pode tocar, pintar e interagir com as obras de maneira única.

Curadoria artística e musical de alta qualidade

A curadoria da Vernissage será dinâmica, com exposições de artistas locais, nacionais e até internacionais. A cada dois meses, uma nova exposição tomará conta do espaço, trazendo novas narrativas visuais. Já a música terá noites voltadas para gêneros específicos: um dedicado à música eletrônica, com DJs de destaque no cenário nacional e internacional, e outro dedicado à música urbana, com gêneros como hip-hop, trap e funk.Com uma programação de qualidade e curadoria que atende a múltiplos gostos, o Vernissage espera atrair um público diverso, de conhecedores de arte a amantes da música. “Queremos desmistificar a ideia de que a arte deve ser apreciada apenas em galerias formais. Em nosso espaço, o público poderá contemplar obras de forma nova e descomplicada, enquanto se diverte e interage com o ambiente”, afirmam os sócios.


Conexão com a cena local e compromisso cultural

A proposta vai além do entretenimento. Após a inauguração, o Vernissage espera alinhar parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e pontos de cultura locais para incentivar o acesso à arte e dar visibilidade aos artistas da região. A ideia é que o espaço seja não apenas um club, mas também uma plataforma de expressão para a cultura goianiense.


Inauguração e funcionamento

A inauguração oficial aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), das 22h às 6h. O club funcionará regularmente às sextas e sábados.O significado do nome Vernissage — A abertura de uma exposição de arte — reflete o propósito da casa, que se propõe a ser um ponto de encontro entre música e arte visual.

Serviço:Inauguração do Vernissage Club

Funcionamento: Sexta e sábados das 22h às 6h

Onde: Pr. do Cruzeiro, 121 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-320

@vernissageclub–

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

Continue Reading
Advertisement

noticias