Connect with us

Cultura

De Veneza para Nova Veneza – Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro será inaugurado dia 05 de março

Publicado

on

De Veneza para Nova Veneza

 

Nova Veneza ganha grandiosa obra cenográfica italiana, que promete ser um novo marco turístico a nível nacional. O monumento será inaugurado em 5 de março como reforço da identidade do município às suas origens italianas

Quem circula pelo centro de Nova Veneza, que fica a cerca de 30 km de Goiânia, está instigado com uma obra imponente, com uma fachada em vidro de mais de 10 metros de altura e duas faces laterais distintas, com um total de 70 metros lineares. A face principal é uma reprodução do Palazzo Ducale, ícone da cidade de Veneza,  na Itália, e a outra representa as edificações típicas e charmosas dos canais venezianos.  A edificação com arquitetura veneziana  irá abrigar a sede do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival & Edith, que será inaugurado no sábado, 5 de março, para o público.

A iniciativa é da família de Edith e Oswaldo Stival, idealizadores e criadores do Festival Italiano de Nova Veneza. O casal é descendente direto dos primeiros italianos que chegaram à região em 1912 e deram origem à colônia dos italianos.

“Meu avô nasceu na Itália e veio para o Brasil no final do século XIX. Depois de trabalhar em terras em São Paulo e Minas Gerais, juntamente com outros italianos compraram a terra aqui em Goiás, onde seria seu novo lar”, relembra Oswaldo.Ele e Edith nasceram e cresceram em Nova Veneza, onde se conheceram e se casaram.

Empresário e pecuarista, Oswaldo  manteve sempre um vínculo afetivo com o município.Foi prefeito da cidade por dois mandatos e se tornou um grande benfeitor de obras sociais e culturais  na cidade. Foi idealizador do Festival Italiano de Gastronomia e Cultura em Nova Veneza, que passou a atrair mais de 100 mil visitantes por ano à cidade.

O instituto é mais uma contribuição da família para tornar permanente e concreto o compromisso que têm com o resgate da história e propagação do legado cultural da Itália, afinal, Nova Veneza é hoje a maior representação da imigração italiana no Centro-Oeste Brasileiro, com mais de 60% de seus moradores sendo descendentes.

“É de extrema importância que indivíduos e comunidades estejam apropriados de sua história e origem, porque é a partir daí que construímos nossa identidade e fortalecemos nossa auto-estima. Desde que idealizei o Festival Italiano nos idos anos 2000, já tinha convicção de que a força da nossa cultura poderia fortalecer muito a economia de Nova Veneza”, diz o comendador Oswaldo Stival, que dá nome ao Instituto. Ele recebeu o título de comendador direto do presidente da Itália em 2012 por conta do reconhecimento de suas relevantes obras de resgate da cultura italiana no Brasil.

A obra durou dois anos desde a concepção e execução. A concepção do projeto, direção criativa e direção executiva foram liderados por um filho e um neto do casal, respectivamente o agroindustrial Edwaldo Peixoto Stival e o médico Alessandro Stival.

Para a execução técnica, a família buscou profissionais especializados para a fiel réplica da arquitetura italiana. A arquiteta Jannani Eterna foi convidada para fazer os detalhamentos arquitetônicos, Vera Inês da Silva para a produção cenográfica e os artistas plásticos Divino Gonçalves Pereira e Marcos Antônio Lopes – este último fez carreira no desenvolvimento cenográfico de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro.

“O edifício foi concebido para ser um atrativo turístico permanente não só pela cenografia italiana, mas também por um exclusivo e inédito show de luzes e músicas italianas, que estão previstos acontecerem semanalmente às sextas, sábados e domingos. Nos inspiramos nos espetáculos dos parques da Disney e no Show das Águas que acontece no Hotel Bellagio em Las Vegas”, adianta Edwaldo Stival, co-idealizador da obra e filho de Oswaldo Stival.

Para esta estrutura luminotécnica e de sonorização foram investidos mais de um milhão de reais, assinados por Claudston Paiva, da Garrot Eventos. “Haverá luz sincronizada com a música na duração de 10 a 15 minutos. O sistema conta com mais de 1000 metros de fitas de led em toda a estrutura, além de dezenas de ribaltas de luz que proporcionam mais de 100 combinações de cores diferentes aliados a equipamentos de última geração. Todas as janelas e a fachada vão mudar de cor e acompanhando as músicas italianas, que serão reproduzidas em alto e bom som”, explicou Claudston.

O Palazzo Ducale, situado na Piazza San Marco em Veneza,  foi escolhido por ser  um ícone da cidade, sendo atualmente o mais visitado pelos turistas. Sua obra começou no ano de 890 D.C. para ser sede do império veneziano, antes de ele ser incorporado à Itália. Sua arquitetura atual é do ano de 1380, combinando elementos bizantinos, góticos e renascentistas. Já as casas de Veneza que foram simuladas na obra, são uma representação da arquitetura típica das construções às margens de seus canais e todo seu romantismo. No centro do monumento cenográfico, uma vitrine inclinada que lembra a quilha de um navio, simbolizando a imigração italiana e, ao mesmo tempo, a face moderna da edificação.

O local onde foi instalado a edificação cenográfica foi dos pais de Oswaldo e, agora, doada ao Instituto. Internamente, ele abrigará um memorial, que remontará a trajetória da imigração italiana na região desde a origem no Vêneto, nordeste da Itália, até a chegada em Goiás. O memorial incluirá peças antigas de valor simbólico e histórico das duas famílias, Peixoto [Spessoto, na origem italiana] e Stival, que também as doaram para o acervo histórico. Já estão em processo de concepção e articulação também os projetos sociais e culturais que serão endereçados pelo Instituto para movimentar e potencializar a identidade e a economia de Nova Veneza e região.

“O espaço vai reforçar essa identidade e atuará para trazer investimento externo para promoção da cultura italiana, fortalecendo o turismo e o comércio local”, complementa o médico e neto de Oswaldo e Edith, Alessandro Stival, que foi vice-prefeito do município há alguns anos. “Ele será uma extensão do Festival no desenvolvimento de projetos, e uma forma de extrapolar a dependência do poder público na realização de um trabalho contínuo”, observou o médico.

A inauguração acontecerá no dia 5 de março, às 18h, e contará com a presença de inúmeras autoridades, representantes da Embaixada Italiana no Brasil e toda a simpática e festeira população veneziana.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe
Para falar com a gente: 62-3522 3163 | 62-99915 5713
Whatsapp: 62 – 99900 0328 | 62 98273 0096 | 62 99919 9659 | 62 9199-2662 | 62 8425-7527
Instagram: @comunicacaosemfronteiras
Twitter:@semfronteirasc1
FB:/semfronteirascomunica

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Musica

Ana Carolina traz a turnê comemorativa “25 Anas” para Goiânia em março de 2026

Publicado

on

how celebra 25 anos de carreira da artista e apresenta ao vivo faixas do novo EP autoral “Ainda Já”; apresentação ocorre no dia 14 de março de 2026, na capital

A Arena Multiplace em Goiânia recebe, no dia 14 de março de 2026, um dos espetáculos mais aguardados da música brasileira: a turnê “25 Anas”, com a qual Ana Carolina celebra os 25 anos de carreira. A apresentação marca a chegada à capital goiana de um dos projetos mais importantes da trajetória da artista, conhecida por sua voz marcante, composições profundas e performances que atravessam gerações.

O show reúne os grandes sucessos que consolidaram Ana Carolina como um dos nomes mais relevantes da MPB, além de apresentar ao público canções inéditas do novo EP autoral, “Ainda Já”, que inaugura uma nova fase estética e musical da cantora. O trabalho, inteiramente composto por ela, revisita sua própria história enquanto aponta para os caminhos que escolhe trilhar daqui para frente.

Com direção de Jorge Farjalla e produção da Global Music, “25 Anas” é dividido em cinco atos — A História, A Paixão, A Memória, O Reencontro e A Celebração, em uma construção quase cinematográfica que combina música, elementos cênicos e projeções em LED, conduzindo o público por diferentes eras da artista. No palco, surgem as múltiplas “Anas” que marcaram sua trajetória, da intérprete potente à compositora sensível.

A turnê, que tem datas esgotadas em várias capitais, chega a Goiânia com o impacto de Ana Carolina na música brasileira. Ao longo da carreira, a artista lançou 13 álbuns e 8 DVDs, acumula milhões de discos vendidos, prêmios nacionais e indicações ao Grammy Latino. Canções como “Garganta”, “Quem de Nós Dois”, “Pra Rua Me Levar”, “Rosas” e tantas outras fazem parte da memória afetiva do público.

Os ingressos e informações completas sobre o espetáculo estarão disponíveis no site oficial da artista (www.ana-carolina.com ).

Serviço: Ana Carolina faz show em Goiânia
Quando: 14 de março de 2026
Ingressos em : www.ana-carolina.com
@arenamultiplace

TARG COMUNICAÇÃO 

CONTINUE LENDO

Arte

“Agora É Que São Elas!”

Publicado

on

Montagem dirigida por Fábio Porchat reúne nove esquetes cômicas que misturam textos inéditos e roteiros escritos há 20 anos, nos dias 6 e 7 de dezembro, no Teatro Goiânia. Os ingressos já estão disponíveis no site Ingresso Digital

Nos dias 6, às 19h e 7 de dezembro, às 18h, o palco do Teatro Goiânia recebe a comédia “Agora É Que São Elas!”, protagonizada por Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco. Em cena, as atrizes se transformam em vinte personagens, entre femininos e masculinos, que conduzem nove esquetes escritos e dirigidos por Fábio Porchat.

A montagem se destaca pelo humor de identificação, que traz situações cotidianas e personagens reconhecíveis, sempre com espaço para improvisação. Cada apresentação se torna única, já que as cenas podem ganhar novas nuances a cada noite.

Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Digital (https://www.ingressodigital.com/), com valores entre R$ a R$ , de acordo com o setor escolhido na plateia e o tipo de ingresso (inteira, social ou meia). Também está disponível a opção de ingresso social, que garante desconto para todos que levarem 1 kg de alimento  não perecível, que deverá ser entregue na portaria do evento, junto à validação do ingresso.

Para compor o espetáculo, Porchat reuniu textos inéditos e outros que remontam aos anos de 2004 e 2005, período em que era estudante da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Algumas das histórias foram originalmente encenadas ao lado do colega e amigo Paulo Gustavo.

“Foi muito lindo revisitar esses textos escritos há 20 anos, que eu fiz na escola pro meu colega Paulo Gustavo. E foi bom ver que esse material ainda é atual, funciona e é engraçado. Se estivermos conectados ao que acontece ao nosso redor, vamos entender o Brasil, os costumes e as pessoas que estão à nossa volta”, conta o diretor.

Entre os destaques está “Superstição”, que mostra o reencontro de duas amigas com visões opostas sobre crenças populares: uma devota de todos os rituais e outra totalmente cética. Já em “Selfie”, uma fã (Priscila) aborda uma atriz famosa (Maria Clara) em um restaurante, mas, ao tentar registrar a foto, começa a apontar defeitos na artista que admira. O esquete mais recente, “Meu bebê”, traz Júlia e Priscila como um casal que compara seu filho de oito meses com os das amigas, em uma competição implícita pelo título de criança mais inteligente.

Com diálogos afiados e situações que refletem a vida real, “Agora É Que São Elas!” oferece ao público goiano duas noites de humor inteligente, capaz de arrancar risadas ao mesmo tempo em que expõe fragilidades e manias tão humanas quanto atuais.

SERVIÇO

Agora É Que São Elas – Goiânia

Data: 6 e 7 de dezembro

Horário: 18h e 19h

Local: Teatro Goiânia (R. 23, 252 – St. Central, Goiânia)

Ingressos: https://www.ingressodigital.com/evento/17837,17838/agora-e-que-sao-elas

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

CONTINUE LENDO

Cultura

Prêmio Atitude Ambiental 2025.

Publicado

on

As escolas EM José Carlos Buzinaro, EE Armando
Belegarde e EM Prof. Cristina dos Santos foram premiadas.

O Prêmio Atitude Ambiental, promovido anualmente pela Sobloco Construtora junto às escolas públicas e privadas de Bertioga, no Litoral Norte paulista, anunciou na ultima quinta feira, os vencedores da sua 33ª edição. As escolas EM José Carlos Buzinaro, EE Armando Belegarde e EM Prof. Cristina dos Santos, apresentaram os trabalhos com maior pontuação sobre o tema “‘Minha escola sustentável’.
 

“A ideia, este ano, foi que a comunidade escolar criasse seus próprios projetos para tornar as escolas mais sustentáveis. Atitudes simples, como diminuir o consumo, reuso de água, coleta seletiva, compostagem, consumo consciente, e outros, são pequenas ações que podem gerar grandes resultados, não só práticos, mas principalmente na consciência ambiental dos alunos”, reflete Beatriz Almeida, diretora adjunta de marketing da Sobloco Construtora, empresa responsável pelo Prêmio.

Alunos da escola EE Armando
Belegarde, vencedora do Prêmio Atitude Ambiental.

“Celebramos o desenvolvimento dos estudantes que saem dessa experiência educativa mais reflexivos sobre a relação do homem com a natureza, valorizando a consciência de coletividade, senso cívico e, principalmente, o olhar para a preservação da natureza”, destaca Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila de Educação ambiental.
 

A cerimônia de divulgação aconteceu no Pavilhão de Exposições da Riviera de São Lourenço, com a presença de educadores, alunos e representantes das escolas participantes, do Secretário de Educação do município Rubens Mandetta, da vice prefeita Lucilia Goulart, autoridades municipais, além da equipe da Sobloco responsável pelo Programa.
 

A comissão julgadora ficou encantada com a excelência dos projetos participantes da edição, reconhecendo o empenho de todas as escolas participantes, Para o secretário de educação do município, Rubens Mandetta, o Programa Clorofila é grande parceiro da cidade. “É gratificante ver os alunos envolvidos, criando uma consciência de preservação em nosso município que é muito rico ambientalmente”.

Apresentação dos alunos da escola Cristina dos Santos, vencedora do Prêmio Atitude Ambiental

A 33ª edição do Prêmio Atitude Ambiental, um dos concursos sobre educação ambiental mais antigos do Brasil, avaliou este ano 12 escolas, sendo elas: EM Genésio Sebastião dos Santos; EMEIF Boracéia; EM Hilda Strenger Ribeiro; EM Caminhos do Bem; EM José Carlos Buzinaro; EM Professora Cristina dos Santos; EM Giusfredo Santini; EE Jardim Vicente de Carvalho; Colégio Objetivo; EE Maria Celeste Pereira Leite; EE Armando Belegarde; e EEI Txeru ba e kua i.
 

O prêmio realiza-se no âmbito do Programa Clorofila de Educação Ambiental, mantido pela Sobloco, que inclui ainda outras frentes de trabalho como a produção e manejo de hortas nas escolas, feiras de meio ambiente e a implantação de uma Agenda 21 nas escolas.
 

O Programa Clorofila conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo uma educadora ambiental e uma engenheira agrônoma, impulsionando a formação de embaixadores ambientais na região. A premiação foi revelada na presença dos competidores, visando atender às demandas e necessidades das escolas proponentes.


Programa Clorofila
 

Em sua trajetória, o Programa Clorofila de Educação Ambiental criou ampla rede para formação e integração com professores, educadores ambientais e diretores, destinada à conscientização ecológica e desenvolvimento de uma cultura de preservação da natureza nas crianças e jovens. A proposta é que o professor seja o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público-alvo das atividades. O programa já contemplou diretamente mais de 20 mil alunos, de 25 escolas, dentre estaduais, municipais e privadas.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias