Connect with us

Notícias

Empreendedorismo feminino transforma vidas e relações sociais

Publicado

on

Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras e número tende a crescer. Conheça exemplos de mulheres que se desenvolveram por meio do empreendedorismo em feiras e espaço que estimula o desenvolvimento destes negócios

Maiane da Silva  Brito é psicóloga por formação e atuou em sua área por muito tempo em seu Estado de origem, o Acre. Ela se mudou para Goiás no ano de 2019 para ficar mais próxima de sua família que já morava aqui e se inscreveu para trabalhar no Hospital de Doenças Tropicais, o HDT, de Goiânia. Em 2021 ela engravidou de sua filha Catarina, hoje com três anos. “Quando engravidei fui afastada do trabalho por conta de ser um lugar de alto risco de contaminação por doenças e, apesar de ter recebido meu salário normalmente, não gostei de ficar em casa parada; então comecei a pensar em algo para me movimentar mais e ter uma renda extra. Logo que voltei da licença maternidade fui demitida e aí me dediquei totalmente ao projeto de empreendedorismo. Eu decidi vender T-shirts em feiras e foi um grande sucesso”, conta ela. 

Atualmente ela expõe em diversas feiras em Goiânia e às quartas-feiras ela leva sua banca para o Jardim Goiás Mall, situado no bairro Jardim Goiás, em Goiânia, onde tem um espaço de incentivo na Feira das Mães e Mulheres Empreendedoras de Goiânia. “É um espaço acolhedor, com uma boa infraestrutura e que nos dá segurança para poder trabalhar, quando eu preciso levo minha filha e sinto que está tudo bem”, destaca ela.  O empreendedorismo foi essencial na vida da Maiane no período pós maternidade, possibilitando a ela cuidar da filha, trabalhar com horários flexíveis e ter uma importante renda nesta fase de sua vida, que somou em muito na composição da renda familiar. Hoje a psicóloga e empreendedora conta que já pensa em buscar uma nova oportunidade na área da psicologia, porém de nenhuma forma vai abandonar o seu negócio de vendas de camisetas na feira. 

O exemplo de Maiane reflete o de mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras, conforme  aponta o  relatório técnico do Sebrae sobre o Empreendedorismo Feminino divulgado em março de 2024. Outra pesquisa realizada pelo Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), feita junto a pessoas que têm a intenção de empreender no espaço de três anos, mostrou o aumento no interesse do público feminino em empreender. Atualmente, as mulheres respondem por 54,6% do empreendedorismo potencial, invertendo a posição registrada em 2022, quando a representação masculina respondeu com 55% de participação.  

Os desafios para as mulheres no mercado de trabalho são muitos, uma vez que ainda ficam com a maior parcela de responsabilidade no cuidado com a casa e na criação dos filhos. O empreendedorismo é um caminho para a transformação de vidas e famílias, pois com autonomia financeira  mulheres e mães conseguem segurança para tomar o protagonismo de suas famílias, muitas vezes saindo de situações de grande vulnerabilidade, misoginia e até de violência doméstica ou psicológica. 

Por isso mesmo, a bacharel em direito, empreendedora e organizadora da Feira das Mães e Mulheres Empreendedoras, Karem Souza, conta que criou a iniciativa com o objetivo de valorizar o trabalho de mães, mulheres empreendedoras e também famílias empreendedoras. A própria Karem viu na ideia de promover negócios de mães e mulheres um meio para desenvolver sua própria atividade, tendo se especializado agora em toda a parte burocrática, jurídica e organizacional de abertura de feiras.  

Outro exemplo de empreendedora que encontrou na Feira uma oportunidade para melhorar sua renda é o da professora Gleicilene de Oliveira Alves, de 38 anos. Ela conta que já trabalha com feiras há dois anos, onde comercializa produtos de bem-estar,  como óleos essenciais. E no início desta jornada já conheceu a Feira das Mães e Mulheres Empreendedoras e se tornou uma participante assídua, o que lhe ajuda com o propósito de crescer na carreira como consultora de bem-estar. “Decidi iniciar a atividade em feiras para captar clientes, ter visibilidade e expandir meu negócio. Com a Feira das Mulheres Empreendedoras consigo manter contato com o público que desejo para crescer nessa carreira e ainda levar mais saúde e qualidade de vida para as pessoas”, destaca ela. 

Conheça a Feira das Mães e Mulheres Empreendedoras de Goiânia

Segundo a coordenadora e fundadora da Feira, que acontece desde novembro de 2021, o espaço busca a oportunidade de mostrar o talento e a experiência dos expositores, promovendo a ampliação da rede de contato das empreendedoras participantes e estimulando a movimentação da economia na cidade e no Estado. Atualmente está acontecendo  às quartas-feiras, das 17 às 22 horas, na área externa do Jardim Goiás Mall, que fica situado na Avenida E,  do bairro Jardim Goiás, com entrada franca.

No local com foco na diversidade, são cerca de 30  expositores que oferecem produtos e serviços diversos, incluindo  artesanatos, moda e  gastronomia. “Temos moda feminina, moda para dormir, moda para casa; além de uma ampla área alimentícia, com  o famoso espetinho, pastel, yakissoba, sanduíche, macarrão, caldo e outros. Buscamos sempre oferecer um show ao vivo, com música para estimular este ambiente familiar, onde o cliente pode comprar, comer um petisco e pode também visitar o shopping”, destaca a coordenadora da Feira,  Karem Souza. 

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Havan Goiânia.

Publicado

on

Em passagem por Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan, o empresário Luciano Hang escolheu o Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia para sua hospedagem.

Recebido pela gerente Marília Oliveira, Hang destacou a importância da chegada da rede à capital goiana, reforçando o papel da empresa na geração de empregos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Notícias

Havan 188ª Loja.

Publicado

on

O megaempresário Luciano Hang esteve em Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan no Brasil. Durante a visita à capital goiana, Hang ficou hospedado no Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia, onde foi recepcionado pelo superintendente Márcio Lopes.

Na ocasião, ambos destacaram a importância da chegada da Havan a Goiânia, ressaltando o impacto positivo na geração de empregos, no aumento da arrecadação de impostos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias