Desenvolvida por meio de pesquisas, vivências e fruição dos bens culturais mais originários praticados pelo povo brasileiro, a FESTA ENCANTOS DO POVO constitui uma ação voltada à educação patrimonial. Trata-se assim de uma experiência na qual crianças e professores se inserem através da vivência concreta, um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de nossas heranças, nossa identidade.
O patrimônio cultural não se caracteriza apenas por um conjunto selecionado de objetos históricos, monumentos e centros históricos, mas é composto também dos saberes populares, artesanatos, crenças, tradições, processos de trabalho, relações sociais, familiares e com o meio ambiente, formas de organização econômica, política e tecnológica e, ainda, todos os aspectos que a cultura viva da população pode assumir e criar… São documentos e fotografias guardados nos armários, receitas herdadas de avós, formas de plantio, cultivo e colheita, utilização de plantas, danças, músicas e brincadeiras de crianças, expressões artísticas e dizeres populares.
Portanto, a FESTA ENCANTOS DO POVO configura-se como experiência estética que tenta compreender e dar novos sentidos àquilo que outros seres humanos criaram em outras épocas e lugares, que nos aproximam da essência da humanidade, a criação, ultrapassando as barreiras do tempo e do espaço. Transpondo os limites dos espaços e territorialidades que delimitam as regiões do Brasil, nos embrenhamos pelas veredas culturais das diferentes paisagens nacionais para trazer personagens folclóricas, cantos, cantigas, loas e entoadas, sonoridades que pulsam em tambores, movimentos e danças, as cores, feitos e encenações próprias da cultura popular, enfim, manifestações que dão vida às comunidades do nosso país.
Escola Vila Lume Educação Infantil e Ensino Fundamental. Projeto humanista, autoral, criativo, sensível e sustentável.
Vila Lume fica na Rua T29 Nº 1.600, no Setor Bueno
No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.
“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.
A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.
A prática esportiva, tão essencial à saúde, ganha um sentido ainda mais amplo com a solidariedade. Para promover a junção das boas iniciativas a Euro Incorporações junto com a Flex Academia irão promover um aulão de spinning com o objetivo de arrecadar fundos para compra de ovos de Páscoa que serão doados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Euro vai presentear os participantes com uma camiseta do projeto Giro Solidário e a Flex sediará as aulas neste sábado, 05 de abril, em três horários distintos na academia Flex do Alphaville, sendo às 09h, às 10h e às 11 horas. Podem participar alunos de qualquer uma das três unidades da academia Flex em Goiânia.
Para aproveitar a aula especial, os alunos devem fazer uma inscrição social e contribuir com uma taxa no valor de R$ 50,00. Todo valor arrecadado será revertido para a compra dos ovos de Páscoa, que vão alegrar a data comemorativa das crianças com idades de 01 a 18 anos, participantes do Projeto Ressignificar. O projeto oferece apoio educacional, esportivo e social para famílias em situação de vulnerabilidade, que moram no setor Terra do Sol, região do bairro Continental, localizado atrás da unidade prisional de Aparecida de Goiânia.