“Amorfo” é criado e protagonizado por Gustavo Silvestre. As apresentações serão nos dias 10, 11 e 12 de novembro, com entrada gratuita.
Acordar e não reconhecer mais seu próprio corpo, perder sua mobilidade, sua comunicação, se reorganizar, se adaptar, se metamorfosear. Um ser à mercê de seu próprio tempo, espaço e escolhas. A opressão pelas estruturas, arquétipos e símbolos do poder ao se deparar com seus sonhos, desejos e medos. Este é “Amorfo”, espetáculo do artista multilinguagens Gustavo Silvestre que, após uma temporada pela Europa, estreia seu novo trabalho em Goiânia.
No dia 10 de novembro o espetáculo “Amorfo” será apresentado no Teatro Goiânia Ouro, às 19 horas, exclusivamente para alunos de escolas públicas. Nos dias 11 e 12 de novembro as apresentações serão às 20 horas, aberta a todos os públicos. A entrada é franca com retirada de ingressos no local.
A obra é uma coprodução Brasil-Portugal e foi desenvolvida nos meses setembro e outubro de 2022 na cidade portuguesa de Braga numa parceria de Gustavo Silvestre com o diretor teatral João Bosco Amaral. A montagem é apresentada pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e conta com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia e o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.
O espetáculo tem como inspiração a obra A Metamorfose, de Franz Kafka, um desejo antigo de Gustavo Silvestre e João Bosco Amaral em explorar o universo kafkiano.
“Há muito tempo esse texto tem uma forte influência sobre mim, pois considero ele atemporal. Falar sobre um processo de metamorfosear é falar sobre o humano, todos nós passamos por isso em fases diferentes da vida e ainda vamos passar, será difícil uma pessoa não se identificar em alguma das fases de transição”, afirma Silvestre. Além de Kafka, “Amorfo”, dentre outras referências e inspirações, também se utilizou da dança japonesa butoh de Kazuo Ohno.
Gustavo Silvestre acrescenta que “o espetáculo fala sobre um processo de transformação, e nem sempre é simples e fácil, entre a angústia e a libertação podem haver várias fases e etapas importantes, e cada pessoa na plateia poderá se identificar com momentos diferentes. Em resumo, é sobre a condição humana, consciente ou não, estamos em um processo de metamorfosear constante e ininterrupto”.
Com a escolha de fazer um trabalho híbrido, Gustavo Silvestre assume que o maior desafio é tentar equilibrar todos os elementos e linguagens na encenação. A escolha por um espetáculo híbrido vem de encontro a formação e experiências profissionais do artista que durante 15 anos de carreira transita entre o teatro, dança e o audiovisual.
SOBRE O ARTISTA
Gustavo Silvestre é um artista multilinguagens das áreas de teatro, dança e audiovisual. Graduado em Artes Cênicas e Cinema, atua na área de criação e direção de movimento a mais de 15 anos em algumas companhias de grande representatividade no cenário nacional, como Cia Mário Nascimento, Cia de Dança Palácio das Artes e Quasar Cia de Dança. Com uma carreira internacional, tem participado de importantes festivais, como o ‘international dance film Bruxells’ na exibição de seu último filme e a pré-estreia de seu novo espetáculo AMORFO em Braga/Portugal.
FICHA TÉCNICA
Criação e Atuação: Gustavo Silvestre. Encenação: João Bosco Amaral. Direção de Fotografia: Larry Machado. Trilha Sonora Original: Rodrigo Flamarion. Figurino: Cláudio Livas. Maquiagem: Izabelle Eleonora. Comunicação: Bricolagem Produções. Foto de Divulgação: Rubens Neto. Assistentes de Filmagem: Foquista – Bruna Chamelet. Direção – Elayne Sant. Elétrica – Wesley Rezende. Produção Local: Vera Bicalho. Produção Executiva: Gustavo Silvestre.
SERVIÇO
AMORFO
Datas e Horários:
10/11/2022 – 19 horas
11/11/2022 – 20 horas
12/11/2022 – 20 horas
Local: Teatro Goiânia Ouro – Rua 3, número 1016, Centro, Goiânia/GO
Classificação: 14 anos
Ingressos: Entrada Franca com retirada de ingressos no local.
Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas
O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.
Moara Couto
Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:
Thaise Monteiro
Karla Mendes
Anna Behatriz Azevedo
Alinne Vieira
Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:
Lady Cali
Alidi
B Flora
Aduli
Isadora Pinheiro
As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.
Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.
O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.
No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.
“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.
A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.