Acontece dia 14/12 em São Simão (GO) com exibição gratuita de filmes de animação e leitura de poesias
Iniciativa encerra a 6ª edição do Ilha da Imaginação, programa realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio da SPIC Brasil, realização do Instituto Maker, da AKM Performma e do Governo Federal – União e Reconstrução, que irá apresentar Leitura de poesias e Animações produzidas pelos estudantes no ano de 2024
Dia 14 de dezembro será o encerramento da 6ª edição do projeto Ilha da Imaginação, que busca capacitar para a leitura e produção audiovisual por meio de cursos, oficinas e produção de filmes de animação. Na data, às 17h30, 18h30 e 19h30 celebraremos os resultados do ano com a exibição dos filmes de Animação produzidos pelos alunos e Leitura encenada de poesias na sede da escola do projeto, em São Simão (GO). O evento é conhecido como IMAGILHA.
O IMAGILHA acontecerá em três sessões gratuitas para todos os moradores da cidade e região. A programação contará com a exibição dos curtas de Animação, resultado dos trabalhos realizados durante o ano letivo pelos alunos das turmas do Avançado, 3D e Capacitação para Monitoria. Na sessão das 17h30 e 18h30 haverá também a leitura de poesias pelos alunos do curso de Formação. Para garantir a diversão e o clima de cinema serão distribuídas pipoca salgada e doce em todos os horários.
A capacidade para cada sessão é limitada a 80 pessoas. Por isso, os interessados devem retirar seus ingressos gratuitos com antecedência na administração da instituição, a partir do dia 9 de dezembro.
A gestora de projetos culturais do Instituto Maker, Danielle Cabral, destaca a importância do projeto e do evento: “Estamos muito felizes com os resultados alcançados nesta edição e com a transformação e qualificação de centenas de alunos da escola fixa proporcionadas pelo programa por meio da capacitação técnica para produção de filmes de Animação em 2D e 3D, contribuição significativa para melhorar, despertar e criar o interesse pela leitura, pelo aprimoramento das capacidades de comunicação, socialização e expressão exercitados no curso de Teatro, pela disciplina e persistência dessas crianças e adolescentes que comemoram e apresentam suas conquistas neste evento final com todo protagonismo que lhes é devido, em conjunto com toda a equipe que faz esse programa acontecer. Acreditamos que educar para a arte tem o imenso poder de transformar, tornando possível que cada participante seja capaz de construir a sua própria história”. Afirma.
O projeto Ilha da Imaginação busca impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes de escolas públicas por meio do desenvolvimento da leitura e da animação. Neste ano 130 crianças de escolas públicas de São Simão participaram das atividades de leitura, teatro e produção audiovisual no contraturno escolar. No Espaço Ilha da Imaginação, durante nove meses de aula, os alunos tiveram aulas práticas e teóricas nos cursos de Formação e Avançado de Animação 2D, curso de 3D, Capacitação para Monitoria, Teatro, Leitura e oficinas de Leitura e Animação em Stop Motion, entre outros. Além das Oficinas Itinerantes que beneficiaram mais de 10 mil alunos de escolas públicas de Minas Gerais e Goiás.
O programa é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Serviço: Data: Sábado, dia 14 de dezembro de 2024 Local: Escola Ilha da Imaginação, Rua 19, esquina com a Rua 14, número 49, no Setor Popular, São Simão/GO Sessões: 17h30, 18h30, 19h30 Ingressos: Distribuição gratuita a partir de 09/12 na administração da Escola Informações: 64 99662 0437 (WhatsApp)
Sobre Ilha da Imaginação Incentivo à leitura e à produção audiovisual, estímulo à imaginação das crianças, a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade e capacitação são os pilares do programa Ilha da Imaginação, que hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região. O programa, que acontece gratuitamente desde 2019, já beneficiou cerca de 60 mil crianças e jovens de 8 a 18 anos em mais de 120 escolas públicas da região. O foco é capacitar para a leitura e produção audiovisual com cursos, oficinas e produção de filmes de animação. O programa já distribuiu mais de 60 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes. O Ilha da imaginação é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil e realização do Instituto Maker, AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O projeto possui gestão da goiana Danielle Cabral.
A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.
Nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e o Aparecida Shopping e o cartório Bruno Quintiliano, proporcionarão momentos para conscientizar a população sobre esse universo
Nesta quarta-feira (2), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Durante essa semana em Aparecida de Goiânia acontecerão ações voltadas para indivíduos com Autismo e para suas famílias que vivem essa realidade.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Assistência Social e com o apoio do Aparecida Shopping, realizam uma ação na Praça da Família, das 8h às 11h, no dia (02/04). A programação contará com stands com orientações socioassistenciais e de saúde, além do ônibus do CADúnico, já às 09h30 a caminhada em frente ao Aparecida Shopping e às 11h a inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
Indo para dentro do centro de compras acontecerá às 11h30 a inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping, que é uma brinquedoteca com acessibilidade e inclusão para crianças com TEA. Lugar que terá atendimento para mães e pais fazerem o cartão de vaga TEA, na ocasião conta com o apoio da SMTA para fazer ou solicitar o cartão de acesso às vagas de estacionamento.
E para finalizar o dia repleto de ações voltadas para o Autismo teremos às 19h uma sessão solene na Câmara Municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa e o Aparecida Shopping será homenageado, na ocasião representada por Karoline Albernaz.
Mais do que um centro de compras, o Aparecida Shopping se orgulha de ser um shopping inclusivo, comprometido com o bem-estar do aparecidense e com o apoio a causas sociais. Ao longo do ano, promovemos eventos que reforçam valores como acessibilidade, diversidade e solidariedade, impactando positivamente nossos visitantes e parceiros. Localizado no coração de Aparecida de Goiânia, o Aparecida Shopping é o ponto de encontro onde negócios crescem, pessoas se conectam e experiências acontecem!
O Cartório Bruno Quintiliano também faz questão de participar de ações envolvendo os autistas e seus familiares e irá realizar nesta quarta-feira, uma palestra para os colaboradores, com o tema “Neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial”.
Já do dia 3 a 30 de abril, promove o cadastro para confecção do crachá de identificação de pais e mães atípicas, que vai acompanhado de um cordão. Na sexta-feira (4), uma equipe do tabelionato de notas fará a entrega de pulseiras de identificação para as crianças na Clínica Teia Agir. O Cartório conhecido por promover a inclusão, é pioneiro no atendimento preferencial para os pais, além de ser um local que também oferta vagas de estacionamento exclusivas para autistas.
Como perceber o autismo?
Tendo em vista que sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.
Programação:
02/04 – Quarta-feira (08h ÀS 11H) na Praça da Família
* Stands com Orientações Socioassistenciais e de Saúde na praça da família
* Ônibus do CAD único
* Às 09h30 Caminhada em frente ao Aparecida Shopping
* 11h Inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
* 11h30 Inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping com atendimento para mães fazer cartão de vaga TEA
* 19h Sessão solene na Câmara municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa (Aparecida Shopping será homenageado através da Karoline Albernaz)
02/04 – os colaboradores receberão uma palestra com uma psicóloga com o tema: “neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial.”
Dia 03/04 à 30/04 – todos os pais e mães atípicos receberão um cartão de identificação.
Dia 04/04 – O Dr Bruno e o Dr Weider, irá presentear as crianças da clínica Teia Agir, com uma pulseira personalizada de silicone.
Eliana (Direita) com a mãe Neide da Silva, o filho José Neto e o pai José Noé da Silva
A empresária Eliana Turchetti ( rosa) e sua família estiveram na coordenação da tradicional Festa de São Sebastião, realizada na Chácara Santa Cruz, na cidade de Abadia de Goiás. Há anos, Eliana se dedica a ações sociais e culturais e ressalta que celebrações como essa unem gerações, fortalecem a fé e relembram o valor da solidariedade e da tradição.
Segue algumas imagens do evento
Eliana (Direita) recebeu a irmã Marcia e as amigas Daniele e Fabyele na festa de São Sebastião
A irmã Márcia e com os gemêos do sertanejo Kelvem e Yuri e o filho Marco Aurélio