Connect with us

Negocios

Familiar

Publicado

on

Mesmo com desinteresse dos mais jovens em assumir fazendas, advogado dá dicas de como manter o negócio na família

Levantamento feito pela Fundação Dom Cabral aponta que só 16% dos empreendimentos rurais no país são geridos pela terceira geração e apenas 1% pela quarta

“Se não quiser segurar o lápis, vai segurar o cabo da enxada”. Quem está hoje na casa dos 40, 50 e 60 anos de idade, já ouviu muitas vezes dos pais e avós frases como essa, ditas com o intuito de alertar para a importância dos estudos. Se por um lado essas expressões revelavam a boa intenção de incentivar a formação acadêmica, por outro elas ajudaram a reforçar uma imagem negativa do campo, que hoje enfrenta o desinteresse das novas gerações. 

Um levantamento de 2021 feito pela Fundação Dom Cabral aponta que 41% dos empreendimentos rurais no país são geridos pelos seus fundadores e outros 41% pela segunda geração. Mas à medida que a geração avança, o percentual é bem menor, sendo que apenas 16% são geridos pela terceira geração e só 1% pela quarta. Dados da última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) apontam que o desinteresse pelas ocupações do campo também tem aumentado, uma vez que a participação dos trabalhadores com até 29 anos no agronegócio caiu 13% em 12 anos.

Especialista em direito empresarial, agrário e imobiliário, o advogado Fabricio Cândido Gomes de Souza revela que é relativamente grande o número de empresários do agronegócio, que chegam ao seu escritório relatando sobre o desinteresse dos filhos e netos em assumir a fazenda da família.

“Apesar de estarmos em um País e Estado de economia agro, é recorrente recebermos este perfil de clientes aqui no escritório. Nem todos os sucessores aprenderam a ter apego à terra, especialmente aqueles que foram para os grandes centros urbanos para estudar e conheceram outras atividades e profissões”, diz ele, que é CEO do escritório Celso Cândido de Souza Advogados.

Uma orientação mercadológica dada por Fabrício Cândido é, nestas situações, preparar a propriedade para receber modalidades de negócio que não precisam de gestão direta dos herdeiros, como por exemplo, arrendamento, aluguel de pasto, entre outras. “Com isso, acaba sendo mais fácil para os herdeiros manter a propriedade da família”, sugere.


Holding familiar

Conforme o especialista, o instrumento jurídico muito utilizado nesse tipo de situação é a criação de uma holding familiar, para ser a controladora da propriedade. “Nesse tipo de contratado, os herdeiros são os sócios e o gerenciamento pode ser feito por um deles ou até mesmo por um gestor profissional que é contratado. Por meio deste instrumento é possível também limitar o tempo mínimo para se vender o bem e torná-lo incomunicável em caso de matrimônios dos herdeiros”, explica o advogado

Fabrício observa que desfazer da propriedade rural, mesmo que os herdeiros não demonstrem interesse em assumi-la, deve ser a última alternativa. “Nessa situação, a depreciação do patrimônio montado pela família é certa, e acaba sendo muito doloroso aos fundadores do negócio, ver o que ele construiu uma vida inteira e que foi o sustento da família por décadas ser dilapidado”, afirma.

Sobre o Escritório Celso Cândido de Souza Advogados

Completando 50 anos de história em 2024, o escritório Celso Cândido de Souza Advogados calcula ter defendido mais de 10 mil processos ao longo de cinco décadas de atuação, e nas mais diversas áreas do Direito, o que inclui: civil, empresarial, trabalhista, previdenciário, ambiental, família, propriedade intelectual, imobiliário, consumidor, internacional, agrário e tributário. Fundado pelos advogados Celso Cândido de Souza e Sérgia Gomes de Souza, em Anápolis-GO, o escritório acompanhou o desenvolvimento industrial da cidade e expandiu-se para todo Brasil. Atualmente, conta atualmente com 14 advogados que atuam em processos que correm em todo o território brasileiro. Além da matriz em Anápolis, a empresa possui bases em Luiz Eduardo Magalhães (BA), Palmas (TO) e Porto Velho (RO).

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negocios

Pet Play & Spa inaugura nova unidade no Alphaville Flamboyant

Publicado

on

Banho com Cromoterapia, Música clássica para aconchegar pets e Consultório Vet estão entre as novidades da nova Pet Play

A Pet Play & Spa, referência em bem-estar e cuidado animal, inaugurou neste mês de novembro a nova unidade no Alphaville Flamboyant, que traz uma experiência completa e diferenciada para pets e tutores. Com uma área de 230m² – o dobro da unidade anterior –, o novo espaço oferece serviços inovadores e exclusivos para o mercado pet. 

A nova Pet Play & Spa apresenta o Centro de Estética Premium Care, focado no bem-estar animal. Os espaços de banho, secagem e tosa são separados, mas integrados, o que vai proporcionar um ambiente tranquilo e confortável para os pets. Além disso, a nova unidade vai contar com o manejo low stress, cromoterapia e música clássica em todos os ambientes – que ajudam a promover uma experiência positiva durante o banho alivando a ansiedade e o medo.

 Além disso, para quem desejar acompanhar todo o processo de banho e tosa de perto, a unidade contará com as paredes de vidro que gera mais confiança aos tutores e pais de pets. A nova Pet Play ainda vai oferecer os serviços de DayCare e Dog Hotel, para receber cães de porte mini e pequeno (até 10 kg), com atividades supervisionadas por monitores, além de ser monitorado 24 horas por câmeras. 

Para garantir a saúde dos pets, a nova unidade terá um consultório veterinário espaçoso com excelentes Médicos Veterinários. O atendimento será carinhoso, e os pets receberão até um certificado de coragem após a vacinação. Outro serviço é o Táxi Dog Humanizado, que busca e entrega os pets em segurança, com cintos de segurança adaptados ou cadeirinhas de transporte. 

Sobre a Pet Play & SPA

O Pet Play & Spa surgiu como uma extensão da Clínica Veterinária Bicho de Estimação, referência em Goiânia há 32 anos. A primeira unidade do Pet Play & Spa funcionou por cinco anos no Shopping Flamboyant, e agora a marca pretende expandir operações para o Alphaville Flamboyant, com planos de expansão para outras regiões de Goiânia nos próximos dois anos. 

Serviço: Inauguração Pet Play & SPA 

Onde: Av. Ayrton Senna, 03 – Res. Alphaville Flamboyant, Goiânia – GO, 74884-661@meupetplay

 Fotos: Divulgação —

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

CONTINUE LENDO

Negocios

Um residencial para o corredor da saúde e de negócios de Goiânia

Publicado

on

O gerente comercial e de marketing da GPL Incorporadora, Eloy Pinheiro (à esq.), e os sócios-diretores Guilherme Pinheiro Lima e Ricardo Reis, receberam quase dois mil corretores de imóveis para o summeeting do lançamento da marca no Setor Aeroporto, o Hello Vision. A 300 metros do Centro de Convenções de Goiânia, onde foi realizado o evento, e ao lado do maior corredor da saúde da capital, a Avenida República do Líbano, o empreendimento será uma torre disruptiva em formato de cascata, e aposta nas metragens de studios com terraço ou varanda, voltados tanto para quem deseja morar ou investir.

CONTINUE LENDO

Negocios

Jardim dos Pássaros

Publicado

on

O CEO e sócio da Urbaniza.Br Rodrigo Lima recebe corretores de imóveis parceiros no Cineflix do Aparecida Shopping para apresentar o Jardim dos Pássaros, bairro planejado na região do Jardim Dom Bosco, em Aparecida de Goiânia. O novo loteamento, que fica numa região de grande desenvolvimento, será entregue com lotes urbanizados, equipamentos de lazer e uma extensa área verde.  O projeto tem a parceria da Trinus.Co.

Raquel Pinho

Comunicacaosemfronteiras.com

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias