Connect with us

Eventos

Fórum Goiânia Resiliente reuniu autoridades relevantes

Publicado

on

No auditório do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG), para debater os desafios das mudanças climáticas nas cidades e estratégias para seu enfrentamento. O projeto é realizado pelo Idesa, Instituto de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, e pelo Instituto Iandé Verdade, com apoio da Prefeitura de Goiânia, da UFG e da Fundação Oswaldo Cruz. Confira mais sobre o evento:

Márcia Pires e Cíntia Soares, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Professor Gabriel de Paula, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, e Márcio Barbosa, secretário da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Márcio Barbosa e Luisa Catarina, da Secretaria da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Rosana Cerosino, Isabela Martins, Lorena Covem e Tatiane Lemes, do Projeto Fiocruz Cerrados.

Pedro Novaes, um dos coordenadores do projeto Goiânia Resiliente, Rosana Cerosino, Isabela Martins, Lorena Covem e Tatiane Lemes, do Projeto Fiocruz Cerrados.

Luciano Paez, secretário de Mudança do Clima de Niterói, apresentou um painel sobre a Adaptação a Mudanças Climáticas, o Caso de Niterói-RJ no evento.

Gustavo Caetano, do Programa Urbano Macambira Anicuns e Gabriel Tenaglia da Agência Municipal do Meio Ambiente.

Thomaz Ramalho, um dos coordenadores e idealizadores do projeto Goiânia Resiliente, apresentou o relatório “Goiânia Resiliente: Mudanças Climáticas, Adaptação Urbana, Direitos Humanos” durante o Fórum.

A professora de climatologia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Gislaine Cristina Luiz, ministrou um painel sobre os Impactos das Mudanças Climáticas no Cerrado durante o evento.

Milvo Gabriel, da Gerência de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esteve presente no primeiro dia do Fórum.

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que compõe a equipe do MapBiomas Brasil, Eliana Lima, ministrou um painel sobre os Impactos das Mudanças Climáticas no Cerrado durante o evento.

A vereadora Sabrina Garcez, responsável pela emenda que viabilizou o projeto Goiânia Resiliente, esteve presente no evento representando a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.

O geógrafo e cientista ambiental Pedro Novaes, é um dos coordenadores e idealizador do projeto Goiânia Resiliente.

Luciano Paez, secretário de Mudança do Clima de Niterói-RJ, Pedro Novaes e Thomaz Ramalho, coordenadores e idealizadores do projeto Goiânia Resiliente.

Eliana Lima, da equipe do MapBiomas Brasil e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pedro Novaes, um dos coordenadores do projeto, e a professora de climatologia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Gislaine Cristina Luiza

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Evento

Publicado

on

A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.

CONTINUE LENDO

Eventos

Semana repleta de ações voltadas para autistas e seus familiares em Aparecida de Goiânia

Publicado

on

Nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e o Aparecida Shopping e o cartório Bruno Quintiliano, proporcionarão momentos para conscientizar a população sobre esse universo

Nesta quarta-feira (2), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Durante essa semana em Aparecida de Goiânia acontecerão ações voltadas para indivíduos com Autismo e para suas famílias que vivem essa realidade.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Assistência Social e com o apoio do Aparecida Shopping, realizam uma ação na Praça da Família, das 8h às 11h, no dia (02/04). A programação contará com stands com orientações socioassistenciais e de saúde, além do ônibus do CADúnico, já às 09h30 a caminhada em frente ao Aparecida Shopping e às 11h a inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município

Indo para dentro do centro de compras acontecerá às 11h30 a inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping, que é uma brinquedoteca com acessibilidade e inclusão para crianças com TEA. Lugar que terá atendimento para mães e pais fazerem o cartão de vaga TEA, na ocasião conta com o apoio da SMTA para fazer ou solicitar o cartão de acesso às vagas de estacionamento.

E para finalizar o dia repleto de ações voltadas para o Autismo teremos às 19h uma sessão solene na Câmara Municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa e o Aparecida Shopping será homenageado, na ocasião representada por Karoline Albernaz.

Mais do que um centro de compras, o Aparecida Shopping se orgulha de ser um shopping inclusivo, comprometido com o bem-estar do aparecidense e com o apoio a causas sociais. Ao longo do ano, promovemos eventos que reforçam valores como acessibilidade, diversidade e solidariedade, impactando positivamente nossos visitantes e parceiros. Localizado no coração de Aparecida de Goiânia, o Aparecida Shopping é o ponto de encontro onde negócios crescem, pessoas se conectam e experiências acontecem!

O Cartório Bruno Quintiliano também faz questão de participar de ações envolvendo os autistas e seus familiares e irá realizar nesta quarta-feira, uma palestra para os colaboradores, com o tema “Neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial”.

Já do dia 3 a 30 de abril, promove o cadastro para confecção do crachá de identificação de pais e mães atípicas, que vai acompanhado de um cordão. Na sexta-feira (4), uma equipe do tabelionato de notas fará a entrega de pulseiras de identificação para as crianças na Clínica Teia Agir. O Cartório conhecido por promover a inclusão, é pioneiro no atendimento preferencial para os pais, além de ser um local que também oferta vagas de estacionamento exclusivas para autistas.

Como perceber o autismo?

Tendo em vista que sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Programação:

02/04  – Quarta-feira (08h ÀS 11H) na Praça da Família

* Stands com Orientações Socioassistenciais e de Saúde na praça da família

* Ônibus do CAD único

* Às 09h30 Caminhada em frente ao Aparecida Shopping

* 11h Inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município

* 11h30 Inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping com atendimento para mães fazer cartão de vaga TEA

* 19h Sessão solene na Câmara municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa (Aparecida Shopping será homenageado através da Karoline Albernaz)

02/04 – os colaboradores receberão uma palestra com uma psicóloga com o tema: “neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial.”

Dia 03/04 à 30/04 – todos os pais e mães atípicos receberão um cartão de identificação.

Dia 04/04 – O Dr Bruno e o Dr Weider, irá presentear as crianças da clínica Teia Agir, com uma pulseira personalizada de silicone.

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

Registro Profissional nº GO 02807

CONTINUE LENDO

Eventos

Festa de São Sebastião

Publicado

on

Eliana (Direita) com a mãe Neide da Silva, o filho José Neto e o pai José Noé da Silva

A empresária Eliana Turchetti ( rosa) e sua família estiveram na coordenação da tradicional Festa de São Sebastião, realizada na Chácara Santa Cruz, na cidade de Abadia de Goiás. Há anos, Eliana se dedica a ações sociais e culturais e ressalta que celebrações como essa unem gerações, fortalecem a fé e relembram o valor da solidariedade e da tradição.

Segue algumas imagens do evento

Eliana (Direita) recebeu a irmã Marcia e as amigas Daniele e Fabyele na festa de São Sebastião

A irmã Márcia e com os gemêos do sertanejo Kelvem e Yuri e o filho Marco Aurélio

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias