Connect with us

Cultura

Governo de Goiás ajuda pequenos empresários e artistas no Caminho de Cora

Publicado

on

Cursos, consultorias, orientação e atendimento para artistas e trabalhadores da cultura, além de doação de livros, gravuras e kits de primeiros socorros, estão entre ações que tiveram início no sábado (14/08) e seguem até domingo (22/08), por sete municípios goianos

O Governo de Goiás, em ação conjunta entre as secretarias de Estado de Cultura e da Retomada, GoiásFomento, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), percorre municípios e povoados que fazem parte do Caminho de Cora para levar ajuda a pequenos empresários e artistas.

A iniciativa, que teve início no sábado (14/08), segue até domingo (22/08) em Corumbá, Cocalzinho, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaberaí e cidade de Goiás, em locais como escolas, fazendas, pousadas e comércio.

Entre as atividades realizadas estão serviços de atendimento, consultoria, cadastro e treinamento de artistas e trabalhadores da área de cultura sobre os novos editais da Lei Aldir Blanc, além de uma busca ativa de proponentes das regiões que queiram pleitear o recurso. Também são entregues materiais de divulgação sobre a poetisa Cora Coralina (gravuras emolduradas, livros e banners), e kits de primeiros socorros por onde os peregrinos passam.

Outra frente de atuação são os cursos de produção de laticínios, de horticultura com a formação de hortas comunitárias, e consultorias de empreendedorismo, gestão de negócios e linhas de crédito, promovidos pelo Sebrae e pela GoiásFomento aos comerciantes da região.

“São programas que fazem a diferença na vida do pequeno ou médio empresário que passou por dificuldade na pandemia e para os artistas também, principalmente por se tratar de uma região com grande número de artesãos e músicos”, ressalta o secretário de Cultura, César Moura.

 Rota

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha situada no Estado de Goiás. Ao longo de seus 300 km de extensão, ele conecta diferentes municípios e unidades de conservação. O percurso se inicia no leste goiano, em Corumbá de Goiás, e segue para a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Dourada, localizada na cidade de Goiás. A rota envolve outras localidades, como os municípios goianos de São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí, além de oito povoados.

As diferentes cidades que compõem o trajeto são dotadas de alto valor histórico e cultural, e representam pequenos polos gastronômicos, artísticos, de ecoturismo e lazer. O caminho era utilizado por bandeirantes em busca de riquezas durante o período colonial.

O nome da trilha é uma homenagem à Cora Coralina, nascida na antiga capital do Estado, onde viveu boa parte de sua vida. O percurso foi inaugurado em abril de 2018, e possui trechos das poesias da escritora gravados ao longo do caminho.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidade

Goiânia Cultural

Publicado

on

A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias