PELAS BANDAS DE BAILE: DOCUMENTÁRIO RESGATA
MOVIMENTO QUE AGITOU AS BALADAS EM GOIÁS
Marquinhos e seu Conjunto, Impactus, Hippies, Cordas e Metais, Les Mirrage, Ciclone, Marcantes, Embalo 7, Sons Astrais. Essas e outras dezenas de bandas, que embalaram as festas nos salões de clubes em todo o Estado estão no documentário “PELAS BANDAS DE BAILE – Memória do movimento que encanta multidões”, disponível no youtube.
A criação e produção do jornalista e pesquisador, Marcos Gomes, a narra a trajetória do movimento das bandas de baile, desde o final da década de 1960. “É uma emocionante viagem às décadas de 70, 80 e 90, quando tivemos em Goiás um forte movimento musical com dezenas de bandas de bailes, abrilhantando as festas e eventos em Goiânia e nas cidades do interior” – assim define “Pelas Bandas de Baile”, Marcos Gomes. O trabalho é fruto de vários meses de pesquisas. “Pude constatar que, anterior e paralelamente a MPB ao vivo nos bares, Goiânia teve também outro movimento musical muito expressivo, capitaneado pelas bandas de baile” – conta o autor. Daí ele resolveu produzir um novo documentário, abordando esse movimento.
Ele também é o autor de outros documentários de resgate da memória cultural musical goiana, como: Bons Tempos Goiânia, que narra o movimento da MPB ao vivo nos bares; O Criador do Cliff, um dos bares com música ao vivo mais badalados de Goiânia, nas décadas de 80 e 90 e, Noites Memoráveis da Música Goiana, acerca dos dois primeiros shows gravados ao vivo com cantores goianos, no final da década de 1990.
O documentário “Pelas Bandas de Baile”, de 35 minutos de duração, traz fotos, vídeos e depoimentos de alguns líderes de bandas que marcaram época em Goiás, tanto daquelas formadas na capital quanto os conjuntos de cidades do interior, como: Os Diagonais, Embalos 7 e Os Bárbaros, as três de Trindade; Marcantes, de Nova Veneza e a The Kingstone, de Aloândia. Das bandas que brilharam nas décadas de 80 e 90, apenas a Ciclone, fundada por Ringo e atualmente dirigida por ele, o músico Marron Fernandes e a cantora Marly Prates continua em atividade no formato antigo, com novos integrantes.
“Pelas Bandas de Baile”, que remete à canção “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento e Fernandes Brant contém depoimentos de alguns diretores de antigas bandas de baile, como: Geraldo Gontijo (New Sound Five, Les Mirrage e Realce), Marron Fernandes (Impactus e Ciclone) e Rezende, da dupla Renato e Rezende (Hippies, Cordas e Metais; Status, Os Bambas, Brasil Som, Impactus, Marcantes, Ciclone e Fantastikus.
O filme mostra ainda alguns dos músicos que iniciaram as suas carreiras em bandas de baile e continuam exibindo os seus trabalhos solo ou em bandas atuais, como: os cantores Fernando Perillo (Ex-bandas Os Vibrantes e Os Plugs), Itamar Correia (Impactus e Opus Band) e Marcos Antônio (Somu´s, Carga Pesada e Partido Alto) e os instrumentistas, Bororó (Impactus e Aquariu´s Seven), Hulck Pontes (The Guitar Man, Sons Astrais, DellSom 7, Força Maior, Tropicália e outras), Emídio Queiroz (Os Pakeras, Les Mirrage, New Sound Five, Banda Jaó e Banda Pousada) e o baterista, Moka Nascimento, presidente do sindicato dos músicos de Goiás, que tocou nas bandas Aquariu´s Seven e Matuskelas.
O documentário traz também algumas histórias pitorescas que marcaram as trajetórias de alguns artistas de bandas de baile, como: Marly Prates (certa vez, cantando numa cidade do Tocantins, um fazendeiro, empolgado com a sua voz, lhe deu uma bezerra de presente) e Hulck Pontes (conta a história de um homem que, após pedir bis mais de dez vezes para a música Bem te vi, de Renato Teixeira, durante um baile, obrigou o vocalista da banda a cantar novamente a mesma canção, mediante ameaça com uma arma “até que você consiga cantar direitinho”, insatisfeito com a sua interpretação).
FONTES
Sugestão de entrevistados para uma pauta jornalística: diretores de bandas, Geraldo Gontijo (996172898/991143433), Marron Fernandes (982130053); músico de várias bandas de baile, Rezende (999754848) e cantor Fernando Perillo (991143433), que iniciou a sua carreira em bandas de baile.