Connect with us

Esporte

História de maratonista de 91 anos vira filme

Publicado

on

‘Na trilha da vida’ narra a inspiradora história de “Seu Francisco”, como é carinhosamente conhecido, e mostra que ele não é um corredor convencional; o documentário será lançado no dia 30 de agosto, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia

O maratonista Francisco Lima, de 91 anos, teve sua história contada em formato de documentário. ‘Na trilha da vida’ narra a inspiradora história de “Seu Francisco”, como é carinhosamente conhecido, e mostra que ele não é um corredor convencional.

A produção já tem data marcada para ser lançada: no dia 30 de agosto, em duas sessões, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, às 18h30 e 19h30.

SOBRE O FILME – O filme mostra o início improvável do atleta no mundo da corrida, há quase 10 anos, até a conquista das mais de 100 maratonas em diferentes lugares do mundo, passando pela preparação dele para conseguir completar cada prova, que chega a pouco mais de 42 quilômetros. Francisco se considera goiano, cidade que representa nas maratonas, pois o pernambucano de nascimento mora há mais de 30 anos em Goiás.

Produzido pela Tupi Filmes, com direção do renomado diretor Raimundo Alves, a produção tem duração de 15 minutos e promete desvendar como a maratona e a corrida de rua moldaram a personalidade do “vovô das corridas”, que tem uma disciplina admirável. Além disso, mostrará como o atletismo permeia muitos momentos da vida de Francisco, construindo a sua personalidade de diversas maneiras (as roupas, o seu dia-a-dia).

“Ouvindo-o, é possível perceber que o pequeno senhor (em altura, é claro) é uma mistura de disciplina (frente à difícil rotina), talento, foco e capacidade de continuar, apesar das muitas pedras em seu caminho”, comenta o diretor.

Isso porque ele acorda às 5 horas da manhã e seu primeiro destino é a academia, onde fica por quase 5 horas. Lá, ele gasta toda sua disposição física na musculação e jump sob o lema: “Se estou me movimentando, estou vivo”.

“Dois dias da semana eu vou pra academia. Quem quer vencer faz assim!”, diz Francisco.

“A história do Seu Francisco nos impressionou muito. Queremos mostrar a força, misturada à disciplina e à  toda rotina do dia a dia, talento, foco e capacidade de continuar”, comenta o diretor Raimundo Alves.

LEI PAULO GUSTAVO – Este projeto foi contemplado pelo EDITAL Nº 4/2023 – LEI PAULO GUSTAVO – PRODUÇÃO CURTA METRAGEM, OBRA SERIADA E TELEFILMES, DOCUMENTÁRIO E MINI DOCUMENTÁRIO realizado pela Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto prevê a realização de 10 sessões gratuitas para a população através de instituições responsáveis por cuidar de grupos de pessoas diversas, em situação de vulnerabilidade. O filme conta ainda com “acessibilidade plena”: interpretação em Libras e audiodescrição.

Ficha técnica:
Raimundo Alves (Diretor Geral da Tupi e Diretor de Fotografia)
Roteiro: Karla Rady
Edição e montagem: Bruno Fiorese
Trilha Sonora Original: Katú Leão
Câmeras: Alexandre Barbosa Coelho e Alexandre Manso
Fotografia, Making Of e Assistente de Câmera: Victor Barbosa

Claquete: Katarina Rady Leão
Produtores: Bruna Nunis e João Moreno
Assessoria de Comunicação: Gessica Veloso
Gestão de redes sociais: João Moreno
Design gráfico e identidade visual: Chalab Design (Thamyres Estevão)
Coordenação de Acessibilidade: Alessandra Terra

OlhO Comunicação Estratégica
Twitter/Facebook: @OlhOComunica 

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Esporte

Esporte com solidariedade

Publicado

on

A prática esportiva, tão essencial à saúde, ganha um sentido ainda mais amplo com a solidariedade. Para promover a junção das boas iniciativas a Euro Incorporações junto com a Flex Academia irão promover um aulão de spinning com o objetivo de arrecadar fundos para compra de ovos de Páscoa que serão doados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Euro vai presentear os participantes com uma camiseta do projeto Giro Solidário e a Flex sediará as aulas neste sábado, 05 de abril, em três horários distintos na academia Flex do Alphaville, sendo às 09h, às 10h e às 11 horas. Podem participar alunos de qualquer uma das três unidades da academia Flex em Goiânia.

Para aproveitar a aula especial, os alunos devem fazer uma inscrição social e contribuir com uma taxa no valor de R$ 50,00. Todo valor arrecadado será revertido para a compra dos ovos de Páscoa, que vão alegrar a data comemorativa das crianças com idades de 01 a 18 anos, participantes do Projeto Ressignificar. O projeto oferece apoio educacional, esportivo e social para famílias em situação de vulnerabilidade, que moram no setor Terra do Sol, região do bairro Continental, localizado atrás da unidade prisional de Aparecida de Goiânia.

CONTINUE LENDO

Esporte

Beach tennis

Publicado

on

No último dia 19, o Country Clube de Goiás recebeu 170 mulheres para competição de beach tennis durante o Torneio Cazamigas.

Rosana Siqueira e Cristina Cunha também estiveram entre as competidoras do Torneio Cazamigas.

Uma das patrocinadoras do evento, a Opus Incorporadora, em breve, promoverá um novo local para prática do esporte, o Opus Tennis Club Vaca Brava, clube privativo que trará no seu projeto de 1.500 m², quadra de tênis oficial e beach tennis para duplas. Na foto: Karine Queiroz, Beatriz Espindola, Aline Jaime, Paula Parreira, Patrícia Torres, Marine Caiado e Ana Laura Rassi.

Mariana Clímaco

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa  

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias