Connect with us

Notícias

Importância da terapia de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no desenvolvimento de pessoas com autismo

Publicado

on

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, especialistas ressaltam como a terapia ABA promove autonomia e qualidade de vida para pessoas autistas

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater preconceitos e incentivar a inclusão. Durante todo o mês, conhecido como Abril Azul, campanhas ao redor do mundo reforçam a importância de dar voz às pessoas autistas, destacando a necessidade de acesso a diagnósticos, tratamentos adequados e, acima de tudo, respeito e aceitação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem TEA. Atualmente, estima-se que cerca de 1 a cada 36 crianças seja diagnosticada com autismo, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 2 milhões de pessoas estejam dentro do espectro.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desafios na comunicação, interação social e padrões de comportamento repetitivos. Embora não tenha cura, intervenções precoces e adequadas, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), podem ajudar no desenvolvimento e na autonomia das pessoas autistas.

A ABA é uma abordagem baseada em evidências científicas que busca promover a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e de comunicação, adaptando-se às necessidades individuais de cada paciente.

Segundo Juliana Moura, psicóloga especializada em ABA para autismo, essa intervenção pode trazer resultados significativos na autonomia e na qualidade de vida das pessoas autistas. “A terapia ABA é uma ferramenta essencial para ajudar pessoas autistas a desenvolverem habilidades sociais, de comunicação e autonomia, promovendo mais qualidade de vida”, afirma a psicóloga.

As intervenções em ABA têm como principal objetivo ampliar o repertório de comportamentos dos indivíduos e reduzir a frequência ou intensidade de comportamentos desafiadores. Por meio de técnicas que promovem o aprendizado de novas habilidades, a abordagem contribui para o desenvolvimento da comunicação, da autonomia e da socialização. Cada plano é adaptado de forma personalizada, respeitando as necessidades e o ritmo de cada pessoa.

“As intervenções precisam de uma avaliação criteriosa, com protocolos reconhecidos nacional e internacionalmente. Essa análise abrange todos os domínios do desenvolvimento e inclui a coleta de dados para entender os fatores que influenciam o comportamento, ajudando a ajustar o plano de intervenção e encontrar estratégias para lidar com comportamentos desafiadores”, ressalta Juliana.

A psicóloga ainda destaca que durante as intervenções em ABA, cada criança recebe um Plano Terapêutico Individualizado (PTI), criado após uma avaliação criteriosa para definir metas de ensino adaptadas à sua realidade, aplicadas em casa, no consultório e em outras terapias. Por ser uma ciência — e não um método fixo — a ABA considera a singularidade de cada indivíduo. O plano, elaborado por um Supervisor Analista do Comportamento, é acompanhado por mensurações contínuas para garantir o progresso, podendo ser aplicado por profissionais capacitados e pelos próprios pais.

“Deixo uma ressalva importante que a ciência ABA não é só para o tratamento dos autistas. Todos os indivíduos podem e devem se beneficiar com essa tão renomada ciência que está presente em todos os contextos a fim de promover a modificação do comportamento, seja no esporte, na economia, na escola, e na vida de qualquer indivíduo”, destaca Juliana.

Sobre Juliana Moura
Juliana Moura é psicóloga especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para autismo, com formação complementar na Universidade de Harvard e no Institute Mind, na Califórnia. Mestranda em Psicologia da Educação, ela atua na capacitação de profissionais e familiares. A psicóloga também é fundadora das clínicas Mundo Kids, em São Paulo e Goiânia, focadas no atendimento humanizado de crianças com autismo.

Além disso, Juliana é idealizadora do maior projeto de interação social do mundo, o Instituto Parque Azul, que se tornou uma ONG com a missão de contribuir com o desenvolvimento das crianças, generalizando as habilidades aprendidas na terapia.

Serviço
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Psicóloga Juliana Moura
Contato: +55 (11) 97544-5291
Email: julianamoura.psicologa@gmail.com
Site: julianamourapsi.com.br
Instagram: @julianamoura.psi

Clínica Mundo Kids
Contato: Goiânia: (62) 9 9855-0609 / São Paulo: (11) 9 4146-0609
Localização: Goiânia: R. T-55, 727 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170
Email: contato@mundokidsaba.com.br
Site: www.mundokidsaba.com.br
Instagram: @mundokids.aba

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

ABC prepara migração AM-FM da Rádio Brasil Central

Publicado

on

A Agência Brasil Central (ABC) passará a ter duas emissoras de rádio em FM (Frequência Modulada). É que até o início do próximo semestre a Rádio Brasil Central AM – que opera atualmente em 1.270 KHz – migrará para o FM, conforme processo aprovado pelo Ministério das Comunicações no final de fevereiro último. De acordo com o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Junior, a migração garantirá a sobrevivência e o legado de 75 anos da emissora.

“O AM morreu no Brasil pela não-definição do Governo Federal quanto à digitalização do rádio. Fui contra a migração por algum tempo, mas fui convencido de que a mudança é única forma possível de resgatarmos a Rádio Brasil Central e garantirmos que as próximas gerações conheçam a importância desse canhão de som que tanto orgulhou nosso estado ao longo de mais de sete décadas”, disse.

Segundo Mardem Costa Jr., titular da Secretaria-Geral da ABC e que liderou esse processo, a frequência inicial de operação da nova FM da Brasil Central será 85,7 MHz, no chamado FM estendido – que vai de 76,1 MHz a 87,3 MHz – mas a ABC vai buscar readequá-la ao FM convencional junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Com a mudança, a operação em AM será encerrada na Fazenda Bananal, onde estão instalados os transmissores destas operações em ondas média, curta e tropical. Outras duas rádios FM poderão ser criadas com a migração também das frequências em ondas curtas e tropicais, ainda sem previsão.

Ainda de acordo com Mardem, o processo de aquisição de novos transmissores FM de até 15 KW de potência e antenas de transmissão tanto para a 90,1 MHz quanto para a 85,7 MHz estão em tramitação. Outros equipamentos serão licitados em conjunto, de acordo com as necessidades de modernização dos estúdios e da central técnica da rádio, localizados na unidade da ABC do Parque Santa Cruz, na capital.

Os transmissores FM serão instalados no sítio de transmissão do Morro do Mendanha, região Noroeste de Goiânia, que está sendo preparado para receber os novos equipamentos, além do novo transmissor da TV Brasil Central. Sobre a programação, o secretário diz que a parte artística ainda será definida, mas o perfil da nova FM da agência manterá o atual formato popular da Rádio Brasil Central, mesclando músicas e informação.

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidades

Páscoa nas Montanhas terá decoração especial, apresentações de banda de blues e roteiro do chocolate em Monte Verde (MG)

Publicado

on

Ovos pintados com as técnicas da arte Bauer voltarão a fazer parte da decoração da Páscoa em Monte Verde

Distrito de Camanducaia estará enfeitado de adereços, como os ovos pintados com a arte Bauer, e contará com atração musical em todos os sábados de abril

Um dos eventos mais aguardados do ano em Monte Verde, a Páscoa nas Montanhas já está sendo preparada para receber os turistas que visitarem o tradicional destino do Sul de Minas. A atração, que ocorrerá entre os dias 5 e 24 de abril, deixará o distrito de Camanducaia com uma atmosfera ainda mais encantadora, pois as ruas do vilarejo mineiro ganharão uma decoração temática especial, que começa a ser montada nesta sexta-feira (28).
 
 

Para completar, a festividade promovida pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), com o apoio da Secretaria de Turismo de Camanducaia, da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e da Casa de Oração Nossa Senhora do Desterro, contará com apresentações da banda local Pinhão Blues Mantiqueira em todos os sábados de abril, das 16h às 18h, no estacionamento da Galeria Verner Grinberg. E enquanto curtem o som de qualidade tocado pelo grupo, os visitantes poderão desfrutar de pinhão cozido e vinho quente, preparados com carinho por membros da comunidade.
 
 

Vale lembrar que a época da colheita do pinhão, alimento típico desta região, ocorre justamente entre março e abril, coincidindo com o período da Páscoa, celebrada entre os próximos dias 18 (sexta-feira santa) e 20 (domingo), sendo que neste ano esta celebração vai emendar com o feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21. E assim como ocorreu na edição de 2024 da Páscoa nas Montanhas, o distrito terá a rotatória da sua avenida principal decorada com belos ovos de resina ornamentados por artesãs da região com pintura Bauer, estilo que é patrimônio cultural da natureza imaterial e arte decorativa de Camanducaia. Original da Alemanha, essa prática artística retrata a natureza de forma simples, com flores, arabescos e pássaros em cores vibrantes.
 
 

“Depois do ambiente mágico que vivemos aqui na última edição do Natal nas Montanhas, que sempre transforma o distrito e fascina o público com a sua linda decoração temática, os turistas agora poderão curtir uma atmosfera encantadora proporcionada pelo evento da Páscoa. É uma das atrações imperdíveis que o nosso destino abrigará neste ano, sendo que a sua realização ajuda a valorizar as tradições locais e só será possível graças à parceria com a nossa comunidade e os empresários da região”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
 
 

Flávio Nunes Silva, presidente da ACMV, também comemora a nova edição do evento no destino turístico e lembra que o período da sua realização coincide com o início da nova estação após o término do verão. “A Páscoa nas Montanhas é um momento especial para Monte Verde, pois celebra não apenas a tradição da data, mas também a chegada do outono, quando nossa vila se transforma em um refúgio ainda mais aconchegante. Em um país tropical como o Brasil, a Serra da Mantiqueira se destaca pelo clima ameno e pelas paisagens deslumbrantes, criando o cenário perfeito para desconectar do agito do dia a dia e praticar seu esporte de montanha favorito. Além disso, o evento valoriza nossos artesãos, empreendedores e a hospitalidade que fazem de Monte Verde um destino único. Convidamos a todos para viver essa experiência e desfrutar do melhor da nossa região”, afirma o representante da entidade local.
 
 

Clique Para Download
Grupo Pinhão Blues Mantiqueira fará apresentações em todos os sábados de abril (Foto: Facebook/Prefeitura de Camanducaia)

Já Leandro Schultz, que nesta semana foi anunciado pelo prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves, como novo secretário de Turismo do município, exalta a relevância que a Páscoa nas Montanhas terá para atrair visitantes de todos os cantos do país. “É um evento muito importante para o distrito, que fica com uma atmosfera encantadora ao ganhar uma decoração temática para celebrar este período. E as apresentações musicais agendadas para todos os sábados de abril, quando também resgataremos a tradição do consumo do pinhão enquanto essas performances da banda de blues acontecem, são outro atrativo especial para os turistas. Para completar, os visitantes ainda poderão desfrutar das excelentes chocolaterias do nosso vilarejo, que fabricam de forma artesanal esse produto que não pode faltar na Páscoa”, enfatiza o novo membro da administração municipal.
 
 
 

Clique Para Download
Ovo de Prímula é exclusividade oferecida pelo tradicional estabelecimento em Monte Verde (Foto: Divulgação/Gressoney)

Roteiro do chocolate

Como não poderia ser diferente, os organizadores da Páscoa nas Montanhas também estão convidando os turistas que visitarem Monte Verde em abril a percorrem o tradicional roteiro do chocolate. O distrito conta com diversas chocolaterias de produção artesanal. Um desses locais imperdíveis é a Gressoney. Fundada em 1978, a fábrica tem entre os seus diferenciais o ovo de Prímula, quitute da casa originalmente feito com bolachinhas recheadas com doce de leite. Outra marca registrada do estabelecimento é o Mordisco, outro tipo de bolacha exclusiva com doce de leite, e o Marzipan, feito com uma massa de amêndoas. Todas essas delícias são cobertas por chocolate. Mais informações no perfil no Instagram e pelo WhatsApp: (35) 3438-2883.
 
 

Clique Para Download
Chocolateria já ganhou uma decoração especial para a Páscoa (Foto: Divulgação/Pioneira Empório Chocolateria)

Outro lugar que é uma parada “obrigatória” neste período do ano em Monte Verde é o A Pioneira Empório Chocolateria. Tradicional ponto da avenida principal de Monte Verde, o local já está com uma decoração especial para a Páscoa e possui uma bela área interna na qual uma cafeteria divide o espaço com a loja de chocolates artesanais. A casa ainda possui uma estrutura coberta no deck que fica à frente do estabelecimento, sendo que esse ambiente também tem aquecedores para garantir o conforto dos clientes nos dias mais frios. Mais informações no perfil no Instagram e pelo telefone/WhatsApp: (35) 3438-1895.

Clique Para Download
Grande variedade tipos de chocolates é diferencial do estabelecimento (Foto: Divulgação/Mantikau Chocolates

A fábrica da Mantikau Chocolates, inaugurada no ano passado em Monte Verde, é outra atração especial para os turistas curtirem no mês da Páscoa. No estabelecimento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer todo o processo da fabricação, da amêndoa do cacau à barra de chocolate, e degustar as delícias produzidas no local. Além dos chocolates tradicionais, a fábrica trabalha com as opções veganas e zero lactose. A marca, que começou nas feirinhas do distrito, agora conta com visitação à fábrica e uma loja no local. Mais informações estão disponíveis no perfil da casa no Instagram ou pelo WhatsApp: (35) 99957-1458.









 
 

Clique Para Download
Com amplo espaço em área de bela natureza em Monte Verde, o VillaLeta é boa opção de passeio para o período da Páscoa (Foto: Divulgação/VillaLeta)

Combo VillaLeta, Parque Oschin e Sítio Cachoeira Família Oschin

Dois locais com amplas áreas abertas e natureza deslumbrante em Monte Verde, o VillaLeta e o Parque Oschin são ótimas opções de passeios para famílias com crianças e está com um megacombo de ingressos para as duas atrações, entre 17 e 21 de abril, que ainda dá direito aos clientes que adquirem as entradas de frequentarem o Sítio Cachoeira Família Oschin durante este período. Para essa promoção de Páscoa, com um único bilhete comprado o turista poderá usufruir destes três locais neste intervalo de cinco dias, sendo que, normalmente, o pacote de ingressos garante o acesso a essas atrações por até três dias.
 
 

No Parque Oschin, além do tradicional café tropeiro e a apresentação da Sapecada do Pinhão sempre ao meio-dia, haverá a brincadeira da caça aos ovos para a garotada. No VillaLeta, que possui diferentes atrações de temática viking, como a exposição do Drakkar, réplica de barco usado pelos povos escandinavos, as novidades principais para a Páscoa são o novo playground que está sendo instalado no local para as crianças brincarem e a exibição de shows de bandas covers do ABBA e do Bee Gees, nos dias 18, 19, 20 e 21, por volta das 15h30. Já no sítio que integra esse combo e fica localizado no bairro Pitangueiras, a cerca de 30 minutos de distância de Monte Verde, a cachoeira, a tradicional comida mineira e pescaria esportiva realizada em dois tanques são os maiores atrativos. Mais informações no Instagram e pelo telefone: (35) 99753-4333.
 
 

Atendimento à imprensa – MOVE

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias