O novo ensino médio apresenta oportunidades para as escolas dialogarem com os dias atuais, formarem seres humanos autônomos, protagonistas e alinhados com seu projeto de vida. Nossos adolescentes estão inseridos em um mundo, volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA-traduzido do inglês) e prepará-los para este mundo é também papel da escola. A implantação do novo ensino médio colaborará com a transformação necessária na escola, ao tempo, que possibilitará uma aprendizagem com sentido ao aluno. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do novo ensino médio – homologada em 14 de dezembro de 2018 pelo Ministério da Educação – é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver a partir de conhecimentos, competências e habilidades.
A base estabelece dez competências gerais (Conhecimento; Pensamento Crítico e Científico; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação, Autocuidado e Autoconhecimento; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania) e norteia a elaboração dos currículos escolares. As dez competências e a flexibilização da grade curricular apresentadas na BNCC são oportunidades para as escolas aproximarem os estudantes da realidade do mundo no qual eles estão inseridos, realizarem aulas, onde as disciplinas deverão ser articuladas (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) epromover um ensino sintonizado com o mundo contemporâneo.
Neste sentido, podemos comparar as disciplinas com os departamentos de uma empresa, pois a articulação é essencial em ambos casos. Disciplinas ministradas de forma isolada não geram aprendizado significativo ao estudante, assim como departamentos desarticulados levam as empresas à falência. No mundo corporativo a integração dos departamentos melhora a comunicação, eleva a satisfação de clientes, reduz custos operacionais, otimiza o tempo, etc.
Já a integração das disciplinas no ambiente escolar proporciona ao estudante uma visão crítica, analítica e reflexiva, formando assim cidadãos ativos e participantes no processo de ensino aprendizagem e preparados para serem inseridos no mercado de trabalho. O papel da escola na articulação dos componentes curriculares, no aprofundamento de conhecimentos e no desenvolvimento de competências são recursos que a escola possui para tirar o aluno do papel de espectador passivo e transformá-lo em protagonista de sua própria vida. Acredito que o novo ensino médio apresenta a oportunidade do ensino fazer sentido ao estudante, com currículos flexíveis que possibilitem diferentes experimentações, novas formas de aprender, de resolver problemas reais utilizando os conhecimentos previstos na BNCC de forma aplicada.
Artigo escrito por Itla José de Almeida, Coordenadora Administrativo e Pedagógica do Colégio ALFA
Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas
O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.
Moara Couto
Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:
Thaise Monteiro
Karla Mendes
Anna Behatriz Azevedo
Alinne Vieira
Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:
Lady Cali
Alidi
B Flora
Aduli
Isadora Pinheiro
As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.
Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.
O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.
No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.
“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.
A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.