Estamos chegando a 08 bilhões de habitantes e nossas atividades, hábitos e comportamentos resultam em impactos ambientais que refletem em nossa qualidade de vida e no equilíbrio dos ecossistemas
Todos os dias são consumidos produtos que em seu processo de produção, seja industrialização, transporte ou comercialização geram emissão de poluentes que contaminam o solo, rios, mares, aquíferos, afetando a fauna e flora. Ao mesmo tempo que nossas atividades diárias geram poluentes, estamos consumindo derivados de celulose (árvores) como móveis, papel, embalagens de alimentos, cosméticos, medicamentos, carvão e até mesmo em pneus de avião que utilizam fibra de árvores para aumentar a resistência a altas temperaturas e dar mais segurança em pousos e decolagens.
Nesse contexto estamos perdendo 15 bilhões de árvores a cada ano. 05 bilhões de árvores são replantadas anualmente, sendo a maioria em plantios comerciais (Eucalipto, Mogno Africano, Teca) e que, em algum momento serão derrubadas para nosso consumo.
Neste balanço geral, ainda perdemos 10 bilhões de árvores ao ano e só nos resta 22% de florestas nativas no mundo. Com esse ritmo, é certo que continuaremos a ter graves problemas com abastecimento de água, extinção de espécies da fauna e flora, problemas de saúde, catástrofes climáticas, epidemias e pandemias. Explica o engenheiro Agrônomo Marcelo Conrado, Idealizador do projeto Alameda do Ipês e Diretor da Replantt – Organização para Preservação Ambiental. @replanttoficial.
Mudança de hábitos e comportamentos são necessidades urgentes, se buscamos um mundo melhor no futuro podemos iniciar com pequenas contribuições como plantar uma árvore por ano, descartar corretamente os resíduos e consumo consciente.
Alameda dos Ipês é um projeto paisagístico de reflorestamento nas laterais das trilhas do Caminho de Cora Coralina, uma trilha de longo curso com 312 Km de extensão para ciclistas e caminhantes. Objetivo é a implantação do maior corredor de ipês do mundo com 100 mil Ipês de cores variadas.
Plantios tiveram início em 2021 em Corumbá e São Francisco de Goiás e em 2022 na Fazenda Caiçara no município de Pirenópolis. Ao todo já foram plantados cerca de 5 mil Ipês. Projeto ganhou parcerias estratégicas importantes e agora em 2023 pretendemos acelerar a velocidade de plantio buscando novos parceiros, seja pessoas físicas ou jurídicas, através de uma campanha a nível mundial na plataforma de Crowdfunding BENFEITORIA.
Em alguns anos a floração dos Ipês vai atrair turistas do mundo inteiro levando desenvolvimento econômico e social para as comunidades locais. O projeto prevê ainda monitoramento das árvores plantadas, envolvimento das comunidades locais, através de eventos de conscientização ambiental, valorização da cultura e tradições do povo goiano e qualificação para a correta destinação de resíduos. “Realizar ou apoiar uma campanha é acreditar na potência das pessoas e nas nossas relações. É valorizar a criatividade humana, o cuidado coletivo e o fazer junto. Num mundo cada vez mais dividido, a ação de reconexão é revolucionária. Precisamos atuar como uma comunidade, como uma rede de pessoas que está reinventando a forma de se relacionar”. Completa Marcelo Conrado.
E é nesse sentimento de reconexão com a natureza que temos a honra de convidá-los para o evento da Campanha Alameda dos Ipês 2023, que acontecerá no dia 20 de setembro a partir das 19 horas na Cerrado Cervejaria. O evento terá a apresentação do humorista GV Silva intercalando com as explanações de Marcelo Conrado sobre o projeto, em seguida, a noite continua com a apresentação do DJ. Luiz Mauro.
Representantes de um dos escritórios de arquitetura mais prestigiados do mundo, Foster + Partners, vieram de Londres para uma imersão em Goiânia e conhecerem os primeiros detalhes do projeto da Flamboyant Urbanismo, que resultará na concepção do maior complexo de surf do mundo.
A recepção preparada pelas anfitriãs, as CEOs do Grupo Flamboyant, Alessandra Louza e Emmanuele Louza, teve início no sábado, quando os representantes do escritório chegaram ao Brasil e participaram de um tour especial por Brasília, visitando algumas das principais obras de Oscar Niemeyer. Depois seguiram para Goiânia, onde puderam conhecer os terrenos da Flamboyant Urbanismo e visitar a Central de Experiências Flamboyant Urbanismo, reconhecida como a maior da América Latina.
Durante a passagem pela cidade, foram realizadas reuniões estratégicas sobre o projeto, aprofundando o entendimento sobre o potencial da região. A programação contou com jantares especiais e um mergulho na gastronomia regional, com pamonha e outros pratos típicos.
Na foto ao centro, Stefan Behling, Senior Executive Partner e Head of Studio/ Senior Executive Partner e Kate Murphy, Senior Partner/ Architect ladeados pelas CEOs do Grupo Flamboyant Alessandra e Emmanuele.
Crédito foto: Ruan Pontes Legenda – Alessandra Louza, Stefan Behling, Kate Murphy e Emmanuele Louza na Central de Experiências Flamboyant Urbanismo.
A biomédica esteta Aline Dilli marcou presença no Baile do Lobo 2025, criado pelo designer de joias Igor Lobo e realizado no dia 22 de novembro, no Green Palace. Com a temática Jardim Secreto e as Delícias Terrenas de Bosch, inspirada no universo fantástico de Hieronymus Bosch, a noite reuniu convidados em uma atmosfera de luxo e imaginação. Nesta edição, o tradicional baile beneficente ganhou ainda mais propósito: todas as arrecadações do evento foram destinadas ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA), reforçando a união entre arte, elegância e solidariedade.
No dia 7 de novembro, o Prêmio Personalidades Brasileiras 2025 – Troféu Maguito Vilela reuniu grandes nomes no CEL da OAB, em evento promovido por Leno Silva e Alô TV.
Na foto animada, durante o aparecem o ator Nelson Freitas, Wagner Gomes, Roberto Faustim, o Galã do Brega, Newton Jr. e o produtor cultural Randley Teixeira.