O fotógrafo realizou expedições durante um ano pelo estado para reunir o material que traz belezas ambientais, agronegócios e tradições
Com fotos das cidades históricas, de cachoeiras, do cerrado, das tradições, do agronegócio e dos goianos, assinadas pelo renomado fotógrafo paulista João Farkas, o livro Uma Visão sobre Goiás será lançado no próximo dia 24 de abril, em Goiânia, com a função de ser uma homenagem ao Estado.
Com 200 páginas com retratos do cotidiano goiano, o livro também é intercalado com textos que trazem a história de Goiás e faz uma homenagem aos protagonistas do desenvolvimento do estado por meio da história de Agrippino Bastos Santos, empresário que impulsionou a economia do estado de Goiás através do agronegócio. O prefácio é assinado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado.
Conhecido internacionalmente, João Farkas tem coleções em diversos museus pelo mundo, como La MEP, em Paris, e International Center of Photography, em Nova York. Ele também foi correspondente fotográfico para as revistas Veja e Isto É, e recebeu o Prêmio Vitae e o Prêmio Aberje pelo documentário ‘Retratos da Ocupação da Amazônia’.
Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza em contextos brasileiros tidos como paradisíacos ou genuínos, como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia. E, pela primeira vez, registrou o estado goiano.
Para produzir o livro sobre Goiás, João Farkas realizou algumas expedições pelo estado durante um ano. “Dedicamos especialmente duas expedições, uma foi para o sudoeste de Goiás. Passamos por Mineiros, Jataí, na região do Parque Nacional das Emas, e percorremos toda essa região. Foi impressionante!”, disse o fotógrafo.
Entre os cliques feitos pelo fotógrafo por todo o Estado estão pastos, montanhas, cavernas, plantações, rios, comitivas, cachoeiras, relevo, cerrado, flores típicas, animais, cidades, comidas, pessoas e até pôr do sol. Uma Visão sobre Goiás também lança um olhar sobre o agronegócio, um dos propulsores da economia goiana. “Realmente, o estado é muito próspero, muito bem estruturado, e me surpreendi com tudo o que vi”, diz ele.
Farkas conta que ficou surpreso com a preservação ambiental do estado, apesar de sua forte vocação para o agronegócio. “O que nos dá esperança é que existem setores do próprio agro que estão muito preocupados com a preservação”, diz ele, fazendo menção à preservação das bacias e nascente do Araguaia, registrada no livro. Na região, o cultivo de soja tem substituído a pecuária.
Os registros fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar uma das fotos que mais chamaram a atenção de Farkas: a cultura de milho. “Esta foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”.
João Farkas conta que é procurado levar tanto para o Brasil quanto para o exterior um outro olhar sobre o País, que vão além de clichês e buscam quebrar paradigmas. “Existe um outro caminho também, que é, mostrar o nosso potencial, nosso capital natural, assim a gente desperta para o respeito, ao amor à natureza, o patrimônio que nós temos. As imagens são, portanto, um alerta e uma celebração. Acho que a fotografia pode nos ajudar a entender o valor daquilo que nós temos e instigar um desenvolvimento econômico harmônico”, finaliza.
O livro Uma visão sobre Goiás foi idealizado pela empresária Ana Flávia Santos, sendo uma realização do empreendimento Promenade, da AFS Incorporação & Conceito, WV Maldi Incorporações e Joule Participações. Além do livro, algumas fotos das cinco expedições em terras goianas estarão expostas na galeria de arte do empreendimento Promenade, no setor Marista, cuja visitação é aberta ao público.
SERVIÇO
O que: Lançamento do livro Uma Visão sobre Goiás
Quando: 24 de abril de 2024
Horário: 19h30
Onde: No estande da Promenade
Endereço: Rua 15 com Mário Bittar e a Avenida T-9, no setor Marista
PImobiliário 2025O advogado especialista em Direito Imobiliário Diego Amaral, sócio do Dias & Amaral Advogados Associados, foi reconhecido entre os 100 Mais Influentes do Mercado Imobiliário Brasileiro 2025, promovido pela CUPOLA e Imobi Report. Premiado na categoria Incorporação, ele se destacou por ser o único advogado entre os selecionados do grupo, reforçando sua atuação de referência no setor.
WL reúne nomes do eletrofunk, piseiro e forró em projeto autoral gravado na Deboxe.
A gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo” será realizada no dia 17 de dezembro, às 17h, na Deboxe Loja 2, em Goiânia.
O projeto marca um novo momento na carreira do cantor e compositor WL – O Caipira Estourado, natural de Lago da Pedra (MA), que consolida sua atuação musical com um trabalho totalmente autoral e a participação de artistas do eletrofunk, do piseiro e do forró.
WL está há dois anos e meio na W9 Eventos e ganhou projeção nacional após o lançamento do hit “Não Precisa Negar”, liberado logo após sua assinatura com a produtora. Segundo sua equipe, a faixa alcançou grande repercussão no país.
“Essa música foi sucesso no carnaval do ano passado e no verão. Natanzin Lima abre o show com ela, Xand Avião colocou no repertório e Wesley Safadão também já apresentou.
Muitos artistas estouraram a música, e agora estamos usando esse momento para dar um impulso no WL”, afirma a produção.
Parceria entre W9, Deboxe e Leko Eventos.
A gravação ocorre por meio de uma parceria entre a W9, Deboxe e Leko Eventos.
De acordo com a equipe, a união surgiu após a expansão dos DJs ligados à Deboxe, que ganharam destaque em grandes estruturas de shows.
“A Deboxe está em alta e os DJs, como Cíntia Souza, Ana Flávia, Gabriela Keimilly, Noobreak, Tubas e Vinícius Cavalcante, estão entre os principais do estado.
Essa parceria está ajudando a fortalecer o WL aqui em Goiás”, explica um dos responsáveis pelo projeto.
A ideia do DVD surgiu da junção de estilos musicais que estão em evidência.
“É a primeira vez que unimos o eletrofunk de Goiás com o forró e o piseiro do Nordeste.
A metade do DVD será com DJs e faixas do eletrofunk, todas compostas pelo WL.
Depois entram as participações do forró e piseiro”, explica o produtor.
Participações confirmadas e estrutura do projeto.
O projeto contará com artistas como Muriel Alves, Paulo Pires, Leãozinho do Forró, May e Gabi, Vei da Pressão, Tyago e Gabriel, Pedro Maya, Luiz Henrique(LH), Wagner Diniz, entre outros nomes exibidos no material oficial do evento.
Também participam vários DJs presentes na cena goiana.
A gravação terá produção musical de Alê Durante, profissional que trabalhou por dez anos com Thierry e atualmente assina projetos de Ju Marques.
Já a captação de imagens será feita pela Terra Produções, vencedora do Troféu Multishow pelo clipe de Ana Castela e Zé Felipe.
“O Rafael, que dirige a Terra Produções, também é sócio no trabalho do WL, então estamos organizando tudo para registrar o DVD com essa equipe que já está em outros projetos de grande alcance”, diz a produção.
O evento não será aberto ao público, apenas para convidados e imprensa: “Vamos ter chope, batida e um ambiente preparado para a gravação”, informou a organização.
WL, que já trabalhou na roça e chegou a interromper a carreira durante momentos de dificuldade, descreve o DVD como um passo decisivo.
“É um sonho poder colocar minhas músicas em um projeto desse tamanho”, afirmou durante a preparação.
Serviço
Evento: Gravação do DVD “O Maior Eletro Piseiro do Mundo”
Artista: WL – O Caipira Estourado
Data: 17 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Deboxe Loja 2 – Av. Piratininga – Nossa Sra. de Fátima, Goiânia – GO
E se Jesus tivesse nascido aqui em Goiás, em uma pequena currutela do interior? É exatamente essa a proposta do espetáculo musical Vila Belém, com exibição única aberta ao público, agendada para o dia 20 de dezembro no Teatro Madre Esperança Garrido, às 19h30min.
Com muito bom humor e regionalismo, os personagens centrais do Natal atuam em um contexto sertanejo e prometem muitas risadas e surpresas mesmo em uma história tão conhecida.
Maria convive com a fofoca das lavadeiras, Herodes, aqui, é o Horondino, o prefeito-fazendeiro que manda e desmanda em toda a redondeza.
Os reis magos chegam a cavalo, vindos de terras do outro lado do Brasil para conhecer o Menino.
Tudo isso em meio a dança, pamonha, galinha caipira, trajes típicos, canções típicas autorais e outros elementos da cultura goiana.
Organizada pela Igreja Metodista Central em Goiânia, 70 voluntários do Ministério de Artes estão ensaiando desde setembro para a exibição.
“As pessoas vão ver Goiás ali”, diz Jeniffer Jacob, à frente da coordenação do espetáculo.
Ela explica que, ao longo dos últimos anos, os espetáculos organizados pela Igreja Metodista Central em Goiânia vêm sendo construídos em diversos cenários e narrativas.
“É uma forma da mensagem central do nascimento de Jesus permanecer compreensível para diferentes gerações.
Ao transportarmos esta história para estes cenários atuais, a gente abre espaço a novas reflexões e olhares, ampliando seu alcance”, diz.
Mas ela reforça que a ideia não é substituir o texto bíblico – tanto que há diversas citações originais da Bíblia nos diálogos dos personagens durante o music al.
Pastor Edinei Reolon, explica que o propósito do espetáculo é resgatar o sentido original do Natal e não deixar que ele se perca.
“A comemoração do Natal está cada vez mais se distanciando do original e isso é comum acontecer, já que se passaram mais de 2 mil anos.
Então, constantemente, precisamos reafirmar o sentido real desta história.
Quando a gente comemora um aniversário, não é normal que os pais e pessoas próximas comentem como foi o nascimento da pessoa? Então, é isso que estamos buscando”, refletiu.
Os ingressos estão à venda em valor simbólico para subsidiar os custos e podem ser adquiridos antecipadamente através do WhatsApp (62) 98406-3468. No dia do espetáculo, também estará sendo vendido na bilheteria enquanto houver vagas.
O valor é de R$ 30. Crianças até 06 anos não pagam, mas não tem direito a assento individual.
Crianças de Até 10 anos pagam meia com direito a assento; a partir de 11 anos, o valor é integral.