Connect with us

Cultura

Lockdown no Turismo – Jornalista goiano lança em Brasília livro sobre turismo

Publicado

on

Jales Naves 

Goiânia – Há 40 anos radicado em Brasília e especialista em turismo, tendo dirigido diversas entidades da área, regional e nacionalmente, o jornalista goiano José Osório Naves está lançando o seu novo livro, “Lockdown no turismo”, o segundo escrito durante o recesso forçado pela pandemia. Nele, faz um amplo diagnóstico sobre o receptivo turístico internacional no Brasil, baseado em relatório elaborado como Coordenador Geral de Marketing e Comercialização do Conselho Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, com base em dados e pesquisas do próprio MinTur, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Banco Central e organismos internacionais que fazem essa aferição.

“Destaco os 15 mais recorrentes gargalos dessa paralisia e indico 15 sugestões pragmáticas para sua superação”, afirmou, para explicar que essa paralisia se perpetua por mais de meio século, quando se criou a Embratur (1967) e se passou a contabilizar o fluxo de estrangeiros entrantes no país.

Há 50 anos viajavam pelo mundo 400 milhões de pessoas e o Brasil recebia desse fluxo 3,5 milhões desses visitantes. Hoje são 1,5 bilhão de turistas percorrendo o planeta e “há mais de 30 anos estamos estacionados na casa dos seis milhões no receptivo internacional e nos colocamos em quarto lugar no ranking sul-americano”, explicou.

Artigos e PNT
A edição é enriquecida com artigos opinativos de dois ex-ministros do Turismo e presidentes da Embratur – Caio Luiz de Carvalho e Vinícius Lummertz; do ex-presidente da Embratur, João Dória Jr; da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Nacional, Magda Nassar; da presidente do Festival de Turismo de Gramado, Marta Rossi; do diretor técnico do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima; e do divulgador Vadis da Silva.

Lockdown no turismo” publica também, na íntegra, o avançado Plano Nacional de Turismo (PNT) 2018/2022 que, “quatro anos depois, não teve uma só vírgula saída do papel”, afirmou.

“É bom ressaltar que a pandemia serviu como instrumento para valorizar o turismo doméstico, aliada à competência do setor produtivo do turismo, compensando a monumental desvantagem do número de turistas que mandamos para o exterior. Hoje, ao invés de se ir ao Caribe, o brasileiro vai para as lindas praias nordestinas; longe das velhas atrações europeias passamos a visitar nossas cidades históricas, tão ricas em cultura, monumentos e o feitiço colonial de sua arquitetura, além da multiplicidade de encantos naturais”, disse, acreditando estar contribuindo com uma visão isenta sobre o turismo nacional.

O livro saiu pela Editora Autografia (publique@autografia.com.br), que o comercializa. Para contatos, o e-mail e o telefone do autor: osorionaves@gmail.com / 61 99986 7415.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidade

Goiânia Cultural

Publicado

on

A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias