Connect with us

Notícias

Marcenaria: uma profissão milenar que continua em alta

Publicado

on

Ela é responsável pela maior parte da mobília de uma casa. A marcenaria tem o papel de organizar, ampliar e embelezar os ambientes

No próximo dia 19 de março celebramos duas das mais antigas profissões da humanidade que são, de certa forma, coirmãs: a carpintaria e a marcenaria. A data também homenageia o carpinteiro mais famoso de todos os tempos, José, o pai adotivo de Jesus Cristo, ou simplesmente São José, para os cristão católicos.

A proximidade entre o trabalho do carpinteiro e do marceneiro está sobretudo na matéria prima principal que usam, a madeira. Mas as semelhanças entre os dois ofícios podem estar apenas aí. Enquanto os carpinteiros atuam mais na construção civil e trabalham diretamente com a madeira bruta, transformando-a em estruturas de sustentação ou pisos, já os marceneiros usam a madeira de forma mais refinada para a confecção de móveis.

É sobre esse profissional, que transforma madeira em arte, que iremos tratar nesta reportagem. Atuando como marceneiro há  mais de 42 anos, Antônio Abel Rosa conta que herdou do pai o ofício de marceneiro e que hoje, junto com seu sócio, atende na Grande Goiânia e até fora de Goiás. “Meu pai era um marceneiro nato desde os anos 40, então eu nasci e segui esse ramo. Deixei o comércio, em 1974, para labutar nessa área e estou nela até hoje”, afirma Antônio, de 66 anos.

Do alto dos seus mais de 40 anos de experiência profissional, Antônio Rosa aponta a chegada de mais tecnologia como a principal mudança no ofício da marcenaria. “Hoje está mais simples, porque eu sou da época da marcenaria raiz, em que você pegava a madeira bruta e produzia o móvel do zero, praticamente. Hoje é muito mais fácil e mais seguro com a tecnologia. É totalmente diferente de anos atrás, é muito mais prático”, o marceneiro.

A transformaçãoTransformar uma chapa de madeira em um móvel bonito e funcional é o que traz mais satisfação a Antônio nesta profissão. “Você pega um projeto no papel e transforma-o em realidade. Pega um produto básico, a chapa, e o transforma em um móvel bonito, que traz ornamentação para um ambiente e a felicidade do cliente, é isso que me faz estar nessa profissão até hoje”, destaca.

Responsável  pela coordenação de arquitetura da Yutá, a arquiteta Adriana Borges explica que a parceria entre os arquitetos e marceneiros são essenciais na hora de mobiliar uma casa ou apartamento, uma vez que, enquanto um idealiza a ocupação do espaço, o outro executa o mesmo.  “Um bom marceneiro requer em seu trabalho uma execução exímia, de acordo com o que foi definido e aprovado pelo cliente no projeto. Acho que entre os grandes diferenciais de bom marceneiro estão a alta qualidade técnica, o atendimento de  pós-entrega, a garantia e qualidade de seus produtos e da sua montagem”, salienta a arquiteta.

Marcenaria em toda a casaSegundo a arquiteta, a marcenaria hoje está presente em todos os ambientes de uma casa, e graças ao mobiliário, os espaços são melhor otimizados e organizados. Por isso mesmo, é um dos itens mais onerosos na hora da mobília.  “Podemos considerar que, em alguns casos, ele chega a equivaler de 25 a 30% do valor total do imóvel”, afirma a arquiteta.

Ela lembra ainda que um bom projeto de marcenaria agrega um impacto visual à decoração, ela cita como exemplo os decorados do Synergia Bueno,  de 75 m² ou de 122 m², projetados, respectivamente, pela arquiteta Juliana Sabbatini; e as arquitetas Thalita Bessa e Mayara Lopes, e executados pela marcenaria do Antônio Rosa. 

 “No tocante à marcenaria, o que mais chama a atenção nos decorados do Synergia é o aproveitamento de todo o espaço conforme o conceito do projeto, destacando o mobiliário. A  marcenaria de alta qualidade e inovadora traz também um ambiente atemporal, em que o luxo não está na marca, mas sim na qualidade do produto e na exclusividade do projeto”, salienta a arquiteta

Tendências e atualização
Falando sobre tendências, a arquiteta afirma que a marcenaria, como todo elemento numa decoração também de sua moda e suas tendências. “Temos hoje um mercado voltado aos acabamentos naturais, às texturas, às formas orgânicas e cores neutras, mas sempre mantendo toda sofisticação nos detalhes e finalização, tendo também o conjunto em metais e ferragens de boa qualidade e tecnologia”, pontua Adriana.

E tal como os arquitetos, Antonio Rosa também avalia  que o marceneiro precisa também estar atualizado com as novidades e tendências. “Se você não adequar a situação, você está fora do mercado. E o mercado te puxa e te conduz para essa necessidade de se atualizar sempre. Tem que se atualizar e estudar as novidades”, ressalta.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Manhã de autocuidado e boas energias no Bapi Ricardo Paranhos

Publicado

on

No último sábado (26), quem passou pelo Bapi Ricardo Paranhos pôde desfrutar de uma manhã especial dedicada ao bem-estar. Em uma parceria entre o Restaurante Bapi e a Fast Massagem, os convidados viveram uma experiência completa, com café da manhã saudável e uma massagem relaxante pós-treino. O clima leve, a boa energia e o cuidado com cada detalhe transformaram o início do dia em um verdadeiro momento de pausa e autocuidado. Um convite carinhoso para começar o final de semana com mais leveza — e corpo e mente renovados.@bapirestaurante@fastmassagem

TARG COMUNICAÇÃO @targcomunicacaoBIANKA MUNIZ

CONTINUE LENDO

Notícias

“A Força Que Há em Mim”

Publicado

on

Dani Vargas reúne convidadas para almoço de lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”

A especialista em neurociência comportamental Dani Vargas recebeu, na última quinta-feira (25), um grupo seleto de speakers e madrinhas para um almoço especial no Balkan Rooftop, em Goiânia. O encontro marcou o lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”, que propõe uma jornada de transformação e liderança feminina.

O evento principal acontece no dia 31 de maio, na Casa Bueno, com a presença confirmada da influenciadora Bella Falconi. As inscrições estão abertas pelo site www.aforcaquehaemmim.com.br.

Fotos:  Divulgação  

Luciana Pires e Dani Vargas

Dani Vargas e

Carla Martins e Dani Vargas

Sâmia Leão e Dani Vargas

Dani Vargas e Rafaela

Glenda Leite, Bianka Muniz, Dani Vargas e Rafaela

Marina Geraldini e Dani Vargas

Luiza Tavares e Dani Vargas

Debora Vargas e Dani Vargas

  • Marcela Cunha e Dani Vargas

Adicionar post

 Editar com Elementor

Visualizar(abrir em uma nova aba)Publicar

Alterar tipo ou estilo do bloco

Mover bloco Parágrafo da posição 21 para a posição 20

Mover Parágrafo bloco da posição 21 para baixo na posição 22

Mudar alinhamento do texto

“A Força Que Há em Mim”

Dani Vargas reúne convidadas para almoço de lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”

A especialista em neurociência comportamental Dani Vargas recebeu, na última quinta-feira (25), um grupo seleto de speakers e madrinhas para um almoço especial no Balkan Rooftop, em Goiânia. O encontro marcou o lançamento da imersão “A Força Que Há em Mim”, que propõe uma jornada de transformação e liderança feminina.

O evento principal acontece no dia 31 de maio, na Casa Bueno, com a presença confirmada da influenciadora Bella Falconi. As inscrições estão abertas pelo site www.aforcaquehaemmim.com.br.

Fotos:  Divulgação  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144212_Gmail-643x1024.jpg

Luciana Pires e Dani Vargas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144220_Gmail-688x1024.jpg

Dani Vargas e Dayana

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144227_Gmail-671x1024.jpg

Carla Martins e Dani Vargas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144236_Gmail-681x1024.jpg

Dani Vargas e Rafaela

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144255_Gmail-1004x1024.jpg

Glenda Leite, Bianka Muniz, Dani Vargas e Rafaela

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144303_Gmail-671x1024.jpg

Marina Geraldini e Dani Vargas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144310_Gmail-707x1024.jpg

Luiza Tavares e Dani Vargas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screenshot_20250430_144319_Gmail-751x1024.jpg

Débora Vargas e Dani Vargas

Marcela Cunha e Dani Vargas

Jana Brito e Dani Vargas

Sâmia Leão e Dani Vargas

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao
BIANKA MUNIZ

CONTINUE LENDO

Notícias

Estúdio Bijari participa do Festival das Luzes Canela 2025

Publicado

on

Exposição ocupa ruas e praças de Canela, Rio Grande do Sul; artistas paulistanos apresentam no evento a Granada MK2 e Cidades (Im)Possíveis)

Os artistas paulistanos do Estúdio Bijari participam do Festival das Luzes Canela – uma exposição de arte que ocupa ruas e praças, em Canela, no Rio Grande do Sul. O evento, que acontece entre os dias 1 e 4 de maio, ocorre no período noturno, por seu caráter projetivo e de iluminação.

A luz exerce o papel principal na confecção das obras dos artistas– como na obra Granada MK2, escultura de LED que pulsa.


A participação do Bijari no festival conta ainda com a obra Cidades (Im)Possíveis, parte do binômio “Cidade/ Natureza” que apresenta ao público paisagens digitais que sobrepõem e transformam momentaneamente o espaço real. O vídeo mapping possibilita a transformação virtual das paisagens físicas e abre brechas no real ao nos trazer outras maneiras de olhar para o ambiente já conhecido e estagnado, o que nos estimula a imaginar novas possibilidades de criação da cidade.

Celebrando a união de diversos artistas, a exposição também conta com nomes como Alê Jordão, André Severo, Daniel Lima, Gabriel Vinagre, Vjana – Jana Castoldi, Katia Maciel, Kira Luá e VJ Lee Alonso.

Serviço

Festival das Luzes Canela

De 1 a 4 de maio de 2025
Horário de funcionamento: quinta a domingo, das 19 às 23h, na Praça João Corrêa e Catedral de Pedra

Sobre o Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia, o Bijari existe desde 1997 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana.

Agência Lema
Leandro Matulja / Leticia Zioni / Guilherme Maia
www.agenciaLema.com.br

Informações para a imprensa:

Maria Morales – (11) 98147-2307

maria.morales@agencialema.com.br

Lucas Saraiva – (11) 95353-5310

lucas.saraiva@agencialema.com.br

Marcos Morelli – (11) 99442-7700

morelli@agencialema.com.br

Fotos: Crédito: Bijari

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias