Connect with us

Notícias

Março Amarelo

Publicado

on

Dr. Corival Castro, ginecologista obstetra, especialista em reprodução assistida, endometriose e cirurgia robótica. É também supervisor da residência médica em Endoscopia Ginecológica do Hospital Geral de Goiânia (HGG).

Cerca de 17,5% da população adulta sofre com a infertilidade, uma das causas é a endometriose

Uma a cada dez mulheres no Brasil tem endometriose e não sabem, segundo o Ministério da Saúde. Médico especialista em reprodução humana assistida compartilha quais fatores precisam avaliados e a importância do diagnóstico precoce

Neste março amarelo, de Conscientização e Combate a Endometriose, um dado levantado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que 17,5% da população adulta – 1 a cada 6 pessoas no mundo – apresentam problemas de infertilidade.

A endometriose é uma das doenças que podem desencadear esse quadro. De acordo com o Ministério da Saúde uma a cada 10 mulheres no Brasil sofrem com os sintomas da doença e não sabem de sua existência.

O ginecologista obstetra Corival Castro, especialista em reprodução assistida da Clínica Humana Medicina Reprodutiva pontua que a endometriose é uma doença multifatorial e que prejudica o processo de fertilização em todas as etapas. “Um dos mais importantes fatores predisponentes é a mulher que tem o maior número de ciclos menstruais durante a vida, aquelas que retardam a gravidez ou que nunca gestaram, que fizeram uso de anticoncepcional ou que têm malformações uterinas”, diz.

Corival, que também é especialista em endometriose e cirurgia robótica, avalia que outro ponto importante é analisar o histórico familiar, e que as mulheres que têm o início dos ciclos menstruais muito cedo e menopausa tardia também entram nesse contexto.

Apesar de ainda não haver exames que possam prever a possibilidade de desenvolvimento da doença, o especialista ressalta que geralmente ela ocorre em mulheres em idade reprodutiva, ou seja, aquelas que estão na puberdade ou menopausa.

Isabela Borges, portadora de endometriose profunda, diz que desde os 22 anos sentia muitas dores durante o ciclo menstrual, quadro que foi se agravando com o passar do tempo. Após anos de tentativas frustradas e peregrinação com tratamentos e diagnósticos, passou por uma cirurgia aos 26 anos, onde perdeu um ovário e a trompa direita. Em 2018, conheceu o doutor Corival e deu início aos tratamentos. No ano seguinte veio o desejo de engravidar, sendo prolongado para depois devido a pandemia.

Isabela Borges juntamente com sua família

Já em 2021 após fazer exames, ela verificou que a endometriose havia retornado, além de identificar dilatação nas trompas e reserva ovariana muito baixa, onde foi sugerido a fertilização in vitro (FIV). Em 2022, passou por outra cirurgia de endometriose e já em julho do mesmo ano fez a transferência dos embriões. Hoje ela tem dois filhos gêmeos, frutos do tratamento com a FIV.

“Essa é uma doença muito forte, incapacitante e que abala emocionalmente e fisicamente. Eu antes passava muito mal, com dores insuportáveis. Mas quando encontramos um profissional que ama o que faz e olha para suas pacientes, tudo dá certo. Estou muito feliz e realizada hoje com meus filhos”, pontua.

A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE) afirma que cerca de 25 doenças podem ter origem emocional. No caso da endometriose, Corival ressalta que o estado psicológico está totalmente relacionado não somente ao desenvolvimento, mas à persistência da doença, e que por isso é fundamental que se tenha o cuidado com as pacientes no aspecto emocional e psicológico.

“O diagnóstico e o cuidado precoce dessas mulheres vão impactar na prevenção da infertilidade. O tratamento clínico, a dieta, a atividade física, os hábitos saudáveis e até mesmo a cirurgia poderão preservar a fertilidade futura e atual”, finaliza.

Corival atua na Clínica Humana Medicina Reprodutiva e é também supervisor da residência médica em Endoscopia Ginecológica do Hospital Geral de Goiânia (HGG).

 Fotos: Arquivo Pessoal

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO

Negocios

Programa “PCD GWM Navesa” foi lançado durante o “Mobility Day”!

Publicado

on

O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras 800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600

Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.

Redes sociais: https://www.instagram.com/gwmnavesa/ & https://navesagwm.com.br/

Para mais informações e agendamento de test drive: (62) (62) 3413-0600 / WhatsApp, com condições especiais para PCD.

Contato: Isadora Beltrão – (62) 98277-5167 (Supervisora de Marketing)

Vigência do Programa PCD GWM: Permanente.

Crédito: Fabrício Barreto

Carlos Eduardo Faria – Kadu!

Jornalista / Paspartú Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Cuidados no verão.

Publicado

on

O renomado médico dermatologista, especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Domingos Sávio Coelho, adverte para os cuidados no verão após a cirurgia de transplante, evitando exposição solar direta, calor excessivo, piscina e mar no período indicado para uma boa cicatrização, sendo o sucesso do transplante os cuidados do pós-operatório.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias