Connect with us

Notícias

Maria Luiza Naves completa 102 anos

Published

on


Recebe de presente a Praça José Rodrigues Naves Júnior

Sábia, simples e solidária. Três adjetivos resumem a vida de Maria Luiza Naves, conhecida carinhosamente como dona Nenzinha, que chega nesta terça-feira, dia 25, aos 102 anos, numa trajetória marcante e repleta de ações que a tornam admirada, querida e respeitada. Sempre altiva e presente, soube construir, ao lado de seu marido, José Rodrigues Naves Júnior, uma grande família, espalhando bons exemplos e ajudando a todos que a procuraram. Serena e tranquila, está sempre rodeada de familiares e dos muitos amigos que conquistou ao longo desse percurso.
Um dos presentes que mais a agradou foi a iniciativa da Associação Goiana de Imprensa (AGI) de homenagear seu marido. Primeiro, a entidade pleiteou e conseguiu com o vereador Anselmo Pereira colocar o nome dele na Praça C-246, que fica na rua C-235 com as ruas C-245, C-247 e T-68, no Jardim América, em Goiânia. Agora, articulou com o vereador Paulo Magalhães para que a Prefeitura Municipal, via Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), remodele esse espaço público para ser entregue à população goianiense no sábado, dia 29. As obras devem começar nesta terça-feira.
Naves Júnior foi vereador em Goiânia pela UDN por 16 anos seguidos, nas quatro primeiras legislaturas, de 1947 a 1962, quando realizou importante trabalho social, atendendo a população marginalizada, e fazendo ações pela educação e cultura.

Pioneira e atuante
Pioneira na construção de Goiânia e de Goianira, Maria Luiza Naves teve um papel de fundamental importância na história dessas duas cidades goianas, como mulher atuante, presente e cidadã consciente de suas responsabilidades. Conselheira e amiga – como ressaltou em 2001 o então vereador Hélio de Brito Júnior, na entrega a ela do título de ‘Cidadã Goianiense’, que ele propôs – “é firme em suas ações e respeitada em suas decisões. Mãe carinhosa e presente, ela cuidou e acompanhou os filhos para que estudassem e tivessem mais chances na vida. Esposa dedicada e atuante, foi uma presença constante ao lado do marido – José Rodrigues Naves Júnior, um dos mais brilhantes e íntegros de nossos Vereadores – em todas as suas atividades, em especial as religiosas e políticas. Destacou-se pelo trabalho social em São Geraldo, onde morou por 26 anos, e no bairro de Campinas, onde residiu por 50 anos, trabalhando no resgate da cidadania das famílias de baixa renda. Reservada e simples, muito simpática, é uma presença marcante e solidária”.
Sempre justa e carinhosa, tratou a todos com igualdade e espírito de justiça. Católica, freqüentou a missa aos domingos e participou das atividades sociais da Igreja. Com o marido, que faleceu em 1995, atuou na Sociedade de São Vicente de Paula, no apoio às famílias pobres. Prática, em questões de saúde prefere as misturas caseiras, como o álcool com arnica e cânfora, que fabrica apenas na Semana Santa e distribui para os filhos e amigos mais próximos. Os netos costumam dizer que o álcool “é milagroso, serve para curar tudo”.
Goiana de Trindade, Nenzinha nasceu no dia 25 de julho de 1921, filha dos mineiros Maria de Araújo Oliveira e Silva e Osório Carlos da Silva. Foi Sub Prefeita de São Geraldo em dois momentos, no primeiro aos 19 anos de idade, e mudou o nome da vila, que integrava a Capital, para Goianira, significando “Pequena Goiânia”. Como Primeira Dama, quando seu marido, Naves Júnior, foi Prefeito de Goianira, ela deu ênfase à assistência social, implantando a Maternidade Maria Luiza, em homenagem à sua avó, que fora, em vida, responsável pelo nascimento de muitas pessoas e pelo socorro aos enfermos daquela localidade e lugarejos vizinhos. Por iniciativa da vereadora Kátia Alves Tourinho, a Câmara de Goianira concedeu-lhe o Título Honorífico de Cidadã Goianirense, via Decreto Legislativo nº 22, de 10 de outubro de 2018.
Dona Nenzinha e José Rodrigues Naves Júnior tiveram nove filhos, todos se casaram e geraram, no total, 27 netos. Já são 37 bisnetos.

Jales Naves, especial para o D9 Notícias

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Festival de Ballet Infantil

Published

on

Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet

O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.

O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.

Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.

Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.

O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Festival de Natal
Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.

SERVIÇO
6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás

Data: 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: a partir das 17h
Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO)
Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias
Entrada gratuita

OlhO Comunicação Estratégica

Continue Reading

Eventos

Claudia Matarazzo em Goiânia

Published

on

Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)

O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito da foto: Cristiano Borges 

Continue Reading

Inauguração

Novo Club em Goiânia 

Published

on

Promete unir galeria de arte e música no mesmo lugar

Vernissage Club funcionará na Praça do Cruzeiro e traz um modelo exclusivo de conceito. Goiânia agora conta com um novo conceito de club que promete revolucionar a experiência de entretenimento ao integrar música e arte visual em um ambiente único e imersivo. A inauguração aconteceu neste final de semana, o club — batizado de Vernissage — traz a ideia de unir o impacto de diferentes formas de expressão artística em um único espaço, permitindo que os visitantes vivenciem arte e música simultaneamente.Inspirado em festivais e exposições de arte imersiva, o projeto tem como objetivo conectar os sentidos dos goianos por meio de uma narrativa que rompe com a divisão entre galeria de arte e pista de dança. “Queremos que as pessoas, enquanto estão na pista, sintam-se parte de uma exposição viva, onde a arte visual e as expressões artísticas circenses e performáticas interajam com a música”, explicam os sócios, Luan S. Barbosa, Rogério Andrade (também dono de um bar que integra galeria de arte) e Raphael de Oliveira Sarpe.Ainda de acordo com os empresários, a proposta se diferencia pela experiência sensorial: os clientes poderão contemplar esculturas, quadros e outras obras artísticas enquanto dançam, sendo impactados por uma mistura cuidadosa de iluminação e música que não interfere nas telas ou esculturas. A experiência ganha ainda mais intensidade com espaços instagramáveis, onde o público pode tocar, pintar e interagir com as obras de maneira única.

Curadoria artística e musical de alta qualidade

A curadoria da Vernissage será dinâmica, com exposições de artistas locais, nacionais e até internacionais. A cada dois meses, uma nova exposição tomará conta do espaço, trazendo novas narrativas visuais. Já a música terá noites voltadas para gêneros específicos: um dedicado à música eletrônica, com DJs de destaque no cenário nacional e internacional, e outro dedicado à música urbana, com gêneros como hip-hop, trap e funk.Com uma programação de qualidade e curadoria que atende a múltiplos gostos, o Vernissage espera atrair um público diverso, de conhecedores de arte a amantes da música. “Queremos desmistificar a ideia de que a arte deve ser apreciada apenas em galerias formais. Em nosso espaço, o público poderá contemplar obras de forma nova e descomplicada, enquanto se diverte e interage com o ambiente”, afirmam os sócios.


Conexão com a cena local e compromisso cultural

A proposta vai além do entretenimento. Após a inauguração, o Vernissage espera alinhar parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e pontos de cultura locais para incentivar o acesso à arte e dar visibilidade aos artistas da região. A ideia é que o espaço seja não apenas um club, mas também uma plataforma de expressão para a cultura goianiense.


Inauguração e funcionamento

A inauguração oficial aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), das 22h às 6h. O club funcionará regularmente às sextas e sábados.O significado do nome Vernissage — A abertura de uma exposição de arte — reflete o propósito da casa, que se propõe a ser um ponto de encontro entre música e arte visual.

Serviço:Inauguração do Vernissage Club

Funcionamento: Sexta e sábados das 22h às 6h

Onde: Pr. do Cruzeiro, 121 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-320

@vernissageclub–

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

Continue Reading
Advertisement

noticias