Com a conveniência de fazer compras sem ‘sair de casa’, mercadinhos em empreendimentos verticais e horizontais estão na mira de quem busca mais praticidade e segurança em imóveis
Com muitas facilidades, os minimercados dentro de condomínios, sejam verticais ou horizontais, são uma opção de compras impulsionada pela pandemia e pelo isolamento social, que se consolidou a nível nacional. Além de vender produtos que ajudam a vida dos moradores dos empreendimentos, a medida também é vista com bons olhos pelo mercado imobiliário, já que a estratégia gera valorização adicional aos imóveis de 5 a 10%, chegando até a R$ 50 mil. Em Goiânia, segundo dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), 54% dos empreendimentos lançados nos últimos 24 meses contam com minimercados autônomos.
Dados da pesquisa de Tendências de Moradia de 2023, realizada pelo DataZap, apontam que os minimercados nos condomínios são ainda importantes na decisão de compra ou locação de imóvel para cerca de 3 em cada 10 pessoas. Esses locais funcionam de maneira totalmente autônoma: não necessitam de caixas, operadores e funcionários. Os condôminos têm acesso à loja 24 horas por dia, sete dias por semana, e encontram itens de primeira necessidade entre alimentícios, bebidas, produtos de limpeza e higiene e beleza, podendo comprar com cartão ou PIX, ou, em alguns empreendimentos, pelo aplicativo do condomínio e apenas retirar os produtos no local. Necessitam de pouco espaço para instalação, podendo ser acomodados em uma parede de dois metros, por exemplo, com tomadas.
De acordo com o diretor de Comunicação e Marketing da Sousa Andrade Construtora, Bruno Alcântara, ambientes estruturados para facilitar a vida dos moradores, como mercadinhos, têm favorecido a valorização dos últimos lançamentos da construtora. O Gaudí Residências, lançado em novembro de 2023 em parceria com a Humanae Incorporadora e Atrium Construtora, é um exemplo que já registra 15% de valorização em suas unidades. “Somada à excelente localização do Gaudí em Goiânia, que está na orla do Parque Vaca Brava, vemos que o rápido escalonamento da valorização se dá também em função da presença de facilidades como próprio mini market e até o espaço delivery, conveniências que, desde a pandemia, foram incorporadas às demandas imprescindíveis tanto do público comprador como dos investidores”, garante o diretor.
Comodidade e segurança
O diretor de Incorporação da EBM Desenvolvimento Imobiliário, Marcos Túlio Campos, acredita que, hoje, os minimercados passaram de diferenciais para espaços essenciais dentro dos empreendimentos. “Vemos no mercado imobiliário um movimento cada vez mais pujante de busca por produtos que vão atender, de forma facilitada, o dia a dia das pessoas. Assim, os mercadinhos se tornaram fundamentais justamente porque agregam usabilidade, comodidade e conforto para o cliente. Isso aumenta, por consequência, a percepção de valor do empreendimento. É uma tendência que veio para ficar”, afirma. Na EBM, são mais de 27 residenciais com minimercados nas suas mais diversas linhas de produtos, do alto padrão aos compactos.
Com oito empreendimentos recentemente lançados com a previsão de minimercados autônomos, a CMO Construtora dedica uma atenção extra a esse espaço. “Hoje, a gente percebe que todos os condomínios já têm buscado instalar o minimercado. Então, se a construtora não pensa nessa área específica previamente, o mercadinho pode acabar ficando em algum local que não seja tão adequado ou o mais prático para os moradores. Por isso, é uma preocupação da CMO destinar um espaço amplo e com a possibilidade de vedação com porta, para que seja possível ainda o acesso por biometria ou senha, por exemplo, trazendo mais segurança não só para os produtos que estarão guardados ali, como para os condôminos. É um serviço que tende a se aprimorar a cada dia com o passar do tempo”, garante Marcelo Moreira, diretor comercial da CMO Construtora.
Condomínios horizontais
Nos condomínios horizontais fechados o cenário não é diferente – o minimercado também configura como item fundamental na escolha desse tipo de habitação. A FGR Incorporações, uma das empresas pioneiras no segmento em Goiás, já soma 20 condomínios da marca Jardins com mercados autônomos internos. Como os espaços foram absoluto sucesso entre os condôminos, a empresa desenvolveu, para seus próximos lançamentos, a instalação de padarias com funcionamento 24 horas.
“Levar a comodidade de serviço para perto e, principalmente, para dentro dos empreendimentos, é uma forte tendência quando falamos de condomínios horizontais. A implementação da padaria, por exemplo, vem para contemplar uma necessidade que identificamos dos clientes. Além de ter à mão itens para completar suas compras, os moradores buscam opções de refeição dentro do próprio condomínio. Vemos, portanto, que esses recursos têm se tornado grandes atrativos para investimento na modalidade”, explica a diretora comercial da FGR, Camila Alcântara.
Novos empreendimentos
Seguindo este modelo em crescente popularidade, novos empreendimentos já preveem os minimercados em seus projetos. É o caso do Ázus Casa Conceito, novo produto de uma parceria entre SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, Partini Incorporadora, Enec e Joule Participações. Com entrega prevista para 2028, o empreendimento terá um espaço de 10m² destinado à operação de um mercadinho. O local contará com pé direito de mais de três metros, nichos para embutir freezers, além de toda infraestrutura para instalação de câmeras internas. Para o CEO da SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, Fernando Razuk, essa comodidade nas compras reflete uma mudança de comportamento de consumo que já se estabeleceu. “Não há nada mais conveniente do que ter um mercado dentro do seu próprio condomínio, com mais segurança e menos perda de tempo de locomoção”, avalia.
Os cinco próximos empreendimentos da Dinâmica Incorporadora também serão entregues com o espaço para minimercado. “Vimos essa demanda a partir de pesquisas com moradores sobre itens e espaços comuns de maior desejo e tendências em inovação. Muitas famílias têm ficado mais em casa, optado por receber os amigos no lar e o mercadinho traz comodidade e praticidade ao dia a dia e a alguma necessidade pontual. Nossos três empreendimentos da Linha Soft, que são produtos intermediários para públicos variados, como famílias com e sem filhos, jovens adultos e investidores, já serão entregues com esses ambientes totalmente preparados para receber os minimercados. Essa é uma tendência que veio para ficar pós-pandemia e acreditamos que, no futuro, todos os empreendimentos terão esse serviço”, explica Patrícia Garrote, diretora de incorporação da Dinâmica.
Deraldo Júnior, coordenador comercial da Terral Incorporadora, avalia que os minimercados cresceram no mercado imobiliário nos últimos três anos e conta que a Terral vai entregar o seu primeiro empreendimento em que o minimercado está no projeto original, o Nest23. “A Terral está desenvolvendo projetos que estimulem o senso de comunidade nas pessoas, e o minimercado é uma das áreas que proporcionam esse sentido. Além disso, ter um espaço desse tipo dentro do empreendimento leva mais comodidade e conforto para os nossos clientes”, pontua Júnior.
Urbà Home Stay by Housi oferece serviços específicos que facilitam a rotina dos hóspedes durante os tratamentos
Com uma infraestrutura cada vez mais moderna e completa, Goiânia tem se destacado em diversas áreas do Brasil, não apenas no agronegócio e nas indústrias, mas também como referência para quem busca atendimento médico e serviços relacionados à saúde de forma geral. A localização estratégica no centro geográfico do Brasil, aliada à grande quantidade de especialistas, faz da cidade o destino ideal para serviços médicos e de bem-estar, gerando uma demanda crescente de turistas, o que caracteriza o fenômeno do turismo de saúde.
Pensando nesse público, o Urbà Home Stay by Housi conseguiu unir, em um único local, conforto e praticidade, oferecendo uma combinação de serviços, conveniências e flexibilidade no contrato, com a modalidade longstay. O empreendimento está localizado próximo ao Órion Business & Health Complex, clínicas de estética e odontologia, facilitando ainda mais a locomoção de pacientes e acompanhantes.
“A maioria dos nossos hóspedes busca locais para estadias longas devido a consultas e retornos médicos. A locação que oferecemos conta com uma estrutura completa, incluindo quartos conjugados, ou seja, os apartamentos são independentes com acesso fácil através de um pequeno hall que os une, o que promove ainda mais conforto. Dessa forma conseguimos acomodar com mais privacidade desde os cuidadores aos familiares e pacientes” afirma Vanessa Pires Morales, head de hospitalidade, vendas e marketing da STAY, operadora do Urbà.
Além disso, o local ainda conta com mercadinho, cafeteria da Rancheiro Express e um restaurante com excelente gastronomia. Os espaços ao ar livre do empreendimento ainda garantem momentos de relaxamento e meditação, um grande diferencial que contribui para a satisfação de opta pelo Urbà Home Stay by Housi.
Ao longo da estadia é possível ainda desfrutar de um ambiente com enxoval esterilizado. Os clientes também podem utilizar, ainda, os serviços pay-per-use, como limpeza e a lavanderia da Omo. “O serviço de limpeza também pode ser contratado na locação conforme necessidade ou no caso de longas estadias para facilitar a rotina da pessoa”, explica Vanessa.
Para ilustrar a importância dessas viagens para a economia, o Censo Hoteleiro de 2022 revela que 57% dos turistas que visitam Goiânia o fazem em busca de tratamentos médicos. Além disso, um levantamento da Universidade de São Paulo (USP) coloca Goiânia entre as 11 cidades brasileiras com maior número de especialistas em saúde, evidenciando a relevância da cidade no setor.
No turismo de saúde, os viajantes têm objetivos claros que vão além dos tradicionais passeios, como tratamentos cirúrgicos, doenças complexas, emagrecimento e procedimentos estéticos. Pensando nisso, os empreendimentos têm investido em tecnologias e comodidades que facilitam a estadia e fidelizam esse público.
Sobre o Urbà Home Stay by Housi
O Urbà Home Stay by Housi é o primeiro empreendimento em Goiânia dedicado exclusivamente à locação por temporada, alinhado às tendências globais do setor, que vem crescendo mais de 15% por trimestre desde 2022. Localizado na Avenida D, número 221, no Setor Marista, o projeto oferece infraestrutura para estadias curtas e longas, incluindo coworking, sala de reunião, mercadinho, academia, lavanderia compartilhada, espaço pet-friendly, estacionamento rotativo e opções gastronômicas. Com tecnologia de ponta, o modelo de hospedagem permite reservas, check-in, check-out e contratação de serviços pay-per-use por meio de uma plataforma digital. Voltado para a geração Y, o conceito aposta na flexibilidade e no senso de pertencimento, promovendo ambientes integrados que incentivam interação e autonomia.
Serviço: Urbà Home Stay by Housi Endereço: Av. D, 221 – Setor Marista em Goiânia – GO. CEP: 74150-040. Telefone/WhatsApp Reservas: (62) 98302-8383 Site: www.oficialstay.com Redes Sociais: @urbahomestay @oficialstay
Hugo Vitti, rodeado de pessoas queridas, compartilhou momentos de alegria, fazendo do seu aniversário um evento inesquecível e cheio de energia positiva, o clima descontraído e elegante foi predominante, com os convidados vestindo roupas nas tonalidades de laranja e branco, alinhadas ao tema escolhido. A vista deslumbrante do Lago Paranoá, acompanhada pelo pôr do sol, proporcionou o cenário perfeito para um evento memorável.
Com a bebida Aperol como destaque, o bar estava repleto de drinques refrescantes e saborosos, e os convidados brindaram ao lado do aniversariante, celebrando a amizade e a vida.
O ambiente a bordo do Diamond, o barco flutuante de luxo, ofereceu todo o conforto e sofisticação, criando uma experiência única para todos os presentes. O evento foi marcado pela harmonia entre a beleza natural do Lago Paranoá e a vibração festiva da celebração.
Veja algumas fotos do evento:
Carlos Augusto Olival, Jace Veloso, Juliene Rodovalho, Lúcia Brossmann, Genesi Bueno, Márcia Oliveira Christina Reis.
Genesi e Rodovalho
Hugo Vitti e Genesi Bueno
Juliene Rodovalho, Márcia Oliveira, Genesi Bueno e Lucia Brossmann
A Tiffany & Co., organizou um brunch para clientes e influenciadores na cidade de Goiânia, na última terça-feira, para celebrar a primeira loja da marca na cidade, com previsão de abertura para o próximo mês.
O evento proporcionou um ambiente intimista e sofisticado para compartilhar suas coleções ICONS, incluindo Tiffany Lock, Knot, HardWear e T. A comemoração foi uma oportunidade única para os convidados conhecerem as joias, também disponíveis através da nova loja virtual da marca.
Joias exclusivas das coleções icônicas, além de acessórios, bolsas e objetos decorativos, estão disponíveis para entrega em todo o Brasil. O evento em Goiânia simbolizou a expansão da presença da marca e celebrou essa nova etapa da história da Tiffany & Co. no Brasil, e contou com a presença da mais nova Friend of the House Silvia Braz, que veio de São Paulo especialmente para o evento.
Sobre a Tiffany & Co.
A Tiffany & Co., fundada na cidade de Nova York em 1837 por Charles Lewis Tiffany, é uma joalheria de luxo global com sinônimo de elegância, design inovador, artesanato fino e excelência criativa. Com mais de 300 lojas de varejo em todo o mundo e uma força de trabalho de mais de 13.000 funcionários, a Tiffany & Co. e suas subsidiárias de design projetam, fabricam e comercializam jóias, relógios e acessórios de luxo. Quase 5.000 artesãos habilidosos cortam diamantes Tiffany e fabricam joias nas próprias oficinas da empresa, cumprindo o compromisso da marca com a qualidade superlativa.
A Tiffany & Co. tem um compromisso de longa data em conduzir seus negócios com responsabilidade, sustentando o ambiente natural, priorizando a diversidade e a inclusão e impactando positivamente as comunidades em que opera. Para saber mais sobre a Tiffany & Co. e seu compromisso com a sustentabilidade, visite tiffany.com.br@tiffanyandco