É um movimento internacional, em que é celebrado nacionalmente todo ano, por pessoas, empresas e organizações, com o objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Esse famoso símbolo surgiu durante uma corrida realizada em 1990 em Nova York.
No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, segundo dados do Instituo Nacional do Câncer (INCA), a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,71 óbitos/100.000 mulheres, em 2021. As regiões Sudeste e Sul (12,43 e 12,69 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente) tem as maiores taxas (INCA, 2022).
A LAASM é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, organizada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), criada no ano de 2016 e coordenada pela disciplina Saúde Materno Infanto Juvenil da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS).
Promover o conhecimento teórico-prático para a realização de ações imediatas e mediatas de saúde e enfermagem do cuidado a gestante, parturiente, puérpera e saúde da mulher, está dentre os objetivos da LAASM. O enfermeiro possuiu conhecimento técnico-científico, capacitação, autonomia e respaldo dos protocolos institucionais existentes, para realizar campanhas, palestras, solicitar exames e medicar, principalmente na Atenção Básica de Saúde.
Diante de toda a capacitação científica, os membros da LAASM, tem o maior prazer de realizar ações voltadas para a saúde da mulher, não somente no outubro rosa, mas em todos os momentos que somos convidados para participar de ações.