Maior estudo global já feito mostra que 188 milhões de jovens (5‑19 anos) vivem com obesidade em 2025 — cenário exige resposta urgente em políticas de alimentação, regulação de alimentos ultraprocessados e ação nas escolas.
Pela primeira vez na história, a obesidade supera a desnutrição como a forma mais prevalente de má nutrição entre crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos, revela relatório internacional do UNICEF.
O estudo “Alimentando o Lucro:
Como os Ambientes Alimentares estão Falhando com as Crianças” reúne dados de mais de 190 países e mostra que, desde 2000, a prevalência de desnutrição nessa faixa etária caiu de quase 13% para 9,2%, enquanto a obesidade saltou de 3% para 9,4%, segundo o UNICEF.
Isso significa que, em 2025, cerca de 188 milhões de crianças e adolescentes sofrem de obesidade — contra aproximadamente 9,2% que vivem com baixo peso.
Brasil: cenário já consolidado.
No Brasil, essa transição já é visível há anos. Em 2000, conforme dados divulgados pela Agência Brasil, 5% das crianças/adolescentes apresentavam obesidade; esse número triplicou até 2022, alcançando 15%.
Ao mesmo tempo, a desnutrição nessa população caiu para 3%.Também chama atenção o crescimento do sobrepeso, que passou de 18% para 36% entre 2000 e 2022.
Fatores por trás do fenômeno e consequências.
A endocrinopediatra Marília Barbosa ressalta que o avanço da obesidade infantil está fortemente ligado à hábitos de vida.
“Vemos a substituição de dietas tradicionais por alimentos ultraprocessados — geralmente de baixo custo, muito calóricos, com alto teor de sódio, açúcar e gorduras não saudáveis.
E também precisamos estar vigilantes quanto ao ambiente alimentar global repleto de publicidade agressiva desses produtos para públicos jovens”, pontua a médica, que continua: “além disso, os ultraprocessados já dominam espaços como escolas, já têm maior acessibilidade em mercados e conveniências e, ainda somamos com o apelo comercial”.
A endocrinopediatra chama a atenção para o fato de a obesidade infantil não ser apenas um tema estético.
“A obesidade eleva o risco de doenças crônicas ao longo da vida, como resistência à insulina, hipertensão, diabetes tipo 2, doença cardiovascular e alguns tipos de câncer.
Por isso é tão importante tratarmos esse cenário junto às crianças”.
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.