Com cerca de mil metros quadrados, nova unidade da Panobianco será instalada no ASA Open Mall e oferecerá aulas de jump, lutas, dança, musculação completa e pilates
Goiânia se consolida como um dos principais polos de prática de atividades físicas do país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 41,3% da população da capital dedica, ao menos, duas horas e meia semanais a exercícios moderados durante o lazer, enquanto 8,4% incorporam a atividade física à rotina de deslocamento para o trabalho ou estudo.
Inserido nesse contexto de crescimento e valorização do bem-estar, o ASA Open Mall, centro de conveniência em fase de implantação na região do Parque Oeste Industrial, anuncia a chegada de uma unidade da rede nacional de academias Panobianco. A região é uma das mais densamente povoadas da capital, com cerca de 7,5 mil moradores, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU), com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A escolha do local, segundo o franqueado Rafael Assunção, foi estratégica e resultado de uma análise detalhada do perfil da região. “Identificamos uma grande oportunidade justamente pela carência de academias que tem em volta”, destacou.
Projetada para ser um centro completo de saúde e bem-estar, a nova unidade contará com aproximadamente mil metros quadrados de área construída, posicionando-se entre as maiores e mais completas academias da região.
“A diversidade de modalidades é um dos pilares da proposta, buscando atender a um público variado, desde o atleta mais focado até aqueles que procuram atividades de baixo impacto ou mais lúdicas”, afirma Rafael, ao mencionar as aulas de jump, lutas e dança, além de musculação completa e pilates. A previsão é que a inauguração aconteça ainda neste ano.
Sobre o ASA Open Mall
Com conceito arquitetônico contemporâneo, o ASA Open Mall aposta em uma estrutura open air, com lojas em ambientes abertos, favorecendo uma fachada ativa e maior integração com a paisagem urbana. Sob gestão profissional, o empreendimento contará com um mix diversificado de serviços e comércio, incluindo lanchonete, clínica, drogaria, além de franquias dos segmentos de beleza e alimentação. O mall está estrategicamente localizado próximo aos bairros Goiá, Eldorado e Eldorado Park.
O projeto é desenvolvido por Agni Aguiar, CEO da ASA Imobiliária e sócia do ASA Open Mall, e William Martins, diretor de Engenharia do ASA Open Mall e CEO da Íntegra Engenharia.
Animes, K-pop, festivais tradicionais e cultura geek revelam como referências orientais se consolidaram no cotidiano goiano
A cultura asiática, vibrante e multifacetada, conquistou um lugar especial na rotina e no imaginário do público no Brasil e em Goiás não seria diferente. A cultura asiática deixou de ser apenas uma referência distante para se tornar parte do cotidiano de milhares de brasileiros. Presente na música, na televisão, na moda, nos eventos e até nos hábitos de consumo, essa influência atravessa gerações e se manifesta de forma cada vez mais natural no imaginário local dos goianos.
Para muitos, o primeiro contato veio ainda na infância, quando animações japonesas passaram a ocupar a programação da televisão brasileira nas décadas de 1990 e 2000. Personagens marcantes ganharam destaque na televisão brasileira, como Goku, Cavaleiros do Zodíaco e Naruto, abrindo caminho para uma legião de fãs que se identifica com narrativas, estética e valores desses universos.
Histórias cheias de simbolismos e valores como amizade, persistência e superação criaram vínculos emocionais que permanecem até hoje. Esses universos ajudaram a formar uma geração que cresceu acompanhando animes e passou a enxergar a cultura oriental com curiosidade e admiração. Essa relação se fortalece também nas experiências presenciais.
No Buriti Shopping, a influência da cultura oriental é bastante presente na gastronomia. A Praça de Alimentação do empreendimento reúne opções de culinária asiática como MaxSushi, Sushiloko e Ting Express, ampliando a experiência cultural do público por meio dos sabores — referências que também inspiram a agenda de eventos do empreendimento. Nos últimos anos, o shopping tem recebido ações temáticas e iniciativas culturais ligadas ao Oriente, como a Feira do Japão, que conta com uma ampla variedade de snacks, biscoitos e doces orientais, além de itens decorativos, expandindo a vivência cultural para além do paladar.
Esse movimento acompanha a chegada e a consolidação de marcas de origem oriental no estado. A inauguração da nova unidade da Daiso no Buriti Shopping, por exemplo, reuniu cerca de 400 clientes que aguardavam ansiosos pela abertura da loja. O sucesso da inauguração evidencia o interesse crescente por itens criativos, utilitários e com design inspirado na filosofia estética oriental, que fascina tantas gerações.
De acordo com o superintendente do Buriti Shopping, Bruno Furlanetto, a chegada da Daiso reforça o posicionamento do centro de compras como um espaço atento aos movimentos culturais e aos novos hábitos de consumo. “A Daiso é uma marca já consolidada e muito querida pelo público brasileiro. Sua chegada ao Buriti amplia nosso mix com uma proposta que une criatividade, funcionalidade e design, oferecendo experiências de compra que dialogam com diferentes estilos e gerações”.
Além da Daiso, o shopping conta com outras operações que contemplam diretamente esse universo. O quiosque da Piticas, especializada em camisetas geek e colecionáveis como funkos, atrai fãs de animes, games e cultura pop asiática. Com produtos temáticos, camisetas, bonés e acessórios inspirados em personagens orientais também reforçam essa conexão com o público.
Para o superintendente do Buriti Shopping, Bruno Furlanetto, esse movimento aponta para uma mudança no comportamento do consumidor. “Muito além de tendências passageiras, elementos como animes, doramas, K-pop, cosplay e festivais tradicionais se tornaram pontes afetivas e culturais entre Goiás e a cultura oriental. Nosso papel é acolher essas manifestações e oferecer um ambiente que valorize diversidade, experiências e pertencimento, como fazemos ao trazer para dentro do empreendimento a Feira do Japão e a Daiso, que é um sucesso de público”, destaca.
“Percebemos um crescimento consistente na busca por produtos, gastronomia e eventos ligados à cultura oriental. O público quer vivenciar essas referências de forma mais próxima, e o shopping acompanha esse movimento ao trazer marcas e experiências que dialogam com esse interesse”, ressalta o gerente de marketing do Buriti Shopping, Thiago Souza.
Radicado na Suíça, Dione de Sousa Barros escolheu Goiânia para apresentar sua marca de beleza baseada em ingredientes naturais derivados das abelhas, unindo influência europeia, eficácia e sustentabilidade.
O empreendedor brasileiro Dione de Sousa Barros, radicado em Lucerna, na Suíça, lança em Goiânia uma nova marca de skincare baseada em ingredientes apícolas, como mel e própolis. Inspirada nos hábitos europeus de cuidados com a pele, a marca une eficácia, ciência e sustentabilidade. Apaixonado pelo universo da beleza, Dione desenvolveu a linha a partir de uma necessidade pessoal, com foco em hidratação profunda, proteção e regeneração cutânea, especialmente para peles secas a normais. A proposta valoriza ativos naturais, clean beauty e responsabilidade ambiental.Com planos de expansão no Brasil e no mercado europeu, a marca chega ao mercado com uma visão contemporânea de skincare, aliando inovação e consciência ambiental.
Comodidades agregadas a empreendimentos residenciais verticais facilitam a vida de quem procura segurança e ganho de tempo. Incorporadoras buscam, cada vez mais, superar limites e aumentar a qualidade de vida dos moradores
A lógica da facilidade e comodidade adotada em empreendimentos residenciais de grandes centros urbanos está redefinindo o conceito urbanístico de “Cidade em 15 minutos”, criado pelo urbanista franco-colombiano Carlos Moreno, professor da Universidade de Sorbonne, em Paris. A premissa dessa visão do meio urbano é de uma cidade policêntrica, em que as necessidades básicas das pessoas (moradia, trabalho, compras, saúde, educação, lazer) sejam acessíveis em até no máximo 15 minutos a pé, de bicicleta ou por meio de transporte público, reduzindo a dependência do carro, diminuindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Soluções como minimercados autônomos, espaços delivery, academia, lavanderia, escaninho, coworking e áreas de lazer muito mais completas, que incluem piscinas, saunas, áreas gourmet, brinquedotecas, playground, quadras esportivas e pet place, já presentes em condomínios verticais nos dias de hoje, estão revolucionando esse conceito criado por Carlos Moreno, que já trazia uma ideia vanguardista em 2016, quando foi proposto pelo urbanista.
“Atualmente as pessoas não querem só um bairro com muitas comodidades, elas querem que boa parte destas comodidades estejam já dentro do seu prédio de forma a otimizar cada vez mais do tempo, um bem cada vez mais valioso”, afirma o especialista imobiliário e coordenador de vendas da Sim Incorporadora, Guido Santos, ao explicar que rotinas básicas como ir à academia, atividades de lazer em geral ou até mesmo levar o pet para passear já podem ser feitas sem sair do seu prédio.
Tempo e liberdade De acordo com Guido Santos, a ideia dos modernos projetos de prédios residenciais é fazer com que eles sejam “pequenos bairros compactos” e com isso seus moradores tenham mais tempo e liberdade para usufruí-los da melhor maneira possível. “Hoje temos boa parte da nossa vida pessoal e profissional concentrada num pequeno aparelho de celular, porque não termos também a nossa rotina diária concentrada no nosso prédio e com isso termos tempo para se fazer o que é realmente importante?”, sugere o especialista da Sim Incorporadora, ao lembrar que o mercado imobiliário traz hoje soluções que otimizam a rotina das pessoas.
Previsto para ser entregue pela Sim Incorporadora em março de 2028, os 31 pavimentos do Noah Sim Home são um bom exemplo de como você pode ter acesso a praticamente toda sua rotina, não só a poucos passos de casa, mas dentro do próprio prédio. Localizado na Rua T-44, próximo às Avenidas Castelo Branco, T-1 e T-7, no Setor Bueno, em Goiânia, o empreendimento oferece variadas tipologias, desde apartamentos compactos de um quarto com 48 m², passando por opções com duas suítes e metragens de 66 m² a 74 m², além de penthouses com três suítes plenas e 209,89 m².
Um dos principais diferenciais do projeto, segundo explica Guido Santos, são os vários itens de comodidade e lazer oferecidos: lavanderia, minimercado, academia com espaços funcionais, bicicletário, coworking no 26º andar, espaço delivery, dois espaços gourmet — sendo um com piscina —, pet place, piscinas adulto e infantil, playground, quadra de beach tennis single, salão de festas, salão de jogos, sauna e spa.
Comodidade ao máximo Também com essa proposta de trazer o máximo de comodidade ao dia a dia de seus moradores, a Sim Incorporadora traz no Setor Marista, na Rua 146, em Goiânia, o 140 Wellness Marista. O empreendimento residencial, com 26 andares, que traz apartamentos compactos de luxo, cujas metragens variam de 40 a 79 metros quadrados e plantas de um quarto a duas suítes, oferece soluções de conveniência que facilitam a rotina de quem dá valor ao tempo para se fazer o que mais importa, viver com qualidade de vida. “Nós buscamos atender ao público que busca espaços mais racionais nesta localização tão desejada em Goiânia, em um projeto moderno e sofisticado, que oferece tudo o que se precisa do dia a dia”, diz o coordenador de vendas da Sim Incorporadora.
Nesse projeto, além de uma completa infraestrutura de lazer e convivência, o que inclui espaço gourmet, academia, sala de jogos, piscinas com borda infinita, deck e sauna; há a previsão de soluções de comodidade que resultam na otimização de tempo e de locomoção. “No térreo, por exemplo, teremos um espaço de coworking com infraestrutura pronta para realização de reuniões e videoconferências. Trazemos também um supermercado autônomo, lavanderia e bicicletário”, descreve Guido Santos.