DA UTI AO PÓDIO, LIVRO CONTA A HISTÓRIADA PRIMEIRA TRIATLETA BRASILEIRA TRANSPLANTADA DE CORAÇÃO
Com prefácio de Pedro Bial, “Coração de atleta” narra a jornada de superações e conquistas de Patricia Fonseca, que sobreviveu à fila do transplante e se tornou medalhista olímpica e referência na luta pela criação de uma cultura doadora no Brasil
“Fui tirando aos poucos a roupa bem devagar, enquanto ainda olhava para o espelho. E então me permiti chorar. Minhas mãos cobriram meu rosto e eu apoiei minhas costas nuas na parede fria de azulejos, deixando o desconforto gelado me abraçar ao me lembrar que ainda estava viva e fui escorregando até sentar no chão do banheiro. A água caía no chuveiro e minhas lágrimas lavavam a minha esperança. Chorava pela vida que queria ter. Pelos sonhos que não iria realizar. Pelos amores que não iria viver. Pelos filhos que não iria ter.
O QUE EU VOU FAZER COM SEIS MESES DE VIDA?”
Depois de quase três décadas de limitações impostas por um grave problema cardíaco, Patricia Fonseca via seu tempo se esgotar. Sua última esperança era um transplante; consegui-lo no prazo, porém, era algo que desafiava as probabilidades.
Mas seu novo coração não sabia disso – e chegou no dia mais improvável de todos, possibilitando a ela escrever um novo futuro. A menina que não podia participar das aulas de Educação Física se tornou a primeira transplantada de coração triatleta do país, conquistando medalhas nas Olimpíadas dos Transplantados de 2019 e 2023. E a economista se transformou em voz poderosa na luta pela criação de uma cultura doadora no Brasil: além de palestrante e fundadora do Instituto Sou Doador, Patricia é coautora do Projeto de Lei Tatiane, que visa inserir o tema doação nas escolas de todo o país.
O livro “Coração de atleta” (Garoa Livros), que chega às livrarias brasileiras em julho, é um relato emocionante dessa incrível trajetória. Com um texto sincero, ora bem-humorado, ora dramático, sempre sem perder a leveza e a seriedade que o tema pede, o leitor será transportado para uma viagem recheada com referências musicais e fotos de cada fase de sua “jornada de ousadia, superação e conquistas” – não por acaso, o subtítulo do livro.
“Patricia Fonseca opera o milagre de fazer visíveis e palpáveis os fios que unem e fazem humanos os humanos, a teia chamada amor”, define Pedro Bial.
Coração de Atleta – Uma Jornada de ousadia, superação e conquistas estará disponível para pré-venda na Livraria da Vila, na Amazon, e nas livrarias em geral, a partir de 29 de julho, nas versões impressa, e-book e audiobook.
Com 100 quilômetros de prova, aberta a iniciantes e veteranos, será percorrida por revezamento de duas a oito pessoas que desejam praticar esporte e admirar as belezas do bioma
Uma corrida para quem deseja admirar diferentes paisagens do Cerrado enquanto pratica o esporte. Ao se deparar com as belezas deste bioma, aprender a valorizá-lo e a preservá-lo. Este é o sentido da 4ª Volta do Cerrado, uma prova de 100 quilômetros por revezamento, para ser cumprida por grupos de dois a oito pessoas. É hora de reunir os corredores e fazer as inscrições, abertas até 28 de outubro, no site Ticket Sports.
Agendada para 3 de novembro, o local de concentração, largada e chegada é o Portal do Sol Golfe, que tem toda sinergia com o propósito do evento, uma vez que o complexo de condomínios mantém quase um milhão de metros quadrados de mata nativa preservada e um campo de golfe oficial, de padrão internacional, com 748 mil metros quadrados de área verde, projetado pelo arquiteto americano Dan Blankenship.
De lá, os atletas passarão por áreas urbanas e rurais, seguindo um caminho de trilha até a cidade de Roselândia, para depois retornar ao ponto de origem. Serão 12 horas de prova, com largada às 4h da manhã.
“Estamos muito realizados em chegar à quarta edição desta prova de revezamento, que criamos após conhecer experiências similares fora do Estado. Essa é a única corrida nesse formato de Goiânia, e basta querer para participar. Veteranos ou iniciantes na corrida, estão todos convidados a viver essa experiência em equipe”, diz Fernando Diniz, professor de educação física, organizador do evento. A expectativa é receber cerca de 250 participantes.
O custo da inscrição é de R$180,00 por atleta e a idade mínima para participar é de 15 anos. Poderão ser formadas equipes de dois atletas (dupla), quatro (quarteto) e de oito (octeto), dentro das seguintes categorias: dupla masculino, feminina ou mista; quarteto masculino, feminino, misto ou de participação; e octeto masculino, feminino, misto ou de participação. Na semana do evento, os capitães das equipes deverão comparecer ao Portal do Sol Golfe para receber o kit oficial da corrida, com camiseta, mochila, e outros brindes para os competidores.
Portal do Sol Golfe será o local de partida da 4° Volta do Cerrado
Fernando enfatiza que, muito mais do que a competição, o principal objetivo da Volta do Cerrado é promover a integração, socialização, incentivo à prática esportiva e preservação do meio ambiente. “Eventos dessa magnitude são muito importantes para promover a saúde, qualidade de vida e inspirar as pessoas a praticarem esportes. Além disso, também incentiva a trabalhar liderança dentro de uma equipe, organização de estratégias em grupo, sem abandonar a bandeira de preservação do Cerrado que é uma bandeira que sempre será o cerne da Volta do Cerrado”, convida o organizador.
Serviço
Assunto: 4° Volta do Cerrado
Data: 3 de novembroHorário: 4h às 16h
Local de concentração e largada: Av. Orlando Rizzo, 231 – Residencial Goiânia Golfe Clube, Goiânia – GO, 74884-750Inscrições: até o dia 28 de outubro, no site Ticket Sports (https://www.ticketsports.com.br/
Eduarda Leite – Assessoria de Imprensa Portal do Sol Urbanismo
Neste sábado (28/9), às 10h, Goiânia ganhará sua primeira unidade da rede mineira Allp Fit, localizada na Avenida Perimetral Norte, 731. À frente da operação local está Ubirani de Pinho, sócio proprietário da unidade, que promete trazer para a capital goiana um modelo de academia acessível e completo, inspirado no conceito “o melhor para todos”. Com uma infraestrutura preparada para atender até 4 mil alunos, a Allp Fit Goiânia oferece uma ampla variedade de aulas coletivas, equipamentos de última geração, sauna, área kids e acompanhamento técnico especializado. Com mais de 30 unidades em operação e um plano de expansão que projeta 200 até 2025, a rede chega a Goiânia para conquistar o público que busca qualidade e inovação no mercado fitness.
Serviço: Inauguração da Allp Fit Goiânia Data: 28 de setembro, sábado Horário: 10h Endereço: Avenida Perimetral Norte, 731 – Goiânia (GO)
Neste próximo domingo, 29 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, realiza a 3ª edição do passeio ciclístico Pedal Pela Vida, em comemoração ao mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos para transplantes. O evento terá início às 7 horas, no Parque Areião, e contará com diversas ações para animar os participantes, como sorteio de vários brindes, incluindo uma bicicleta. O passeio ciclístico tem o apoio de diversas instituições e empresas, entre elas a MRV, construtora do grupo MRV&CO, que realizou a doação da bicicleta que será sorteada. Segundo o gestor de produção da empresa em Goiás, Antônio Caio Ribeiro, a participação da MRV como apoiadora do evento está em consonância com sua visão de sustentabilidade e responsabilidade social, além de promover a conscientização sobre a importância de práticas saudáveis para a qualidade de vida.