Connect with us

Notícias

Petrópolis tem previsão de chuva forte para hoje

Publicado

on

Quase um mês depois do temporal que matou mais de 230 pessoas, Petrópolis, na região serrana fluminense, volta a ter ameaça de chuva forte. A Defesa Civil Municipal enviou alerta por SMS à população para comunicar sobre a proximidade de frente fria ao município.

A previsão é de chuva moderada a forte, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento, principalmente à tarde e à noite. A instabilidade meteorológica deve permanecer até amanhã (13).

As chuvas que caíram no município na terceira semana de fevereiro deixaram pelo menos 233 mortos, devido a deslizamentos de encostas e enxurradas nas ruas da cidade. Os bombeiros seguem nas buscas por quatro desaparecidos.

Até o início da tarde de ontem (11) ainda havia quase 800 pessoas em abrigos municipais. O município segue tentando voltar à normalidade. O abastecimento de água já foi restabelecido e o de luz já tinha voltado ao normal em 99,7% dos endereços.

Mas ainda há trabalhos como a remoção de rochas que deslizaram com as chuvas, por exemplo. Desde ontem está sendo feito o trabalho de desmonte e retirada de duas pedras no condomínio BNH, no Alto da Serra, uma de 75 e outra de 40 toneladas.

Técnicos também planejam desmontar uma rocha localizada na rua Teresa, principal via comercial da cidade, nos próximos dias.

Edição: Nira Foster Fonte Agencia Brasil

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Medicina

Por que os homens morrem mais cedo?

Publicado

on

As estatísticas mostram que os homens morrem mais cedo: de cada três mortes, duas são de homens. Os óbitos de homens são mais elevados que os das mulheres em todas as faixas etárias, menos acima dos 80 anos, porque dificilmente eles chegam a essa idade. Segundo dados do IBGE, os homens brasileiros vivem em média 7,1 anos menos que as mulheres e uma das principais causas desse quadro é o fato de serem mais negligentes nos cuidados relacionados à saúde.

Em geral, os homens acham que nunca vão adoecer, fazem diagnóstico tardio de doenças graves, não seguem o tratamento recomendado, estão mais expostos aos acidentes de trabalho e trânsito, usam álcool e drogas em maior quantidade e não praticam atividade física com regularidade.

Essa resistência dos homens em procurar ajuda médica é devida a causas sociais, e em parte, ao machismo ainda muito presente na sociedade. Uma das faces desse comportamento é o mito da infalibilidade masculina. Ir ao médico é uma situação em que o homem corre o risco de se ver frágil e receber um diagnóstico que pode abalar a impressão de invencibilidade.
No meu consultório, é comum atender homens que só foram à consulta pela insistência de uma mulher, seja a esposa, a mãe ou a filha. E muitos pacientes só decidem procurar atendimento quando apresentam sintomas graves.


Vale ressaltar que o diagnóstico tardio das doenças compromete a qualidade de vida e as possibilidades de cura.

Se os homens tentam ficar longe de consultas relativas à saúde do corpo, no caso da saúde mental o cenário é ainda pior.


A maioria tenta fazer compensações para lidar com os problemas antes de, efetivamente, reconhecerem que precisam de ajuda profissional. Frequentemente o álcool e o cigarro são usados como válvulas de escape para os problemas emocionais, o que só agrava o cenário, já que o uso abusivo de álcool e o tabagismo, além de trazerem problemas familiares e sociais, são causadores de várias doenças físicas, entre elas o câncer.


Neste novembro azul, em que o foco, mais uma vez, é a prevenção ao câncer de próstata, deixo o meu alerta para a necessidade urgente de atenção à saúde masculina.


Esse tipo de câncer atinge, em média, um em cada seis homens e, no Brasil, é o segundo mais letal. Entretanto, se for diagnosticado no início, o câncer de próstata tem tratamento e cura.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, por isso é muito importante que homens com mais de 40 anos consultem um especialista para os exames de rotina e avaliação da sua saúde como um todo.


Para prevenir o aparecimento do câncer de próstata e outras doenças, é fundamental também adotar um estilo de vida mais saudável, optar por alimentação equilibrada, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividade física e cuidar da saúde mental.


Alcançar longevidade, com qualidade de vida, depende muito da nossa atitude.

CONTINUE LENDO

Notícias

Reuniões

Publicado

on

Presidente da ACEG José Torres esteve recentemente  participando da reunião do Conselho Deliberativo da CACB em Brasília e também do evento Cúpula dos Líderes.

CONTINUE LENDO

Homenagem

Mr M & Mario Guardado

Publicado

on

Os homenageados da noite do dia 23 novembro com o Prêmio Comunicação e Destaque 2024 pela Assembléia Legislativa de São Paulo, representando Lãs Vegas, o famoso mágico do Programa Fantástico, Mr M (Val Valentino ) e Mario Guardado, consultor de cassinos-turismo-tecnologia, a festa continuou até tarde num dos lugares mais badalados da noite paulistana.


CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias