Pista de caminhada no entorno da mata nativa do Parque do Lago, em Abadia de Goiás
Estudos mostram que atividades ao ar livre melhoram capacidade saúde mental.
Incorporar a natureza ao cotidiano urbano deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade para a saúde e o bem-estar.
Um estudo publicado no The World Journal of Biological Psychiatry revelou que atividades em ambientes naturais podem alterar a estrutura cerebral, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, área crucial para o planejamento e o desempenho cognitivo.
Reforçando tal descoberta, uma pesquisa de 2024 da Universidade de Utah, publicada na revista Nature, comprovou que caminhar em meio à natureza ajuda a recuperar o desgaste mental e a melhorar significativamente a capacidade de atenção.
E é esse bem estar que o bairro planejado Reserva do Bosque, em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, leva aos seus futuros moradores.
Concebido pela Localiza Urbanismo, o empreendimento integra a preservação ambiental ao desenvolvimento imobiliário.
A mais recente etapa do projeto destaca-se por uma pista de caminhada de 800 metros, implantada ao lado de uma mata nativa preservada de 63 mil m².
Imagem atual do espaço, que já conta com lago natural.
De acordo com Rejane Maria Rodrigues de Souza, coordenadora de vendas do Reserva do Bosque, a pista, que contorna a área verde preservada, foi projetada para oferecer conforto, segurança e acessibilidade aos moradores.
“Com a pista, é possível fazer uma caminhada ao ar livre, ao lado de uma mata preservada, o que comprovadamente melhora a qualidade de vida.
É uma pista plana, garantindo a segurança dos frequentadores.
Esse contato proporciona um ar mais puro, uma sensação de bem-estar, e a própria respiração melhora devido ao clima mais úmido gerado pela vegetação”, explica.
Parque urbanizado
Indo ao encontro de um movimento crescente nos centros urbanos, o de trazer mais espaços naturais em meio ao concreto, no Reserva do Bosque também está sendo implantado o Parque do Lago.
O espaço, que já conta com 30% de suas obras executadas, tem previsão de conclusão para até o fim de 2025.
Quando finalizado, contará com lago, anfiteatro, quadras, área fitness, playgrounds e amplo paisagismo, sendo um legado de lazer para a cidade e um catalisador de valor para os lotes do entorno.
“O parque irá concluir as diversas benfeitorias que levamos ao bairro. Entendemos que, pelo crescimento recorde da cidade, a que mais aumentou o número de domicílios no País segundo o último censo, era importante agregar este espaço para a comunidade”, diz Danilo Tavares, diretor da empresa.
A Localiza Urbanismo também contribuiu para a implantação de praças e da obra do primeiro quartel da Polícia Militar, que ficará no bairro.
Sobre o bairro
Projetado para 3.650 famílias, o Reserva do Bosque incluiu em suas obras o asfaltamento que conectou as zonas central e sul de Abadia de Goiás, substituindo o antigo trajeto de terra.
Essa melhoria não só facilitou o deslocamento diário na cidade, mas também permitiu à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) implementar uma linha de ônibus entre o centro da cidade e o Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia.
Essa implantação criou um elo crucial entre a BR-60 e a GO-040.O bairro planejado, que começou a ser implantado em 2019 pela Localiza Urbanismo, agora está em sua última etapa.
Ao todo, foram lançados 350 lotes no entorno do parque, cuja infra-estrutura já está pronta.
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.