Connect with us

Cultura

Poema ‘Quadrilha’, de Drummond, ganha início e fim em livro envolvente que será lançado em Goiânia

Publicado

on

Em seu primeiro livro, o escritor e professor de Língua Portuguesa, Ricardo Pereira, traz seu olhar para a história envolvente do mais famoso poema de Carlos Drummond de Andrade; Lançamento será neste sábado, no Portal Hall, no setor Serrinha, para convidados

Após 94 anos, o mundo literário, enfim, vai poder conhecer a história de João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili, os famosos personagens do poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade. Pelo menos a versão do escritor, professor de Língua Portuguesa e fã do escritor mineiro, Ricardo Pereira, de 32 anos, que lança o livro “E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?” no próximo sábado, 19 de outubro, às 19h, em Goiânia.

A data foi escolhida a dedo, pois no dia 31 deste mês, Drummond faria 122 anos de nascimento, e deve receber inúmeras homenagens como ocorre todos os anos. Para Ricardo, o livro também é um agradecimento ao mineiro por tê-lo ajudado a se encontrar. “Quando eu comecei a escrever este livro, eu achava que o amor era uma coisa; quando terminei, descobri que era outra. Assim como nos desencontros amorosos imortalizados por Drummond, este livro reflete a dor e a beleza dos desencontros amorosos e, principalmente, do encontro com nós mesmos”.

Dividido em 7 capítulos, o romance interliga a vida de 6 personagens – João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili, que vão se encontrar e se afastar em vários lugares do Brasil, inclusive Goiás, e do mundo. “O poema conta a história do meio: ‘João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história’. Resolvi dar um início e um fim às personagens e reinterpretar o poema em forma de romance”, destaca Ricardo.

Com uma escrita envolvente e poética, Ricardo nos presenteia com uma narrativa que captura a essência dos desencontros amorosos e a complexidade do amor em uma jornada inesquecível pelos caminhos tortuosos do coração humano. Ele se inspirou em pessoas reais para escrever o livro. “Desde criança, eu queria escrever um livro, até construí uma mesa para essa finalidade, mas eu não tinha vivência nem experiência, pouco entendia do amor. Só o sentia. E o sentia, ao mesmo tempo, de uma forma bela, mas também de uma forma trágica, pela relação dos meus pais. O tempo passou e, no meio do caminho e dos livros, eu conheci Carlos Drummond de Andrade e outras pessoas, que me deram a ideia da escrita. Eu passei, então, a olhar, de forma mais analítica, os desencontros, tentando trazer para a ficção, de forma suave, a realidade”.

O prefácio do livro é assinado pela jornalista e escritora Marla de Queiroz. Segundo o texto que abre o exemplar, e uma verdadeira carta a Ricardo Pereira, a obra revela a complexidade das relações humanas em um enredo que faz refletir sobre a natureza do afeto e da dor. “Talvez, o protagonista dessa história seja a necessidade de se encontrar. E, talvez, a busca incessante pelo amor no outro seja a ponte para retornar ao que somos. Porque amor é fonte que não seca. E o desencontro pode ser só mais um lugar que podemos esquecer. Afinal, “o passado é um monstro difícil de derrotar. Mas derrotável’. Eu li sem querer parar, mas sem querer que acabasse”.

Doce notícia
Para o escritor Rafael Magalhães, que possui o perfil Precisava Escrever (@precisavaescrever) no Instagram com 3,7 milhões de seguidores, o livro “E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?” foi uma grata surpresa. “Lembro da primeira vez que tive o privilégio de ler aquelas 52 palavras de Quadrilha ainda nos tempos de escola. Durante todos esses anos, eu me questionei o que diabos o João foi fazer nos Estados Unidos? Como foi o tal desastre que ceifou a vida do Raimundo? De onde havia surgido o tal Fernandes? São dúvidas sinceras e que provavelmente ficariam sem resposta. Acontece que, para a minha surpresa e empolgação, neste ano eu recebi a doce notícia de que, depois de tanto tempo, alguém finalmente teria a coragem necessária para se debruçar sobre estas pontas soltas”.

SERVIÇO
Lançamento do livro E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?
Dia 19 de outubro, às 19h, no Portal Hall, no setor Serrinha, em Goiânia
Evento para convidados

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidade

Goiânia Cultural

Publicado

on

A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias