Cerca de 17% da população brasileira é formada por jovens entre 14 e 24 anos. Desse grupo, 5,2 milhões estão desempregados. Neste 24 de abril, Dia Nacional do Jovem Trabalhador, vale lembrar que preocupação com empregabilidade nessa faixa de idade é antiga
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, dos mais de 200 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens com idades entre 14 a 24 anos. Desse grupo, 5,2 milhões, ou 55%, estão desempregados. Já a pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e referente ao primeiro trimestre de 2023, mostrou que 23% das jovens mulheres ocupadas e 37% dos homens ocupados na mesma faixa de idade não concluíram o Ensino Médio. Entre os jovens considerados desocupados, 38% das mulheres não terminaram essa etapa da escolaridade, e 46% dos homens também não concluíram. O levantamento do CIEE ainda revela que apenas 9% das jovens ocupadas e 5% dos jovens ocupados têm ensino superior.
Neste próximo dia 24 de abril, quando celebra-se o Dia Nacional do Jovem Trabalhador, vale lembrar que a fomentação da empregabilidade entre os jovens é uma preocupação antiga Brasil, pois já no início dos anos 1940, com o Decreto-lei nº 5.452, referente à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), já se estabelecia normas e obrigações para contratação de pessoas nessa faixa etária. Atualmente, as contratações dos jovens aprendizes são realizadas por intermédio da Lei da Aprendizagem 10.097/2000. “Essa lei tem como objetivo promover a formação profissional e gerar oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Empresas de médio e grande porte precisam promover a contratação de aprendizes”, explica a analista de recursos humanos Laura Helena Longo.
A especialista, que responde pela gestão de RH da Localiza Imóveis, esclarece que os jovens aprendizes devem ser contratados por uma empresa terceirizada especializada no assunto. No caso da Localiza, onde Laura atua, é o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador de Goiânia (Cesam) que faz essa intermediação entre os jovens trabalhadores e a companhia. “O nosso papel, enquanto empresa, é desenvolver competências, responsabilidades, senso organizacional e sentimento de pertencimento. Fazemos questão de inseri-los em todas as atividades”, conta Laura. Exemplo disso é a auxiliar de escritório Kauany Sthefany da Silva Brito, que anos teve seu primeiro contato com o mercado de trabalho na Localiza Imóveis aos 17 anos.
Hoje com 18 anos, ela diz que tal oportunidade lhe trouxe muita bagagem profissional. “Nesse período em que estou aqui eu aprendi a ter um bom posicionamento com as pessoas, a me comunicar melhor e a me posicionar melhor no exercício das minhas funções. Hoje estou muito feliz de poder estar vivendo tal experiência”, revela. Atualmente, já efetivada, a auxiliar de escritório afirma que quer melhorar cada vez mais como profissional. “Com meu esforço e dedicação eu conquistei o meu objetivo, que era ser contratada e poder contribuir com o crescimento da empresa”, informa
A analista de RH Laura Helena Longo afirma que muitos dos jovens aprendizes que passaram pela Localiza Imóveis também conseguiram seu primeiro emprego efetivo. “E sempre que surge uma oportunidade interna que acreditamos que eles atendam os requisitos, fazemos a avaliação e oferecemos a proposta de efetivação”, complementa.
A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.
Nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e o Aparecida Shopping e o cartório Bruno Quintiliano, proporcionarão momentos para conscientizar a população sobre esse universo
Nesta quarta-feira (2), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Durante essa semana em Aparecida de Goiânia acontecerão ações voltadas para indivíduos com Autismo e para suas famílias que vivem essa realidade.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Assistência Social e com o apoio do Aparecida Shopping, realizam uma ação na Praça da Família, das 8h às 11h, no dia (02/04). A programação contará com stands com orientações socioassistenciais e de saúde, além do ônibus do CADúnico, já às 09h30 a caminhada em frente ao Aparecida Shopping e às 11h a inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
Indo para dentro do centro de compras acontecerá às 11h30 a inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping, que é uma brinquedoteca com acessibilidade e inclusão para crianças com TEA. Lugar que terá atendimento para mães e pais fazerem o cartão de vaga TEA, na ocasião conta com o apoio da SMTA para fazer ou solicitar o cartão de acesso às vagas de estacionamento.
E para finalizar o dia repleto de ações voltadas para o Autismo teremos às 19h uma sessão solene na Câmara Municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa e o Aparecida Shopping será homenageado, na ocasião representada por Karoline Albernaz.
Mais do que um centro de compras, o Aparecida Shopping se orgulha de ser um shopping inclusivo, comprometido com o bem-estar do aparecidense e com o apoio a causas sociais. Ao longo do ano, promovemos eventos que reforçam valores como acessibilidade, diversidade e solidariedade, impactando positivamente nossos visitantes e parceiros. Localizado no coração de Aparecida de Goiânia, o Aparecida Shopping é o ponto de encontro onde negócios crescem, pessoas se conectam e experiências acontecem!
O Cartório Bruno Quintiliano também faz questão de participar de ações envolvendo os autistas e seus familiares e irá realizar nesta quarta-feira, uma palestra para os colaboradores, com o tema “Neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial”.
Já do dia 3 a 30 de abril, promove o cadastro para confecção do crachá de identificação de pais e mães atípicas, que vai acompanhado de um cordão. Na sexta-feira (4), uma equipe do tabelionato de notas fará a entrega de pulseiras de identificação para as crianças na Clínica Teia Agir. O Cartório conhecido por promover a inclusão, é pioneiro no atendimento preferencial para os pais, além de ser um local que também oferta vagas de estacionamento exclusivas para autistas.
Como perceber o autismo?
Tendo em vista que sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.
Programação:
02/04 – Quarta-feira (08h ÀS 11H) na Praça da Família
* Stands com Orientações Socioassistenciais e de Saúde na praça da família
* Ônibus do CAD único
* Às 09h30 Caminhada em frente ao Aparecida Shopping
* 11h Inauguração de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA no Aparecida Shopping com a presença de autoridades do executivo e legislativo do município
* 11h30 Inauguração do Espaço Azul Aparecida Shopping com atendimento para mães fazer cartão de vaga TEA
* 19h Sessão solene na Câmara municipal com mães, entidades e instituições que apoiam a causa (Aparecida Shopping será homenageado através da Karoline Albernaz)
02/04 – os colaboradores receberão uma palestra com uma psicóloga com o tema: “neurodiversidade no ambiente de trabalho e como adaptar a abordagem no atendimento preferencial.”
Dia 03/04 à 30/04 – todos os pais e mães atípicos receberão um cartão de identificação.
Dia 04/04 – O Dr Bruno e o Dr Weider, irá presentear as crianças da clínica Teia Agir, com uma pulseira personalizada de silicone.
Eliana (Direita) com a mãe Neide da Silva, o filho José Neto e o pai José Noé da Silva
A empresária Eliana Turchetti ( rosa) e sua família estiveram na coordenação da tradicional Festa de São Sebastião, realizada na Chácara Santa Cruz, na cidade de Abadia de Goiás. Há anos, Eliana se dedica a ações sociais e culturais e ressalta que celebrações como essa unem gerações, fortalecem a fé e relembram o valor da solidariedade e da tradição.
Segue algumas imagens do evento
Eliana (Direita) recebeu a irmã Marcia e as amigas Daniele e Fabyele na festa de São Sebastião
A irmã Márcia e com os gemêos do sertanejo Kelvem e Yuri e o filho Marco Aurélio