Paula Hermanny e Matheus Diogo Fagundes na formatura das artesã formada pelo Projeto Casa ViX
Marcas se unem para promover qualificação profissional de mulheres no RJ
Audaces, referência em tecnologia para a indústria têxtil, formou mulheres artesãs inscritas no Projeto Casa ViX, desenvolvido pela ViX Paula Hermanny
O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo… uma das grandes potências econômicas e turísticas nacionais. O estado é também o celeiro de uma das maiores marcas de beachwear de luxo do país e dos Estados Unidos, com forte presença na Europa, a ViX Paula Hermanny. Situada em Petrópolis, a fábrica da marca criada nos Estados Unidos, mas com o DNA brasileiro, produz peças por mês que são exportadas e também alimentam o mercado nacional. Como forma de retribuir a comunidade onde está instalada desde 2011 e também fortalecer a economia local e empoderar as mulheres da região, a marca de beachwear de luxo, lançou a Casa ViX. Trata-se de um projeto dedicado a prover formação e oportunidade a mulheres de comunidades próximas à fábrica, em Petrópolis no Rio de Janeiro.
As inscritas recebem treinamento para aprender técnicas de costura e bordados com foco meticuloso aos detalhes. Depois da graduação, as novas artesãs estarão capacitadas para trabalhar na ViX ou em qualquer outra empresa desse mercado. “Nosso sonho é deixar um legado baseado no empoderamento e na independência financeira de cidadãs que irão ajudar a lapidar um novo futuro para muitas outras. Esse projeto é mais um passo para um amanhã mais próspero para todo um ecossistema. Atualmente, a célula da Casa ViX, com mulheres formadas pelo projeto e contratadas para trabalhar de forma integrada com as demais artesãs do nosso time, já produz 2 mil peças por mês”, comenta Paula Hermanny, founder e CEO da ViX.
A iniciativa já formou quase 90 novas artesãs e, na última capacitação, a empresa contou com a parceria da Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência em tecnologias para a indústria da moda. O curso “Cadista Audaces: Modelagem Digital com Moldes e Encaixes”, ministrado por Marcelo Souza, instrutor do Sistema Audaces360, na Casa ViX, teve como objetivo capacitar as participantes a realizarem o trabalho de modelagem digital, garantindo maior precisão e menor desperdício de tecido. Paula destaca que a ideia de trazer um curso voltado para a tecnologia no mercado da moda visa proporcionar capacitações cada vez mais atualizadas.
“Por meio da parceria com a Audaces neste curso, além da inclusão tecnológica, trouxemos a possibilidade de novos aprendizados e aperfeiçoamento num mercado que cada vez mais se alinha com novas tecnologias em termos de redução de desperdícios, agilidade e viabilidade econômica. Em 2025, temos o interesse de ampliar a oferta de vagas nos cursos existentes e de viabilizar novos cursos na Casa ViX, de Petrópolis. A ViX pretende, assim, formar ainda mais mulheres e continuar sendo uma das referências em se tratando de projetos de capacitação e independência financeira no meio da moda”, adianta Paula.
Matheus Diogo Fagundes, CEO da Audaces nas Américas, destaca a abertura e o interesse da Audaces em fortalecer e ampliar parcerias com foco em impacto social. “Essa parceria com a Casa ViX foi um passo importante para a Audaces na missão de empoderar mulheres por meio da formação profissionalizante. O mercado da moda no Brasil é um dos maiores do mundo e fornecer o conhecimento, a técnica e a qualificação necessárias para que mais mulheres possam se inserir e crescer nesse setor promissor é um movimento necessário para suprir as demandas das marcas e do consumo brasileiro. Com essa parceria, visamos contribuir para a transformação da realidade profissional de muitas mulheres e famílias”, destaca.
Daniely Borges – Dialetto