Connect with us

Notícias

Relacionamento tóxico

Publicado

on

O que nos faz, conectarmos com pessoas abusivas?

Uma das principais características de um relacionamento tóxico, é a capacidade que a relação tem, de diminuir ou tornar disfuncional a autoestima de uma das partes, na medida que o algoz, ultrapassa os limites da vítima.

Mas porque em pleno século XXI, com tantas informações disponível, e com o autoconhecimento acessível a todos, algumas pessoas ainda se submetem a nutrir uma relação tóxica?

Partindo do pressuposto que somos seres biopsicossociais, e que o nosso contexto social interfere diretamente no nosso modo de ser e pensar, um dos principais motivos está relacionado ao amor romantizado, que ainda é construído socialmente. Sabe a história dos contos de fada, em que o príncipe e a princesa se encontram e vão ser felizes para sempre? 

Quando caímos na historinha dos contos de fadas, outra história vem de brinde: que cada um tem a sua metade, e que somos partes incompletas à procura de uma outra parte, para então nos sentirmos inteiros e felizes.

Se acreditamos, que só seremos felizes quando encontrarmos alguém com quem tenhamos match, a uma grande probabilidade de terceirizarmos o nosso bem-estar para o outro.

O problema é, que a maneira como estabelecemos as nossas relações, está enraizada na nossa infância, especialmente na nossa relação com os nossos acolhedores. Quando por algum motivo, essa relação nos ofertou algum significado de falta, podemos nos tornar adultos altamente carentes afetivamente. 

De acordo com a Psicóloga Kerielle Rodrigues, essa carência afetiva, poderá ser terreno fértil para qualquer tipo de dependência emocional ou mesmo abuso, especialmente se o parceiro for tóxico ao mesmo tempo que nos oferta algo que outrora nos faltou. 

Assim sendo, quando o parceiro é tóxico e apresenta comportamentos abusivos como, manipulação, ciúmes, críticas explicitas ou sutis, controle, ameaça, comunicação tóxica, entre outros, a vítima vai se condicionando ao ciclo de abuso.

A recorrência de episódios abusivos faz com que ela jugue ser inferior, ao mesmo tempo que nutre a crença de que não viverá feliz sem a sua idealização de amor. 

É como se ela, fechasse os olhos para questões que ferem a sua autonomia, individualidade, e autoestima em geral, em prol daquilo que te faz crer que encontrou a “metade da sua laranja”.

Seria este o motivo pelo qual, os índices relacionados a violência contra a mulher só aumentam a cada ano?

De acordo com a OMS, ao longo da vida, uma em cada três mulheres, cerca de 736 milhões, é submetida à violência física ou sexual por parte de seu parceiro ou violência sexual por parte de um não parceiro – um número que permaneceu praticamente inalterado na última década. 

Por isso, pode-se dizer que as relações tóxicas são profundamente desgastantes e prejudiciais para a saúde emocional das pessoas envolvidas — tanto em relacionamentos com sinais mais explícitos, quanto naqueles que apresentam características mais sutis de serem reconhecidas.

Nesse sentido, segundo a psicóloga, precisamos falar mais sobre temáticas relacionadas ao autoconhecimento e a importância do amor próprio, já que se pode dizer que um relacionamento tóxico é fruto da ausência destes requisitos.

Mais informações: @keriellepsi

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Victor Sarro, Renato Albani e Júlio Cocielo abrem sessão extra do espetáculo “SAC” em Goiânia

Publicado

on

Os humoristas apresentam um show inédito, ao vivo e sem censura, no dia 8 de abril, no Centro de Convenções PUC; Os ingressos já estão disponíveis no site Ingresso Digital

O cenário da comédia goiana será sacudido com a chegada de um espetáculo único, com S.A.C. Três dos nomes mais influentes da comédia no Brasil – Renato Albani, Júlio Cocielo e Victor Sarro – juntam-se em uma apresentação ao vivo, no dia 8 de abril, às 19h30, com sessão extra às 21h30, no Centro de Convenções PUC, que promete surpreender e arrancar gargalhadas com uma mistura de estilos, improviso e a irreverência característica de cada um.

Os ingressos estão disponíveis na Livraria Leitura do Goiânia Shopping e no site Ingresso Digital (https://www.ingressodigital.com/), com valores entre R$ 40 a R$ 20S20, de acordo com o setor escolhido na plateia e o tipo de ingresso (inteira, social ou meia). Também está disponível a opção de ingresso social, que garante desconto para todos que levarem 1 kg de alimento  não perecível, que deverá ser entregue na portaria do evento, junto à validação do ingresso.

Renato Albani, conhecido por transformar o cotidiano em observações hilárias, traz sua perspectiva afiada e carismática para o palco, explorando a comédia de identificação. Júlio Cocielo, fenômeno das redes sociais, injeta energia e espontaneidade com seu estilo rápido e sagaz, enquanto Victor Sarro adiciona um toque sarcástico e reflexivo, com sua experiência tanto no palco quanto na televisão, criando uma conexão pessoal com o público.

Com uma fórmula que une humor inteligente e improvisação, S.A.C promete ser um espetáculo memorável. O público pode esperar uma noite descontraída, onde o inesperado acontece e a diversão é garantida.

Sobre os artistas

Renato Albani é um dos principais nomes do stand-up no Brasil, conhecido por transformar o cotidiano em um humor inteligente e de fácil identificação.

Júlio Cocielo, o fenômeno das redes sociais, Cocielo conquistou milhões de seguidores com seu humor rápido e improvisado.

Victor Sarro, um comediante experiente da TV e dos palcos, Sarro mistura sarcasmo e experiências pessoais para envolver o público.

Serviço:

SAC – Victor Sarro, Renato Albani e Júlio Cocielo

Data: 8 de abril

Local: Centro de Convenções PUC (Av. Engler, 507 – Jardim Mariliza – Goiânia)

Horário: 19h30 e 21h30

Ingressos: (https://ingressodigital.com/evento/15162/SAC__Victor_Sarro_Renato_Albani_e_Jlio_Cocielo)

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

CONTINUE LENDO

Negocios

Evento discute como construir empresas que crescem e marcam gerações 

Publicado

on

KBL Contabilidade foi uma das apoiadoras do CNP Hub Goiânia e encontro reúne cerca de 100 pessoas com empreendedores de diversas partes do Brasil

Evento que gera troca de experiências entre empreendedores brasileiros interessados em aplicar práticas de cultura organizacional em seus negócios, o CNP Hub, chega em Goiânia. O encontro, que reuniu cerca de 100 pessoas, contou com um bate-papo sobre “Como construir empresas que crescem e marcam gerações” com os empresários Pedro da Matta, investidor e CEO da Audax Capital, e Rubens Inácio, diretor executivo na TXC e Texas Center. A mediação foi conduzida pela Co-fundadora da 4C Digital, Marcela Bello, que tem mais de 20 anos de experiência em crédito, cobrança e automação.

“Com o apoio dos nossos mantenedores, Stay, 4C Digital, Hub4Pay, VPX Company, DZSA Advogados Associados, Solides e Kaptas, promovemos acesso a ferramentas práticas e soluções estratégicas para formar líderes preparados para moldar culturas fortes, capazes de transformar o intangível em comportamento.”, explica a fundadora da CNP, Marcela Zaidem. Ela que foi sócia e diretora de pessoas na G4 Educação, ajudou a construir a cultura e o relacionamento em empresas como Disney, Fox Sports, Cosan Lubrificantes e Thyssenkrupp. Marcela explica que, como apoiador local, o evento contou com o apoio da KBL Contabilidade, o que foi fundamental para gerar conexões estratégicas.

Dora Teruel
Jornalista MTB. 60643/SP

CONTINUE LENDO

Notícias

ABC prepara migração AM-FM da Rádio Brasil Central

Publicado

on

A Agência Brasil Central (ABC) passará a ter duas emissoras de rádio em FM (Frequência Modulada). É que até o início do próximo semestre a Rádio Brasil Central AM – que opera atualmente em 1.270 KHz – migrará para o FM, conforme processo aprovado pelo Ministério das Comunicações no final de fevereiro último. De acordo com o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Junior, a migração garantirá a sobrevivência e o legado de 75 anos da emissora.

“O AM morreu no Brasil pela não-definição do Governo Federal quanto à digitalização do rádio. Fui contra a migração por algum tempo, mas fui convencido de que a mudança é única forma possível de resgatarmos a Rádio Brasil Central e garantirmos que as próximas gerações conheçam a importância desse canhão de som que tanto orgulhou nosso estado ao longo de mais de sete décadas”, disse.

Segundo Mardem Costa Jr., titular da Secretaria-Geral da ABC e que liderou esse processo, a frequência inicial de operação da nova FM da Brasil Central será 85,7 MHz, no chamado FM estendido – que vai de 76,1 MHz a 87,3 MHz – mas a ABC vai buscar readequá-la ao FM convencional junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Com a mudança, a operação em AM será encerrada na Fazenda Bananal, onde estão instalados os transmissores destas operações em ondas média, curta e tropical. Outras duas rádios FM poderão ser criadas com a migração também das frequências em ondas curtas e tropicais, ainda sem previsão.

Ainda de acordo com Mardem, o processo de aquisição de novos transmissores FM de até 15 KW de potência e antenas de transmissão tanto para a 90,1 MHz quanto para a 85,7 MHz estão em tramitação. Outros equipamentos serão licitados em conjunto, de acordo com as necessidades de modernização dos estúdios e da central técnica da rádio, localizados na unidade da ABC do Parque Santa Cruz, na capital.

Os transmissores FM serão instalados no sítio de transmissão do Morro do Mendanha, região Noroeste de Goiânia, que está sendo preparado para receber os novos equipamentos, além do novo transmissor da TV Brasil Central. Sobre a programação, o secretário diz que a parte artística ainda será definida, mas o perfil da nova FM da agência manterá o atual formato popular da Rádio Brasil Central, mesclando músicas e informação.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias