Connect with us

Notícias

Reprodução assistida

Publicado

on

Entenda como funciona o processo de registro de nascimento

Especialista orienta que embora o processo não tenha sido “natural”, para o registro de nascimento da criança não é mais necessária uma decisão judicial

Os pais de crianças geradas através de técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro e a gestação por substituição, também conhecida por “barriga solidária”, estão livres da burocracia que era necessária para registrar o filho. A falta de regras específicas para esses casos fazia com que o registro civil da criança só fosse possível através de ação judicial.

A Corregedoria Nacional de Justiça publicou o Provimento n. 52, de 14 de março de 2016, que regulamenta a emissão de certidões de nascimento de filhos cujos pais optem por esse método de reprodução. A partir desta data, esta medida entrou em vigor.

Se os pais, heteroafetivos ou homoafetivos, forem casados ou vivam em união estável, então apenas um deles poderá dirigir-se ao cartório para realizar o registro. Na certidão dos filhos de homoafetivos do mesmo sexo, os documentos devem ser adequado para que seus nomes constem sem distinção quanto à ascendência paterna ou materna.

“Atualmente, você pode registrar o seu filho diretamente no registro civil. Qualquer cartório no Brasil pode emitir certidão de nascimento para uma criança concebida por meio de técnicas de reprodução assistida. E qualquer criança pode e deve ser registrada, seja ela filha de um casal heterossexual ou homoafetivo”, explica Bruno Quintiliano, conselheiro da Arpen Goiás, vice-presidente da Arpen Brasil e tabelião do cartório que leva seu nome em Aparecida de Goiânia.

Embora o processo não tenha sido “natural”, para o registro de nascimento da criança não será necessária uma decisão judicial, apenas os seguintes documentos:

●     Declaração de Nascido Vivo (DNV);

●     Um documento que reconheça o relacionamento do casal: certidão de casamento, declaração de união estável, etc.;

●     A declaração, com firma reconhecida, emitida pelo centro médico, clínica ou serviço de reprodução humana responsável pelo procedimento;

●     Documentos pessoais do pai/mãe que compareceu para realizar o registro;

Outras regras desse procedimento estão estabelecidas no provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 149/2023.

O ideal é que os pais realizem o Registro Civil de Nascimento do filho logo após o nascimento. Caso não seja possível, poderá fazê-lo em até 15 dias ou 90 dias quando a família residir a 30 km do cartório mais próximo.

Essa mudança garante os direitos básicos dos cidadãos, especificamente a Certidão de Nascimento e simplifica as questões jurídicas para os casais que têm ou desejam ter filhos através de técnicas de reprodução assistida.tt,

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

Registro Profissional nº GO 02807

Contato (WhatsApp): (062) 99332-9917

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homenagem

Mr M & Mario Guardado

Publicado

on

Os homenageados da noite do dia 23 novembro com o Prêmio Comunicação e Destaque 2024 pela Assembléia Legislativa de São Paulo, representando Lãs Vegas, o famoso mágico do Programa Fantástico, Mr M (Val Valentino ) e Mario Guardado, consultor de cassinos-turismo-tecnologia, a festa continuou até tarde num dos lugares mais badalados da noite paulistana.


CONTINUE LENDO

Notícias

Europa

Publicado

on

O administrador e empresário Marcos Vinícius Viana e sua esposa, a advogada Nathalia Sandoval, estão fazendo um tour pela Europa em comemoração ao aniversário dele no próximo dia 28 de novembro.

CONTINUE LENDO

Notícias

Festival de Ballet Infantil

Publicado

on

Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet

O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.

O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.

Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.

Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.

O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Festival de Natal
Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.

SERVIÇO
6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás

Data: 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: a partir das 17h
Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO)
Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias
Entrada gratuita

OlhO Comunicação Estratégica

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias