Connect with us

Notícias

Saga Jazz Festival leva artistas nacional e internacional para Pirenópolis

Publicado

on

Segunda edição do festival marcada para 17 de agosto contará com quatro apresentações de renomados artistas na cena nacional e internacional do jazz, incluindo dueto formado por músico norte-americano indicado ao Grammy_

A cidade de Pirenópolis se prepara para reverenciar a música instrumental, com destaque para o jazz, com apresentações inéditas em Goiás durante a segunda edição do Saga Jazz Festival, marcado para o dia 17 de agosto, a partir das 16 horas. O espaço cultural Santa Dica, localizado em uma charmosa casa colonial na Rua da Aurora, vai receber toda ambientação necessária para transportar o público durante quatro apresentações de consagrados artistas nacional e internacionalmente, para o universo lúdico e complexo deste rico estilo musical.

“Nossa intenção é fomentar a cena do jazz no Brasil, que conta com nomes reconhecidos nacional e internacionalmente, pela qualidade do trabalho que vem realizando. E escolhemos a histórica Pirenópolis para ser o pano de fundo dessa iniciativa, brindando duplamente o público com boa música e uma atmosfera única que só Pirenópolis consegue imprimir”, explica Fausto Valle, que junto com Ricardo de Pina são idealizadores do evento por meio da Criô Projetos e Ação.

À frente da curadoria musical encontram-se a dupla de músicos, o baterista goiano, Fred Valle, que há duas décadas dedica-se à evolução da música instrumental em Goiás; junto a Walter Villaça, que foi o guitarrista de Cássia Eller e atualmente integra a banda que acompanha o cantor Nando Reis. Juntos, escolheram os nomes que vão se apresentar em quatro shows idealizados para o festival.

A aclamada turnê de passagem pelo Brasil do dueto formado pelo brasileiro Pablo Fagundes com sua harmônica, e pelo norte-americano nominado ao Grammy, Christylez Bacon e seu potente beat box, será acompanhado pelo fenômeno no violão sete cordas, Félix Júnior. Juntos vão promover a fusão de músicas consagradas do jazz com composições autorais. 

A cantora de destaque em Brasília, Andresa Sousa prepara um show em homenagem às grandes intérpretes do jazz, a pedido da dupla de curadores. “Achamos que seria uma forma maravilhosa de abrir o evento. Andresa vai emprestar seu potencial vocal para fazer um show que promoverá uma viagem musical no repertório das grandes intérpretes do jazz”, adianta Fred Valle.

Filó Machado, consagrado compositor paulista que acumula seis décadas de trajetória musical, faz um dueto com o contrabaixista Michael Pipoquinha, um dos grandes nomes da nova geração. “Estamos ansiosos por esse momento”, comenta Fred Valle.

O jovem trombonista Joabe Reis comanda um sexteto que acaba de retornar da sua primeira turnê europeia, e que está se destacando em performances nas melhores casas de jazz de São Paulo. 

O evento também conta com sets do DJ Dudão Melo no intervalo das apresentações, renomado produtor musical, que há três décadas dedica-se à pesquisa da influência do jazz na música brasileira, e assina a produção musical de programas como Jazzmasters pela Alpha FM de São Paulo.

*O evento*

A ampla área verde do espaço cultural Santa Dica recebe toda ornamentação necessária para transportar o público para a um lugar onde música e natureza se fundem em uma experiência única. A cervejaria artesanal Santa Dica é parceira do evento e levará a variedade de seus chopps autorais. O evento ainda conta com uma parte gastronômica selecionada para agradar diferentes paladares.

O Saga Jazz festival é idealizado pela Criô Projeto e Ação, com patrocínio do grupo Saga BYD, e conta com apoio do Governo Federal por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura de Pirenópolis.    

*Serviço:*

2º Saga Jazz Festival

Data: 17 de agosto de 2024 (sábado)

Horário: das 16h às 22h

Local: Espaço Cultural Santa Dica (Rua da Aurora, 25), em Pirenópolis

Ingressos: Sympla ou pelo instagram @sagajazzfestival

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Mater Dei Goiânia passa a contar com assessoria da Palavra Comunicação

Publicado

on

O Hospital Mater Dei Goiânia – um dos primeiros centros de atendimento médico-hospitalar da capital a oferecer tratamentos de média e alta complexidade – passa a contar com os serviços da nova agência de assessoria de comunicação: a Palavra, comandada pelas jornalistas Alessandra Câmara e Bia Tahan. Sob a direção-geral do médico-cirurgião José Carlos Teixeira Júnior, a unidade de saúde dispõe de um corpo clínico de referência e superespecializado, maternidade de alto padrão, centro médico com diversas especialidades, medicina diagnóstica de precisão e pronto-socorro 24 horas. Tudo isso pode ser conferido na nova página digital do Mater Dei Goiânia: https://www.materdeigoiania.com.br .

Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Nova Veneza: um pedacinho saboroso da Itália no interior de Goiás

Publicado

on

Com mais de 60% de sua população formada por descendentes de italianos, o município que fica há 29 quilômetros de Goiânia preserva a cultura dos seus fundadores por meio da arquitetura e da culinária, que é um dos destaques do 19 Festival Italiano da cidade, que neste ano acontece de 5 a 8 de junho

O Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo, segundo o último “Rapporto Italiani nel Mondo” [Relatório Italiano no Mundo] feito pela Fondazione Migrantes. São cerca de 30 milhões de brasileiros com origens familiares na Itália. O número corresponde à metade do total das pessoas com ascendência italiana do mundo — excluídos os nascidos em solo italiano, evidentemente. A maioria desses descendentes, que ainda hoje mantém uma forte influência cultural vinda daquele país, concentra-se no sul e sudeste brasileiro.

Mas em Goiás, a 29 quilômetros da capital Goiânia, no Centro-Oeste do Brasil, a pequena cidade de Nova Veneza guarda um saboroso pedaço da bella Italia. Com cerca de 60%  de sua população formada por descendentes italianos, o município é uma das 15 cidades que integram o Circuito Gastronômico de Goiás, onde acontece o Festival Italiano de Nova Veneza.

Neste ano,  o evento já chega a sua 19ª edição e acontece entre os dias 5 e 8 de junho. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO-462 ou GO-222.

Reduto dos colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos, Nova Veneza  é símbolo da imigração no Estado.  Stival, Bisinoto, Faquim e Bosco foram as primeiras famílias vindas da Itália e que se fixaram na região por volta de 1912, unindo-se aos Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto e Constantino.  “Já listei 36 sobrenomes italianos diferentes de famílias imigrantes que aqui se fixaram”, diz Marlene Stival, moradora da cidade e descendente de italianos. A localidade, por anos, ficou conhecida como “Colônia dos Italianos”, mas em 1958, tornou-se município e foi batizada de Nova Veneza.

O Festival Italiano

E foi justamente essa influência dos imigrantes italianos que vieram para Goiás que se deu origem a um dos mais tradicionais festivais do Estado, que chega à 19 edição em 2025. Com data agendada para os dias 5 a 8 de junho e tema  “Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a Nossa História, em Português), a festa oferece muita gastronomia, danças típicas e música típica.

“Esta se tornou a maior festa gastronômica e cultural do calendário oficial do Estado de Goiás”, diz a coordenadora do evento, Maria do Carmo Basílio. No ano passado, a cidade mais italiana de Goiás recebeu 130 mil pessoas nos quatro dias de festa, um recorde. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO 462 ou GO 222.

Para servir este grande público, os insumos são em números impressionantes.  Só a Cantina da Nonna, restaurante oficial do evento, irá preparar 15 mil pratos e, para isso, irá utilizar quatro toneladas de molho, 2,5 toneladas de frango e 25 vacas. Para as tradicionais polentas fritas, o petisco mais procurado durante a festa, uma tonelada de fubá foi adquirida. “Nossa produção total irá crescer em 20%”, diz Maria do Carmo. 

O Festival Italiano de Nova Veneza também mexe com a rotina dos moradores que participam ativamente da organização e realização da festa. Só na Cantina da Nonna, serão 100 cozinheiras durante o evento. De acordo com a organização do evento, toda a mão de obra contratada é preferencialmente de Nova Veneza. “Buscamos valorizar nossos conterrâneos e oportunizar criação de emprego e renda aqui”, finaliza Maria do Carmo. 

CONTINUE LENDO

Notícias

Manhã de autocuidado e boas energias no Bapi Ricardo Paranhos

Publicado

on

No último sábado (26), quem passou pelo Bapi Ricardo Paranhos pôde desfrutar de uma manhã especial dedicada ao bem-estar. Em uma parceria entre o Restaurante Bapi e a Fast Massagem, os convidados viveram uma experiência completa, com café da manhã saudável e uma massagem relaxante pós-treino. O clima leve, a boa energia e o cuidado com cada detalhe transformaram o início do dia em um verdadeiro momento de pausa e autocuidado. Um convite carinhoso para começar o final de semana com mais leveza — e corpo e mente renovados.@bapirestaurante@fastmassagem

TARG COMUNICAÇÃO @targcomunicacaoBIANKA MUNIZ

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias