Diversas pesquisas apontam que a relação entre famílias e negócios não costuma ser nada pacífica e os dados mostram que 70% das empresas familiares fracassam por conflitos entre os membros da família, apenas 30% resistem até a segunda geração e 15% até a terceira. Apesar de ainda existir um longo caminho a percorrer quando se trata de planejamento sucessório, governança e gestão patrimonial, vem aumentando a busca por especialistas que assessoram a gestão de grandes fortunas com uma visão global, integrada e estratégica do mercado.
Último levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros de Capitais (Anbima) apontou, por exemplo, que o volume de ativos patrimoniais no Brasil sob gestão de profissionais especialistas nesta área aumentou 8,3% no primeiro semestre de 2023 em relação ao semestre anterior, totalizando R$ 460,4 bilhões em volume administrado. “Seja para proteger, perpetuar ou com o intuito de aumentar o capital ao longo do tempo, detentores de grandes fortunas estão entendendo a importância de uma consultoria”, comenta Marcos Blanche CEO da BP Real Estate Pro, empresa que realiza gestão patrimonial e desenvolve e administra ativos imobiliários para renda.
O diretor do Grupo Moreira, Agnaldo Moreira, conta como está sendo o trabalho com a gestão profissional de patrimônio. “Tínhamos grandes áreas sem gerar renda e a assessoria da BP nos proporcionou uma forma eficiente, segura e inteligente de gestão patrimonial. Entrou com o pé no chão, destravando uma situação de imóveis paralisados. Unimos forças com outra grande empresa do Centro-Oeste e estamos otimistas com o novo projeto que iremos entregar em breve”, diz ele. O Grupo Moreira é composto hoje por uma rede de supermercados e a indústria Santa Ritta Alimentos e, com quase 55 anos de história, está na segunda geração.
Marcos Blanche explica que independentemente do tamanho do patrimônio, a gestão estruturada e planejamento sucessório é vital para garantir mais do que a longevidade, segurança financeira e o crescimento sustentável do patrimônio, que também se trata de um passo importante para evitar futuros conflitos familiares. “Os prejuízos podem ir além da parte patrimonial, é muito comum vermos litígios desnecessários que podem até acabar com os negócios da família”, conclui.
Governança, gestão patrimonial e longevidade
“Para nós, a ideia de fazer gestão patrimonial surgiu através da governança”, explica a presidente do conselho do Grupo Luiz Höhl, Adriane Höhl, que faz parte da segunda geração da empresa familiar ao lado dos irmãos Alexander e Tatiane. “Entendemos que hoje existem muitas oportunidades no mercado imobiliário, mas não temos expertise nesta área, por isso, decidimos buscar a assessoria especializada em gestão patrimonial da BP para entendermos os melhores caminhos para administrar os recursos que a família já tem”, explica.
Adriane conta que hoje as decisões são definidas nos fóruns de família e conselho consultivo e que, com todos os organismos da governança funcionando bem, considera que a empresa está preparada para crescer ainda mais. “É assim, com planejamento, comprometimento e visão de mercado, que a gente pensa em caminhar ainda por vários e vários anos com a empresa que meu pai criou”, conclui ela. O Grupo Luiz Höhl possui mais de 55 anos de trajetória e é composto pela Casa do Pica-Pau, Höhl John Deere e Fazendas.
Dora TeruelJornalista MTB. 60643/SPM: 55 62 99290.8484
O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600
Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.
Evento contou com a presença de afiliados e convidados do LIDE Goiás
Afiliados e empresários convidados do LIDE Goiás se reuniram na manhã da última sexta-feira (23), no escritório Lara Advogados Associados (Mantenedor do LIDE Goiás), para uma conversa exclusiva com Alex Dantas, fundador e CEO da Circuit Launch – maior hub de hardware e robótica do Vale do Silício. O encontro foi promovido pelo LIDE CEO, com foco em promover um diálogo qualificado sobre inovação, tecnologia e os impactos concretos da inteligência artificial no mundo dos negócios.
Durante o encontro, Alex Dantas compartilhou experiências do ecossistema de inovação do Vale do Silício e alertou os empresários goianos: “Inteligência Artificial não é mais o presente – é o ontem. O mundo já avançou e está em uma nova curva de aceleração. Ou acompanhamos esse ritmo, ou perdemos o bonde da competitividade.”
Representando o presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim, a empresária Karla Posê fez a abertura do evento. Ela reforçou a importância de momentos como este para gerar conexões estratégicas entre grandes lideranças. “O LIDE é um ecossistema vivo de trocas. Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer vínculos e impulsionar novas ideias”, afirmou.
Presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim destacou a relevância do encontro na agenda da entidade. “Quando aproximamos o empresariado goiano de quem está na fronteira da inovação global, como o Vale do Silício, encurtamos distâncias e aceleramos decisões. Nosso compromisso é garantir que os líderes de Goiás tenham acesso a conteúdo estratégico, experiências reais e conexões que ajudem a transformar inovação em resultado para os negócios”, ressaltou.
Anfitrião do encontro e presidente da OAB-GO, o advogado Rafael Lara destacou a importância de receber os empresários para um momento de troca profunda. “É uma honra abrir as portas do nosso escritório para um tema tão necessário. Estamos diante de uma transformação que remodela o mercado e exige conhecimento técnico, visão estratégica e cooperação”, pontuou.
O CEO do LIDE Goiás, Cledistonio Junior, participou da concepção do evento e reforçou a missão da entidade. “Nosso papel é provocar a reflexão e preparar nossas lideranças para o que está por vir. A inteligência artificial não é mais uma tendência – é um divisor de águas para os negócios”, ressaltou.
O encontro integra a agenda de 2026 do LIDE CEO Goiás, que prevê novos espaços para debates sobre futuro, liderança e transformação empresarial.
Durante o primeiro encontro de 2026 do Mercado & Opinião, marcaram presença Chris Pitanguy, Otacílio Ramalho, Marcelo de Carvalho e Ângela Ramalho. A reunião aconteceu, como de tradição, no renomado Rancho Português, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.
O Mercado & Opinião é um grupo exclusivo de líderes empresariais no Brasil que promove encontros periódicos — entre jantares, fóruns e conferências — voltados à troca de experiências, networking executivo e debates estratégicos sobre mercado, economia e tendências. O grupo reúne CEOs, presidentes e executivos sêniores para discussões de alto nível e a construção de análises coletivas sobre o futuro dos negócios no país