Connect with us

Notícias

Setembro Amarelo

Publicado

on

“O paraquedismo salvou a minha vida. Eu renasci no meu primeiro salto”

Conheça a história da goianiense Rejane Damaceno, que encontrou no esporte o caminho prazeroso para enfrentar um quadro depressivo e superar pensamentos de suicídio

“29 de agosto de 2020: o dia em que eu decidi dar um fim à minha vida”. A frase é da terapeuta ocupacional Rejane Damaceno, 37 anos, que resolveu quebrar o silêncio e falar sobre um assunto que ainda é tabu, mesmo no mês dedicado a um processo de conscientização com alcance global, o setembro amarelo.

“Quando, em uma palestra, percebi que minha história poderia alertar sobre os sinais de suícidio e, principalmente, sobre as formas de prevenção, sabia que não poderia ficar calada”, confidencia ela. A partir deste momento, a profissional, que se tornou especialista em saúde mental, já intuía que um dos momentos mais sofridos e intensos que passara precisaria romper a bolha da privacidade para, na esfera pública, contribuir com a vida de outras pessoas. E assim aconteceu.

“Eu estava num quadro de depressão e, na minha lista de coisas a fazer antes de morrer, estava saltar de paraquedas. Pensei, então, que esse seria o plano perfeito: eu iria ter a experiência e, como não achava que o esporte fosse seguro, imaginei que o equipamento falharia e as pessoas pensariam que teria sido um acidente”, conta.

Do alto do avião que sobrevoava Anápolis – ela procurou um centro de paraquedismo no município – e toda paramentada com uniforme e itens de segurança, Rejane ainda não imaginava o que estava prestes a acontecer. “Quando eu comecei a queda livre, em menos de um segundo, eu senti que estava voando; foi a melhor sensação da minha vida, de liberdade, de ver o mundo”, relata. “Ao ver aquele céu azul, pensei: meu Deus, que coisa perfeita, nós não somos nada diante da grandeza de Deus”.

O êxtase não se limitou ao salto; ao pousar, a adrenalina estava tão alta, tão alta que a terapeuta ocupacional só tinha uma certeza – aliás, duas – naquele momento: queria viver e queria fazer isso mais vezes. “Comecei o curso de paraquedismo e o esporte mudou a minha vida: emagreci 20 quilos, meu trabalho deslanchou, minha vida pessoal melhorou, é incrível! Eu digo que o paraquedismo salvou a minha vida. Eu renasci no meu primeiro salto”.

Campanha
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio. A iniciativa chega em seu oitavo ano, com um novo mote: “A vida é a melhor escolha”. A campanha é promovida durante todo o mês, mas 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Para lembrar a data em Goiás, Rejane Damaceno lançou o projeto “Um salto para a vida”, que visa chamar a atenção para o tema e conscientizar as pessoas sobre os números impactantes da atualidade. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são computados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados – com eles, a estimativa extrapola 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

No último dia 4 de setembro, 14 pessoas saltaram de paraquedas, em Anápolis, e formaram um laço no ar em alusão ao símbolo do Setembro Amarelo. Em Dubai, um amigo da terapeuta ocupacional também fez o mesmo, portando uma bandeira do projeto.  

Assessoria de imprensa
Carla Lacerda – (62) 99907-3760

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moda

Tiffany & Co. realiza evento exclusivo em Goiânia com a presença de Silvia Braz

Publicado

on

A Tiffany & Co., organizou um brunch para clientes e influenciadores na cidade de Goiânia, na última terça-feira, para celebrar a primeira loja da marca na cidade, com previsão de abertura para o próximo mês.

O evento proporcionou um ambiente intimista e sofisticado para compartilhar suas coleções ICONS, incluindo Tiffany Lock, Knot, HardWear e T. A comemoração foi uma oportunidade única para os convidados conhecerem as joias, também disponíveis através da nova loja virtual da marca.

Joias exclusivas das coleções icônicas, além de acessórios, bolsas e objetos decorativos, estão disponíveis para entrega em todo o Brasil. O evento em Goiânia simbolizou a expansão da presença da marca e celebrou essa nova etapa da história da Tiffany & Co. no Brasil, e contou com a presença da mais nova Friend of the House Silvia Braz, que veio de São Paulo especialmente para o evento. 

Sobre a Tiffany & Co.

A Tiffany & Co., fundada na cidade de Nova York em 1837 por Charles Lewis Tiffany, é uma joalheria de luxo global com sinônimo de elegância, design inovador, artesanato fino e excelência criativa. Com mais de 300 lojas de varejo em todo o mundo e uma força de trabalho de mais de 13.000 funcionários, a Tiffany & Co. e suas subsidiárias de design projetam, fabricam e comercializam jóias, relógios e acessórios de luxo. Quase 5.000 artesãos habilidosos cortam diamantes Tiffany e fabricam joias nas próprias oficinas da empresa, cumprindo o compromisso da marca com a qualidade superlativa.

A Tiffany & Co. tem um compromisso de longa data em conduzir seus negócios com responsabilidade, sustentando o ambiente natural, priorizando a diversidade e a inclusão e impactando positivamente as comunidades em que opera. Para saber mais sobre a Tiffany & Co. e seu compromisso com a sustentabilidade, visite tiffany.com.br @tiffanyandco 

Juliana Pileggi
juliana.pileggi@mktmix.com.br
Gerente de Moda
MktMix Assessoria de Comunicação

CONTINUE LENDO

Eventos

Evento

Publicado

on

A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.

CONTINUE LENDO

Congresso

Simpósio

Publicado

on

O Dr. César Vilela, especialista em Urologia, participará do 16º Congresso Internacional de Uro-Oncologia e do 11º Simpósio Multiprofissional de Uro-Oncologia, que ocorrerão de 02 a 05 de abril de 2025, em São Paulo. O evento reunirá especialistas para discutir avanços no tratamento de cânceres urológicos e promover a integração entre as especialidades. Dr. Vilela, com grande experiência na área, compartilhará conhecimentos e práticas inovadoras. Sua participação visa contribuir para a atualização científica e o fortalecimento do tratamento multidisciplinar.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias