Connect with us

Notícias

Setembro Amarelo

Published

on

“O paraquedismo salvou a minha vida. Eu renasci no meu primeiro salto”

Conheça a história da goianiense Rejane Damaceno, que encontrou no esporte o caminho prazeroso para enfrentar um quadro depressivo e superar pensamentos de suicídio

“29 de agosto de 2020: o dia em que eu decidi dar um fim à minha vida”. A frase é da terapeuta ocupacional Rejane Damaceno, 37 anos, que resolveu quebrar o silêncio e falar sobre um assunto que ainda é tabu, mesmo no mês dedicado a um processo de conscientização com alcance global, o setembro amarelo.

“Quando, em uma palestra, percebi que minha história poderia alertar sobre os sinais de suícidio e, principalmente, sobre as formas de prevenção, sabia que não poderia ficar calada”, confidencia ela. A partir deste momento, a profissional, que se tornou especialista em saúde mental, já intuía que um dos momentos mais sofridos e intensos que passara precisaria romper a bolha da privacidade para, na esfera pública, contribuir com a vida de outras pessoas. E assim aconteceu.

“Eu estava num quadro de depressão e, na minha lista de coisas a fazer antes de morrer, estava saltar de paraquedas. Pensei, então, que esse seria o plano perfeito: eu iria ter a experiência e, como não achava que o esporte fosse seguro, imaginei que o equipamento falharia e as pessoas pensariam que teria sido um acidente”, conta.

Do alto do avião que sobrevoava Anápolis – ela procurou um centro de paraquedismo no município – e toda paramentada com uniforme e itens de segurança, Rejane ainda não imaginava o que estava prestes a acontecer. “Quando eu comecei a queda livre, em menos de um segundo, eu senti que estava voando; foi a melhor sensação da minha vida, de liberdade, de ver o mundo”, relata. “Ao ver aquele céu azul, pensei: meu Deus, que coisa perfeita, nós não somos nada diante da grandeza de Deus”.

O êxtase não se limitou ao salto; ao pousar, a adrenalina estava tão alta, tão alta que a terapeuta ocupacional só tinha uma certeza – aliás, duas – naquele momento: queria viver e queria fazer isso mais vezes. “Comecei o curso de paraquedismo e o esporte mudou a minha vida: emagreci 20 quilos, meu trabalho deslanchou, minha vida pessoal melhorou, é incrível! Eu digo que o paraquedismo salvou a minha vida. Eu renasci no meu primeiro salto”.

Campanha
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio. A iniciativa chega em seu oitavo ano, com um novo mote: “A vida é a melhor escolha”. A campanha é promovida durante todo o mês, mas 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Para lembrar a data em Goiás, Rejane Damaceno lançou o projeto “Um salto para a vida”, que visa chamar a atenção para o tema e conscientizar as pessoas sobre os números impactantes da atualidade. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são computados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados – com eles, a estimativa extrapola 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

No último dia 4 de setembro, 14 pessoas saltaram de paraquedas, em Anápolis, e formaram um laço no ar em alusão ao símbolo do Setembro Amarelo. Em Dubai, um amigo da terapeuta ocupacional também fez o mesmo, portando uma bandeira do projeto.  

Assessoria de imprensa
Carla Lacerda – (62) 99907-3760

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Festival de Ballet Infantil

Published

on

Evento acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 17h, com realização da SD Ballet

O Shopping Cerrado recebe nos dias 23 e 24 de novembro mais uma edição do Festival de Ballet Infantil. As apresentações acontecem a partir das 17h, na praça de alimentação do mall, com a participação de cerca de 80 crianças.

O evento é realizado pela SD Ballet, companhia que está entre as maiores escolas de ballet do Brasil. A escola utiliza um sistema de ensino próprio que alia disciplina e técnica do ballet clássico a exercícios lúdicos e divertidos.

Esta é a sexta edição do festival, que já passou por Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros estados. O evento em Goiás contará com a participação de bailarinas das unidades da SD Ballet do Shopping Cerrado e do Colégio Simetria.

Segundo Hindira Karoline, diretora regional da SD Ballet em Goiás, o evento prioriza a leveza e a celebração do trabalho desenvolvido durante o ano, proporcionando às famílias a oportunidade de prestigiar as coreografias dos filhos. Todos os participantes recebem medalhas e certificados.

O Shopping Cerrado fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

Festival de Natal
Com o Festival de Ballet Infantil, o Shopping Cerrado encerra seu Festival de Natal de 2024, iniciado em 16 de novembro. O evento contou com oito dias de apresentações gratuitas, como corais, espetáculo teatral, show, dança e apresentações diversas, em parceria com lojistas, instituições e escolas da região.

SERVIÇO
6º Festival de Ballet Infantil do Estado de Goiás

Data: 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: a partir das 17h
Local: Shopping Cerrado – Praça de Alimentação (Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, Goiânia – GO)
Mais informações: instagram @shoppingcerrado @sdballetgoias
Entrada gratuita

OlhO Comunicação Estratégica

Continue Reading

Eventos

Claudia Matarazzo em Goiânia

Published

on

Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)

O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito da foto: Cristiano Borges 

Continue Reading

Inauguração

Novo Club em Goiânia 

Published

on

Promete unir galeria de arte e música no mesmo lugar

Vernissage Club funcionará na Praça do Cruzeiro e traz um modelo exclusivo de conceito. Goiânia agora conta com um novo conceito de club que promete revolucionar a experiência de entretenimento ao integrar música e arte visual em um ambiente único e imersivo. A inauguração aconteceu neste final de semana, o club — batizado de Vernissage — traz a ideia de unir o impacto de diferentes formas de expressão artística em um único espaço, permitindo que os visitantes vivenciem arte e música simultaneamente.Inspirado em festivais e exposições de arte imersiva, o projeto tem como objetivo conectar os sentidos dos goianos por meio de uma narrativa que rompe com a divisão entre galeria de arte e pista de dança. “Queremos que as pessoas, enquanto estão na pista, sintam-se parte de uma exposição viva, onde a arte visual e as expressões artísticas circenses e performáticas interajam com a música”, explicam os sócios, Luan S. Barbosa, Rogério Andrade (também dono de um bar que integra galeria de arte) e Raphael de Oliveira Sarpe.Ainda de acordo com os empresários, a proposta se diferencia pela experiência sensorial: os clientes poderão contemplar esculturas, quadros e outras obras artísticas enquanto dançam, sendo impactados por uma mistura cuidadosa de iluminação e música que não interfere nas telas ou esculturas. A experiência ganha ainda mais intensidade com espaços instagramáveis, onde o público pode tocar, pintar e interagir com as obras de maneira única.

Curadoria artística e musical de alta qualidade

A curadoria da Vernissage será dinâmica, com exposições de artistas locais, nacionais e até internacionais. A cada dois meses, uma nova exposição tomará conta do espaço, trazendo novas narrativas visuais. Já a música terá noites voltadas para gêneros específicos: um dedicado à música eletrônica, com DJs de destaque no cenário nacional e internacional, e outro dedicado à música urbana, com gêneros como hip-hop, trap e funk.Com uma programação de qualidade e curadoria que atende a múltiplos gostos, o Vernissage espera atrair um público diverso, de conhecedores de arte a amantes da música. “Queremos desmistificar a ideia de que a arte deve ser apreciada apenas em galerias formais. Em nosso espaço, o público poderá contemplar obras de forma nova e descomplicada, enquanto se diverte e interage com o ambiente”, afirmam os sócios.


Conexão com a cena local e compromisso cultural

A proposta vai além do entretenimento. Após a inauguração, o Vernissage espera alinhar parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e pontos de cultura locais para incentivar o acesso à arte e dar visibilidade aos artistas da região. A ideia é que o espaço seja não apenas um club, mas também uma plataforma de expressão para a cultura goianiense.


Inauguração e funcionamento

A inauguração oficial aconteceu nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), das 22h às 6h. O club funcionará regularmente às sextas e sábados.O significado do nome Vernissage — A abertura de uma exposição de arte — reflete o propósito da casa, que se propõe a ser um ponto de encontro entre música e arte visual.

Serviço:Inauguração do Vernissage Club

Funcionamento: Sexta e sábados das 22h às 6h

Onde: Pr. do Cruzeiro, 121 – St. Sul, Goiânia – GO, 74093-320

@vernissageclub–

TARG COMUNICAÇÃO 
@targcomunicacao

Continue Reading
Advertisement

noticias