Shopping Estação Goiânia recebe edição especial do bazar Estação das Plantas para as mulheres, nesta sexta-feira e sábado (07 e 08/03). Evento facilita o acesso do público ao mundo das jardinagem com orientações e preços acessíveis de mudas e insumos
Um estudo divulgado pelaForth Jardim em 2024 traçou o perfil e o comportamento dos plant lovers no Brasil. Realizado com mais de 800 pessoas, a pesquisa indicou que nos últimos 4 anos o interesse por diferentes vegetações e como mantê-las bem dentro dos lares cresceu em aproximadamente 25%.
O hábito de cultivar plantas não só deixa a casa mais colorida e cheia de vida, mas também pode melhorar a saúde física e mental. Outra pesquisa, publicada na revista acadêmica Cities, que entrevistou mais de 6.000 pessoas no Reino Unido, a prática da jardinagem pelo menos duas a três vezes por semana pode proporcionar benefícios como bem-estar, alívio do estresse e inclusão de atividade física na rotina.
O Bazar Estação das Plantas, realizado no Shopping Estação Goiânia, vem se consagrando como um espaço de estímulo para que este hábito entre em mais casas. Em edição especial ao Dia Internacional da Mulher, a exposição, que tem início nesta sexta-feira (07 de março), das 10h às 19h, e término no sábado (08), das 09h às 18h, oferece uma variedade de espécies, como cactos, suculentas, orquídeas, rosas do deserto, folhagens e arranjos de kokedamas, entre outros itens. A entrada é gratuita.
“Além dos preços especiais, a partir de R$ 10, as primeiras compradoras serão presenteadas com uma seleção de 100 plantas”, destacou Emerson Simeão, um dos organizadores do bazar.
Emerson afirma que, devido a localização e as comodidades oferecidas pelo shopping, cada vez mais clientes são atraídos para a exposição. “Hoje, o evento atrai tanto o público fiel da feira, adeptos ao cultivo, quanto o público que frequenta o shopping”, avalia ele.
Para quem está começando, ele indica as suculentas, por serem espécies resistentes, fáceis de propagar e sobrevivem em solos pobres. “Elas são perfeitas para quem está começando a plantar, por resistirem a sol pleno e calor intenso, além de serem uma ótima opção para decoração”, disse ele.
Serviço: 11° edição do Bazar Estação das Plantas
Data: sexta-feira e sábado, 07 e 08 de março
Horário: das 10h às 19h na sexta, e das 09h às 18h no sábado
Local: ao lado da praça de alimentação do Shopping Estação Goiânia, Av. Goiás, 2151 – Centro
A arquiteta Claudia Oliveira foi uma das profissionais convidadas que participaram da concepção de peças de tamanduá e raposas para o leilão beneficente organizado por Meire Santos no World Trade Center. A artista parceira de Claudia , Ivana Thomé, e a empresária Ana Beatriz Montanini também prestigiaram o magnífico evento.
No 1º Salão de Artesanato da Cartago, o público poderá apreciar e adquirir peças artesanais e autorais, como bijuterias feitas com alumínio reaproveitado, peças de jeans reaproveitadas e customizadas e muito mais. Entrada é gratuita, no Shopping Estação Goiânia
Bijuterias feitas com alumínio reaproveitado– Walmira
O artesanato, uma expressão artística que incorpora saberes ancestrais e questões sociais, impulsiona a economia criativa e gera renda através do conhecimento e da criatividade dos artesãos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato movimenta aproximadamente R$100 bilhões anualmente, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e conta com mais de 8,5 milhões de artesãos em todo o país.
Peça em vidro fusão – Maria Aline
Para destacar a importância da arte para a cultura e economia local, o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, realiza a 1ª Edição do Salão de Artesanato da Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago) nos dias 04 e 05 de abril (sexta-feira e sábado), das 09h às 18h. O evento contará com exposição e venda de peças artesanais e autorais diversas, incluindo bijuterias feitas com alumínio reaproveitado, peças de jeans reaproveitadas e customizadas, vidro fusão, luminárias de madeira, peças de madeira reaproveitada, crochê e macramê, bordado à mão livre, peças com folhas do cerrado, latonagem e muito mais. A entrada é gratuita.
Bolsas feitas com jeans em desuso – Rita de Cássia
Conforme o presidente da Cartago, Ricardo Santiago, o artesanato goiano é uma expressão cultural que combina tradição e inovação, rico em afeto, acolhimento e alegria. “Nossa produção utiliza matérias-primas regionais e se inspira na cultura e no modo de vida locais”, diz.
Prateleira de árvore feita em madeira reaproveitada Silvio Franco
Peças artesanais e autorais do 1° Salão de Artesanato da Cartago José Inácio
Ainda de acordo com Ricardo, este é o primeiro salão de artesanato promovido pela Cartago, a convite do shopping. “Para nós, poder mostrar o artesanato goiano nas mais diversas habilidades dentro de um espaço de um shopping é muito bacana”, complementa.
Jogo americano feito de crochê – Silvana Oliveira
Criada em 13 de março de 2017, a Cartago tem como inspiração a frase aristotélica “uma andorinha não faz verão”. Atualmente a cooperativa conta com a participação inicialmente de 33 cooperados das mais diversas habilidades.
Baú feito de madeira reaproveitada – Luciene Vasconcelos
Sustentabilidade
Além de ser expressão da cultura goiana, boa parte da produção é feita pelos artesãos a partir de materiais recicláveis, agregando às peças um propósito maior, que é o cuidado ambiental. Eles são protagonistas da supraciclagem, um movimento artístico que dá um destino alternativo a materiais que seriam descartados, também conhecida como upcycling art – ou arte reciclada, em português.
Serviço: 1º Salão de Artesanato da Cartago
Data: 04 e 05 de abril (sexta-feira e sábado)
Horário: das 09h às 18h
Local: praça de eventos do Shopping Estação Goiânia
Endereço: Avenida Goiás Norte, 2151, Setor Central, Goiânia, GO
Nos dias 5 e 6 de abril, próximo sábado e domingo,o Coletivo + promoverá a 18ª edição de seu evento, que se tornou um marco para os microempreendedores locais desde sua criação durante a pandemia. O projeto, idealizado pela empresária Nara Velasco Santos, tem como intuito ajudar marcas de pequeno porte a se restabelecerem no cenário econômico pós-pandemia, e tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo local e destacar o talento de empreendedores dos segmentos de moda, arte, decoração, autocuidado e gastronomia.
O critério de seleção para as marcas participantes é o seguinte: 90% de marcas autorais de microempreendedores online,sem lojas físicas e os outros 10% lojas físicas e revendedores são convidados a expor no evento. Esta abordagem visa proporcionar visibilidade e oportunidades de negócios para aqueles que, muitas vezes, não têm acesso aos grandes canais de venda.
Essa edição contará com 80 marcas expositoras e irá atrair um público estimado em 600 pessoas. O Coletivo+ se consolida como um evento democrático e acolhedor.
O ambiente charmoso do Centro Cultural Oscar Niemeyer, contará com dj tocando muita música boa para embalar o evento, um dj infantil para animar as crianças, espaço totalmente petfriendly para passear com o pet, uma área gastronômica e marcas criativas feitas por empreendedores talentosos da nossa região.
O evento promete ser o palco ideal para que os visitantes não apenas conheçam os produtos, mas também se sintam à vontade para permanecer e desfrutar de uma experiência única.