Na foto, colaboradores do Sicoob UniCentro Br seguram o troféu do prêmio ”Lugares mais incríveis para Trabalhar”.
Acima, da esquerda para a direita: Michelly e Silva, Andreia Souza, Rodrigo Araújo, Francilda Fernandes e Caio Bonjardim; e abaixo, da esquerda para a direita: Letícia Bezerra, Jhenifer Borges, Andrea Dantas (gerente de Gente e Cultura), Charles Campanha (diretor operacional), Antonio da Silva e Lara Duarte.
O Sicoob UniCentro Br, instituição financeira cooperativa com mais de 115 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar”.
A iniciativa é uma parceria entre a FIA Business School e o Estadão, que reconhece as empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas e com ambientes de trabalho mais saudáveis para os colaboradores.
O prêmio é baseado na pesquisa Employee Experience, elaborada por professores da FIA Business School e a apuração é realizada por meio da Pesquisa de Clima aplicada anualmente e análise do Book de Práticas de cada empresa participante.
O diretor operacional da cooperativa financeira, Charles Campanha, avalia que figurar entre as 150 empresas ranqueadas pela certificação é motivo de grande orgulho para o Sicoob UniCentro Br.
“Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo na construção de uma cultura que valoriza pessoas, incentiva o desenvolvimento humano e promove um ambiente de confiança, respeito e cooperação.
Mais do que um prêmio, essa conquista representa o reflexo do nosso propósito em ação de construir prosperidade compartilhada”, afirma.
De acordo com a gerente de Gente e Cultura da cooperativa financeira, Andrea Dantas, o resultado é fruto de um conjunto de práticas consistentes que colocam o colaborador no centro da estratégia organizacional.
Entre as iniciativas que contribuíram para o reconhecimento, destacam-se o fortalecimento da cultura cooperativista, a evolução da gestão de pessoas com foco em desenvolvimento, reconhecimento e qualidade de vida, além do Programa de Gestão de Desempenho (PGD 180°), que estimula o diálogo e o protagonismo individual.
A cooperativa também investe em programas de liderança e mentoring, voltados à formação de gestores mais humanos e inspiradores, e mantém canais permanentes de escuta ativa, que transformam percepções em ações concretas.
Valores cooperativistas
Andrea explica ainda que a valorização dos colaboradores é um dos pilares da sustentabilidade do modelo cooperativista.
“No cooperativismo, os resultados só fazem sentido quando são compartilhados.
Valorizar nossos colaboradores é fortalecer o elo que sustenta essa lógica — afinal, pessoas engajadas, reconhecidas e com senso de pertencimento entregam mais, inovam mais e cuidam melhor dos nossos cooperados”, ressalta.
Nesse sentido, ela pontua que a liderança também tem papel central na construção de um ambiente saudável e inspirador.
“Estimulamos uma liderança próxima, empática e orientada por propósito, que pratica a escuta ativa, o feedback constante e o reconhecimento genuíno”, destaca a gerente.
Segundo ela, a cooperativa investe continuamente em iniciativas voltadas à saúde emocional, ao equilíbrio de vida e ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores, fortalecendo o engajamento e o sentimento de pertencimento.
“Nosso compromisso é aprofundar a escuta organizacional, fortalecer a atuação dos parceiros de negócios e ampliar programas de desenvolvimento de lideranças e sucessão.
Manter esse reconhecimento exige constância, coerência e cuidado genuíno com as pessoas, e é isso que continuará guiando o Sicoob UniCentro Br nos próximos anos”, projeta.
Geovana Nascimento – Kasane