Instituição financeira cooperativa foi vencedora no ranking GPTW 2024, na categoria Empresas Gigantes, e foi destaque em Saúde Emocional. Só em Goiás a marca contabiliza mais de mil colaboradores
O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8 milhões de associados, foi reconhecido como a melhor empresa para trabalhar no Brasil, conforme o ranking do Great Place To Work® (GPTW) 2024. O resultado representa um importante avanço em relação ao ano anterior, quando ocupou a quarta posição na categoria que avaliou empresas do mesmo porte.
Só em Goiás o Sicredi contabiliza mais de mil colaboradores, pela Central Sicredi Brasil Central com a Sicredi Celeiro Centro Oeste, a Sicredi Planalto Central e a Sicredi Cerrado GO que corroboram com uma atuação pujante, seguindo os preceitos nacionais da marca de promover o bem estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Como explica o presidente da Central, Celso Figueira, o prêmio tem uma grande importância pois traz o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos. “Entendo que o prêmio é uma consequência muito positiva desse trabalho, mas nosso foco sempre foi nas pessoas. Nosso intuito é de fato termos uma condição de sociedade de pessoas, buscando melhorar a condição de vida da sociedade onde nós estamos inseridos. E para o nosso colaborador, acima de tudo”, reforça.
Além do prêmio principal, na categoria Empresas Gigantes – com mais de 10 mil colaboradores, o Sicredi também conquistou o Destaque em Saúde Emocional, figurando em uma lista composta por 10 empresas com ótimos índices relacionados à saúde e bem-estar. A escolha foi feita com base em uma ferramenta desenvolvida pelo Great People Mental Health, que faz parte do ecossistema Great People & GPTW. Ela avalia depoimentos e, por meio de inteligência artificial, extrai dados relevantes sobre o cuidado com a saúde emocional.
A cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira (9), em São Paulo, e neste ano reconheceu 175 organizações nas categorias – Gigantes, Grandes, Médias Nacionais e Médias Multinacionais. Mais de 5 mil instituições se inscreveram para esta edição do GPTW, representando 3,2 milhões de funcionários.
César Gioda Bochi, Diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, subiu ao palco para receber o prêmio e destacou os desafios enfrentados por alguns colaboradores no início de 2024. “Este ano não foi fácil. As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul fizeram com que cerca de 600 funcionários deixassem suas casas. Por outro lado, nos emocionamos com as ações de pessoas que acomodaram desabrigados ou fizeram doações, e com as centenas de voluntários que rapidamente se mobilizaram. Isso evidencia o grande compromisso de nossas lideranças nas cooperativas e centrais, e tenho orgulho imenso das pessoas que estão conosco nesta jornada para fazer diferença na sociedade.”
A diretora executiva de Pessoas e Cultura do Sicredi, Daniele Schmidt, também esteve presente na premiação, e explicou que o resultado gera um impacto bastante positivo e reflete o Jeito Sicredi de Ser. “Um reconhecimento como este, é mais do que uma validação externa, fortalece nossa cultura organizacional e reforça o compromisso com a evolução constante. Trabalhamos muito para manter um ambiente em que os colaboradores estejam conectados ao propósito institucional, performando e gerando valor para os associados e para a sociedade. Com a alta adesão à pesquisa anual, temos uma amostragem rica que nos permite fazer ajustes precisos na experiência do colaborador”, pontuou a diretora.
Para participar do ranking de Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, são avaliados o Book de Práticas Culturais e o Índice de Confiança da última pesquisa realizada e esses resultados são comparados com as outras grandes empresas do mercado. Em 2024, mais de 41 mil colaboradores do Sicredi participaram da pesquisa, compartilhando suas percepções sobre a experiência de trabalhar na instituição, o que resultou em um índice geral de confiança de 89%, mantido pelo segundo ano consecutivo. Também foi avaliado o e-NPS (Employee Net Promoter Score), que mensura o quanto os colaboradores recomendariam a empresa para amigos como um bom lugar para trabalhar. Nesse indicador, o Sicredi atingiu 83%, contribuindo para um atendimento de excelência aos associados, refletido no NPS de 75,23%.
O Ranking GPTW Brasil é realizado pela consultoria global Great Place to Work®, em parceria com a Época Negócios e o Valor Econômico. Em sua 28ª edição, uma das novidades este ano foi o aumento do número de empresas vencedoras, que foi de 150 para 175.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Bianca, aniversariante do último sábado, dia 5, comemorou a data com amigos próximos vindos de Goiânia, Rio Verde e Itumbiara. O bufê Maison Florency foi um show à parte! A celebração aconteceu no Salão de Festas do Edifício Park Flamboyant 56, no Jardim Goiás.
A decoração em verde e branco, com móveis em madeira, deu um charme especial ao ambiente. Champanhe à vontade garantiu a alegria e descontração dos convidados. Para animar ainda mais a tarde e noite, duas atrações musicais embalaram a festa.
Bianca e Sérgio, como sempre, foram anfitriões nota mil. A aniversariante brilhou em um belíssimo modelo Dolce Gabbana
Uma celebração épica da fé católica, tradição goiana e emoção, transmitida para todo o Brasil!
Goiânia se prepara para vivenciar um momento de profunda espiritualidade e beleza artística! A Paróquia Nossa Senhora da Assunção anuncia a grandiosa encenação da Paixão de Cristo, um espetáculo que há 30 anos emociona e renova a fé de milhares de pessoas. Realizado no estacionamento do clube dos bancários na Vila Itatiaia, o espetáculo deve reunir mais de 20 mil pessoas no dia 18 de abril, a partir das 19h, e a entrada é 1kg de alimento não perecível.
Em 2025, a celebração atinge um marco histórico, com uma produção ainda mais impactante e emocionante. Revivendo os últimos momentos de Jesus Cristo, desde a Última Ceia até a crucificação e ressurreição, em uma experiência que transcende o teatro e toca o coração.
Com mais de 350 voluntários, entre atores, dançarinos, diretores e equipe de produção, o espetáculo é uma verdadeira demonstração de união e dedicação da comunidade católica. A superprodução conta com tecnologia de ponta, efeitos especiais, painéis de LED de alta resolução e uma cenografia impecável, que transportam o público para a Jerusalém da época de Cristo.
O Padre Marcos Rogério, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção destaca a importância desse momento tão esperado pela comunidade, “Ao longo destas três décadas, a encenação se tornou um ponto de encontro da fé, da arte e da cultura em nossa comunidade. A cada ano, renovamos nosso compromisso de levar a mensagem de Jesus Cristo a todos os corações, trazendo novidades, e acima de tudo emocionando e transformando vidas. São centenas de voluntários, artistas e colaboradores que tornam este espetáculo possível, e todos estão convidados a se juntar a nós nesta celebração inesquecível”, disse.
A encenação da Paixão de Cristo da Paróquia Nossa Senhora da Assunção é um importante patrimônio cultural de Goiás, que preserva a tradição e a identidade da região. O espetáculo incorpora elementos da cultura local, como os farricocos da procissão do fogaréu e a folia de reis, enriquecendo ainda mais a experiência do público. Ampliando o turismo religioso com fiéis vindo prestigiar de vários estados do país.
Um dos pontos altos da encenação é a riqueza e a beleza dos figurinos. São 150 peças, cuidadosamente confeccionadas e renovadas a cada ano, que retratam com fidelidade os trajes da época de Jesus. Os 129 atores em cena, alguns dos quais realizam trocas de figurino durante o espetáculo, dão vida aos personagens bíblicos, transportando o público para o cenário da Paixão de Cristo.
Em 2025, a encenação além de ser acompanhada pela transmissão nas redes sociais, que em edições anteriores já contabilizaram um acesso de mais de 100 mil pessoas simultaneamente, ganha ainda mais destaque com a transmissão ao vivo pela emissora de TV católica Evangelizar, levando a mensagem de fé e esperança para lares em todo o Brasil.
Este grandioso trabalho de fé, cultura e arte é uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em parceria com a Associação Cultural Arraiá Chapéu do Vovô e Grupo Teatral Nosso Dom Vem de Deus, e conta com o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal, patrocínio das empresas Fórmula e Saga, e apoio da Associação Assunção, Arquidiocese de Goiânia, AT+G Produções e Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás.
Fotos em anexo: Encenação da Paixão de Cristo | Créditos: PASCOM Assunção
Serviço:
Data: Sexta-feira da Paixão, 18 de abril de 2025
Horário: 19h (duração aproximada de 2h30)
Local: Estacionamento do Clube dos Bancários em Goiânia
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Confira a programação completa da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora da Assunção:
13/04 – DOMINGO DE RAMOS
07h – Procissão de Ramos saindo da Com. N. Sra. da Piedade rumo a Matriz Assunção.
07h30 – Missa de Ramos
10h – Missa de Ramos
19h30 – Missa de Ramos
14/04 – SEGUNDA-FEIRA SANTA
19h30 – Santa Missa
15/04 – TERÇA-FEIRA SANTA
19h30 – Celebração Penitencial
16/04 – QUARTA-FEIRA SANTA
19h – Procissão do Encontro: Saindo da Com. N. Sra. Aparecida – São Judas e da Com. N. Sra. da Piedade – Morada do Bosque, rumo à Matriz Assunção.
19h30 – Missa
17/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
19h30 – Santa Ceia do Senhor (Missa do Lava-pés)
21h – Adoração
18/04 – SEXTA-FEIRA SANTA
09h às 11h – Oração com os Jovens
15h – Adoração da Cruz | Início da Novena da Divina Misericórdia
As complicações da gripe em idosos podem incluir pneumonia, insuficiência respiratória e agravamento de condições crônicas, como doenças cardíacas e pulmonares
Com a chegada do outono e inverno, aumenta a incidência de infecções virais como gripes e resfriados. Entre os grupos mais vulneráveis às complicações dessas doenças, além das crianças, estão os idosos. O Hospital Santa Helena (HSH) reforça a necessidade de cuidados preventivos para essa faixa etária, especialmente por meio da vacinação.
De acordo com dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), do Ministério da Saúde, um a cada cinco idosos internados por gripe no Brasil em 2024 não resistiu à doença. A taxa de letalidade foi de 21,7%, quase quatro vezes maior do que a observada em pessoas abaixo dos 60 anos (6%).
Para o geriatra do HSH, Dr. Cristhiano Augusto, esse dado é alarmante, pois muitos idosos ainda não aderem à vacinação, que é a principal forma de prevenção. “A população precisa entender que existem centenas de vírus que causam quadros gripais, e a vacina é desenvolvida anualmente com base nas cepas que mais oferecem risco de complicações e internações”, explica.
Com o avanço da idade, ocorre um declínio natural da função imunológica – fenômeno conhecido como imunossenescência. Esse fator contribui para que os idosos tenham uma resposta imunológica reduzida, tornando-os mais suscetíveis a complicações graves da gripe. Segundo o médico, cerca de 70 a 80% dos pacientes que precisaram ser internados devido à gripe em 2024, inclusive em UTIs, eram idosos.
Além disso, a redução dos casos de COVID-19 e a sensação de segurança levaram muitos idosos a diminuírem os cuidados preventivos, como evitar contato com pessoas gripadas. Isso resultou em um aumento de 189% nas internações por gripe no ano passado. Um estudo publicado pela revista Nature apontou que o risco de um idoso gripado desenvolver pneumonia é 100 vezes maior do que o do restante da população.
Importância da Vacinação
Para minimizar esses riscos, é essencial que os idosos mantenham a vacinação em dia. A campanha anual contra a gripe oferece proteção contra as cepas virais que mais causam complicações, incluindo a vacina quadrivalente de alta dose, desenvolvida especialmente para esse público. Além de prevenir casos graves de pneumonia, a vacinação também reduz o risco de complicações como AVC e doenças cardiovasculares.
Dr. Cristhiano esclarece ainda que a vacina contra a gripe não causa a doença. “Ela protege contra os principais tipos virais que podem levar à internação e complicações graves. É um erro acreditar que a imunização causa gripe, e esse mito afasta muitas pessoas da proteção necessária.”
Além da vacinação, o especialista reforça a importância de hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, beber bastante água, higienizar bem as mãos, dormir bem e controlar comorbidades são medidas essenciais para preservar a saúde dos idosos.”
O Hospital Santa Helena orienta que todos os idosos busquem a imunização o quanto antes. Esse público está contemplado nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para receber tanto a dose anual contra a gripe quanto o reforço bivalente contra a COVID-19. A prevenção é o melhor caminho para garantir um envelhecimento saudável e reduzir os riscos de complicações graves.