Connect with us

Cultura

Turismo ganha arte muralista, em Pirenópolis

Publicado

on

Muralismo no ambiente externo do Jardim Babilônia Residence, pela artista Iara Vasconcelos e Melo

Instrumento de propagação da arte e ideias, o muralismo trouxe um toque à decoração dos ambientes da casa e traz uma mensagem em prol do desenvolvimento sustentável para a cidade

Movimento cunhado no início do século XX no México, o muralismo é a expressão de ideias por meio da arte em muros, paredes, monumentos. Inicialmente, foi uma ferramenta política, mas hoje se tornou uma forma de democratizar a arte, para além das galerias, e tem sido também abraçada pela arquitetura.

Detalhe do muralismo no ambiente interno do Jardim Babilônia Residence

Em Pirenópolis, o empreendedor em hospitalidade Jacob Neylon trouxe o muralismo para desenvolver a primeira casa de temporada fora da Estância Shambala Piri, já conhecida por suas cabanas exóticas, para se aventurar em novo projeto dentro da cidade.

Batizada como Jardim Babilônia Residence, o imóvel recebeu pintura artística no muro e também em seus ambientes. A ideia foi proporcionar uma experiência de lazer, bem-estar, cultura e conscientização.

“Nosso objetivo foi transcender através da arte, da cultura e da história, valendo-se do movimento muralista para chamar atenção para um momento de expansão imobiliária e crescimento do agronegócio que a cidade histórica vive, sendo importante chamar a atenção para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, conta Jacob

A piscina no espaço externo do Jardim Babilônia Residence tem aquecimento solar

A artista plástica Iara Vasconcelos e Melo foi convidada para desenvolver as pinturas, trazendo os elementos da natureza para as paredes da casa e completando, assim, a ambientação bucólica do lugar. As pinturas são inspiradas nos Jardins Suspensos da Babilônia, considerado uma das sete maravilhas da Antiguidade, e que dá nome à casa.

“Demos este nome à casa em razão de ser também o nome do bairro, que é Jardim Babilônia. A partir disso, buscamos a força deste icônico lugar como inspiração para a decoração e para chamar a atenção para o nosso meio ambiente”, conta Jacob.  

No mural externo da casa, a artista fez questão de trabalhar com tons e cores mais fortes, dar um tom lúdico e gerar curiosidade no público. Dentro da casa, Iara conta que se inspirou em elementos do Cerrado e da Mata Atlântica, criando uma paleta própria escolhidas de acordo com a psicologia das cores.

A artista Iara Vasconcelos e Melo incorporou o muralismo no Jardim Babilônia Residence

O frescor das plantas espalhadas pela casa foi uma das ênfases para remeter à inspiração do projeto, garantindo assim bem-estar à casa com capacidade para receber quatro pessoas, em duas suítes, cozinha equipada com churrasqueira e varanda temática e uma piscina. A decoração é assinada pelo design de interiores, Nildo Alves.

Para trazer mais conexão ao tema da casa, e agregar um pouco de história aos hóspedes, QR Codes foram fixados nas paredes para quem quiser conferir mais curiosidades sobre os jardins suspensos da Babilônia. Na decoração, elementos rústicos típicos de Pirenópolis, como palha, móveis de demolição, se misturam a adornos da arquitetura da Antiguidade.

O espaço de convivência do Jardim Babilônia Residence agrega aconchego à natureza de maneira sustentável

Para o lazer, a Casa Jardim Babilônia contará com uma piscina de pastilhas de  cerâmica com aquecimento solar, acabamento em titânio e bancos de assento, um novo conceito da marca iGUi, em tons claros. O espaço de banho é ambientado com verde das plantas e painéis com pinturas orgânicas. 

O projeto traz melhores condições de acessibilidade no banheiro com barras de apoio e sem degraus, portas do espaço possuem a largura maior que a tradicional para possibilitar a passagem de um cadeirante ou até mesmo pessoas com limitações de locomoção.

Um sistema de reúso da água, por meio de ecodreno, para captar as gotas de água provenientes do uso do ar condicionado, que podem ser reutilizadas na limpeza da casa e para aguar as plantas. “Parece pouco mas, com o uso diário do ar, são captados cerca de 50 litros, suficientes para toda a limpeza do imóvel, trazendo economia e a prática sustentável para o turismo”, informa Jacob.

Outra novidade são os amenities artesanais. Em parceria com a Gaia Natur, eles foram desenvolvidos exclusivamente para a casa, combinando aromas e texturas que conectam o visitante à beleza e à paz do Cerrado. 

Sobre o Shambala Piri

A Casa Babilônia pertence ao Shambala Piri que disponibiliza cabanas e chalés para lazer de curta temporada na zona rural de Pirenópolis e agora inaugura a primeira casa dentro da cidade. Cada uma tem um projeto específico para proporcionar uma experiência diferente de hospedagem aos turistas.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

Imagens André Viegas

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival

O Sentir Delas anuncia artistas selecionadas para a 3ª edição do festival feminino de música e artes

Publicado

on

Cristiane Couto

Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas


O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.

Moara Couto

Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:

  • Thaise Monteiro
  • Karla Mendes
  • Anna Behatriz Azevedo
  • Alinne Vieira

Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:

Lady Cali

Alidi

B Flora

Aduli

  • Isadora Pinheiro
  • As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.

Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.

O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.

OlhO Comunicação

CONTINUE LENDO

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Cidade

Goiânia Cultural

Publicado

on

A equipe do hotel Ibis Styles Goiânia Shopping Estação Andressa Silva, Marília Oliveira, Gielle Flores, Maria Alves e Juliany Santos, durante o passeio de apresentação do pacote Goiânia Cultural, lançado para mostrar o potencial da capital para o turismo cultural e favorecer o tempo de estadia na cidade.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias