Connect with us

Vinhos

Vinho em todas as épocas do ano

Publicado

on

Vinho é maravilhoso neste tempo de chuva, um filme e uma boa companhia. E por que não no outono, durante um jantar com a família? No verão, parece até incompatível com o calor, mas já há tantas opções de vinhos menos encorpados ou para serem bebidos gelados que dá até para combinar perfeitamente com uma tarde na piscina, na praia ou um bom churrasco.

 

Branco, rosé ou tinto –, há diferentes sabores, mais leves ou mais encorpados, que dependem principalmente do tipo da uva utilizada no processo e da temperatura ao servir. O mais importante, sem dúvida, é escolher aquele cujo sabor o agrada mais. Mas algumas dicas podem ajudá-lo a escolher a bebida de acordo com o quanto ela combina com a estação do ano.Boa é a vida, mas melhor é com o vinho.

 

Vinhos para o verão

 

Existem opções de todos os tipos de vinhos, além dos rosés, brancos e espumantes. Até mesmo para os dias excessivamente quentes. 

 

O conselho para quem deseja apreciar um vinho tinto no verão é evitar os encorpados. Opte pelos que tenham leveza e frescor, como os da casta Gamay, Cabernet Franc e Pinot de aromas frutados singelos.

 

Lembre-se de servi-los abaixo dos 18ºC, diferente do recomendado para os tintos fortes no inverno. Coloque à mesa a uma temperatura de 14 a 16 graus celsius.

Os vinhos brancos como: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling são uma ótima pedida. Essas castas dão origem aos vinhos com menor teor alcoólico, e menos complexos.

 

São mais refrescantes, leves e harmonizam com pratos típicos de verão, como peixes e frutos do mar.

 

Nessas categorias, você encontra inúmeros rótulos com excelente custo-benefício, sejam brasileiros, sejam de outros países, que agradam diferentes gostos e bolsos. Todos estes vinhos harmonizam perfeitamente com massas leves e pizzas e também com sobremesas.

Vinhos para o outono

O outono é a estação em que as temperaturas começam a baixar – e nessa época todos costumam estar até com saudade do clima mais friozinho. É a época ideal para desfrutar vinhos um pouco mais encorpados, se o clima estiver mais frio. Entre as opções estão os vinhos com uvas Malbec, Carmenere e Merlot.

 

Vinhos para o inverno

Entre as uvas que combinam bem com o inverno estão as do tipo Cabernet, Malbec, Syrah e Tannat. Para quem prefere vinho branco, os vinhos do tipo Semillon e Chardonnay podem ser excelentes.

 

Vinho na primavera

É uma época muito linda, cheia de flores, romântica e muito aprazível para fazer um piquenique.Os brancos também são uma boa pedida, como os de uvas Chardonnay ou bom espumante ou uma cava. Entre os tintos, se destacam igualmente aqueles com sabores mais delicados, como o Pinot Noir. 

 

É claro que, mesmo com todas as sugestões, você precisa eleger seus critérios: a uva preferida, o sabor e os alimentos que vão acompanhar a bebida, a temperatura que mais agrada. A harmonização também é importante nesses casos, o que faz com que os sabores sejam potencializados e a experiência com a bebida seja ainda mais prazerosa.

 

Com o amor dá-se o mesmo que com o vinho. Perdoem-me os leitores o pouco delicada da confrontação; mas bem vêem que ambos embriagam.Que comecemos o ano de bem com a vida e sempre com uma taça de vinho para comemorar a saúde e o prazer de viver.

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Vinícula

Publicado

on

Os casais Adriano Donzelli e Laís e Sérgio Azevedo e Rosa Donzelli sendo recebido pelo enólogo Leonardo Valduga na Vinícola Marco Luigi que agora conta com também com um espaço de eventos MARCO LUIGI,  indescritível para realização de casamentos, festas e outros acontecimentos.


CONTINUE LENDO

Notícias

Confraria

Publicado

on

Que evento incrível!

Parece que a Confraria da Gina fez uma ótima escolha para começar o ano! Cabernet Sauvignon é realmente uma uva que agrada muitos paladares, especialmente em uma ocasião especial como essa. E o ambiente da Reserva 35, com certeza, deve ter completado a experiência de forma incrível! As amigas Márcia Villela, Linda Bessa e Chris Maia, juntas, devem ter formado uma ótima companhia para essa reunião, não é? Deve ter sido uma noite cheia de boas conversas e vinho de qualidade!

CONTINUE LENDO

Notícias

Festival Despertar do Vale confirma quarta edição para o dia 12 de abril

Publicado

on

Encontro enogastronômico convida a experimentar atrativos do Vale dos Vinhedos

Emoldurado pelas paisagens únicas do Vale dos Vinhedos, o Festival Despertar do Vale reúne vinícolas, restaurantes, empórios, agroindústrias e estabelecimentos locais para celebrar, em clima de encontro cultural e enogastronômico, os vinhos e espumantes proporcionados pelo fruto símbolo da região. Em 2025, esse momento já ganhou data para ser festejado: dia 12 de abril.
 

Sua quarta edição é um convite para (re)descobrir o Vale dos Vinhedos sob outra ótica. O encontro ocorre no outono, quando novas cores dão lugar ao verde exuberante do verão, enchendo o Vale de nuances e mostrando que, não importa a época do ano, o destino sempre tem atrativos para serem visitados. Os estabelecimentos participantes, assim como a programação artística, serão conhecidos nas próximas semanas, mas parte da agenda está definida. Ela terá início com a realização de uma missa, às 10h30min, celebrada na emblemática Capela das Almas, primeiro templo erigido no Vale, em 1880 – a atual estrutura data de 1928.
 

Em 2024, mais de 5 mil pessoas aproveitaram para degustar os mundialmente reconhecidos vinhos e espumantes de dezenas de vinícolas associadas à Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), promotora do evento, enquanto saboreavam a culinária local ao ar livre, curtindo a natureza em meio a apresentações musicais durante todo o dia. A edição marcou a retomada da programação, realizada também nos anos de 2017 e 2018. “Em 2025, reafirmamos a condição diferenciada do Vale dos Vinhedos como local de experiências enogastronômicas. O Despertar do Vale faz da região destino também de interesse cultural, aproximando visitantes de saberes e ofícios centenários que moldaram a vida no lugar e seguem sendo reproduzidos pelas gerações atuais, que mantêm a essência do Vale viva”, explica Tiago Crestani, Diretor de Marketing e Eventos da Aprovale.
 

O Vale dos Vinhedos, cuja história remonta a 1875, com a chegada dos imigrantes italianos, também é um dos distritos de Bento Gonçalves, sendo criado oficialmente em 1990. Na época, algumas atividades de turismo já aconteciam na região, e o processo se iniciou naturalmente. A rota turística começou a ser estruturada quando a Aprovale foi fundada, em 1995, transformando a região no maior destino enoturístico do país e em uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos e espumantes do mundo. Portanto, a realização da 4ª edição do Festival Despertar do Vale será ainda mais especial, pois, além de destacar as atrações do destino turístico, comemora os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e os 30 anos de fundação da Aprovale.  

Serviço

O quê: 4º Festival Despertar do Vale

Quando: dia 12 de abril, das 10h às 22h

Onde: Centro Histórico do Vale dos Vinhedos, Capela das Almas (Linha 6 da Leopoldina).

Quanto: Acesso gratuito. Taça oficial do evento – R$ 15.

Viviane Somacal
Exata Comunicação
54. 99972-1940

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias