Cresce uso de energia solar no Brasil, mas necessidade de mais investimentos continua alta
Conheça exemplo de rede de lojas de Goiás que implantou usinas próprias de geração de energia solar fotovoltaica e atualmente consegue abastecer toda sua operação com energia limpa
Uma das ações que trazem resultados de grande importância para o meio ambiente é a geração e consumo de energia limpa, proveniente de fontes renováveis.
Uma destas fontes, que tem insumo em abundância no Brasil é a solar. Segundo o engenheiro civil da Irmãos Soares, empresa do Grupo Soares, um dos maiores benefícios da adoção da energia solar é a redução do impacto ambiental, com a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, um problema mundial e que afeta o clima do planeta.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil (Absolar), com o crescimento da geração desta modalidade de energia nos últimos anos foi possível evitar a emissão de 81,4 milhões de toneladas de CO².
No ano 2000, por exemplo, o Brasil gerou 8.478 MW de energia solar, entre a geração centralizada e a distribuída. Agora, em 2025, o volume já chega a 56.573 MW gerados, um aumento de 69% até abril deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os dados são dignos de celebração neste mês em que se celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente. Contudo, ainda há muito em que se avançar. Hoje a energia solar representa 22,7% dentro da matriz energética brasileira, frente a 44,1% da fonte hídrica. Iniciativas de todos os membros da sociedade, desde governos, população e iniciativa privada fazem a diferença e cada vez mais o meio ambiente agradece.
Uma contribuição significativa é dada pelo Grupo Soares que desde 2020 implantou em todas as mais de 20 lojas da rede de comércio de materiais de construção Irmãos Soares a geração de energia solar fotovoltaica.
O engenheiro Lucas Antonelle explica que o sistema funciona hoje com cinco usinas geradoras, que têm capacidade de geração média mensal em 50.000kWh, o suficiente para fornecer energia para a operação de todas as lojas da rede. Ele explica que com a implantação das usinas solares, a empresa conseguiu uma redução de aproximadamente 60% no pagamento da conta de energia elétrica para a concessionária.
“Usamos a rede da concessionária para distribuir a energia que geramos entre as lojas e ainda pagamos as taxas mínimas de uso, por isso ainda temos esse custo, porém além de ser uma economia significativa, a contribuição para o meio ambiente é de grande relevância”,
destaca ele. O profissional ressalta que em sua visão, produzir e usar, energia limpa é algo que todas as grandes empresas deveriam ter em seu planejamento para que todos possam contribuir com a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, tão nocivos para a vida na Terra.
A Havan sediou o lançamento oficial do Minotauro Energy, novo energético desenvolvido em parceria com a Água da Serra, uma das principais indústrias de bebidas do Sul do Brasil. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro, na Praça de Alimentação da Havan, em Brusque (SC), e foi aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do empresário Luciano Hang, fundador da Havan, além dos irmãos Minotauro e Minotouro, reunindo convidados, lideranças empresariais, imprensa, influenciadores e consumidores.
O lançamento marca a chegada do produto ao mercado catarinense, reforçando a união entre tradição industrial, inovação e força de marca. O Minotauro Energy chega com *nova identidade visual, diferentes sabores e versões sem açúcar.
Psicólogas Luciana Oliveira, Karla Turra e Mara Suassuna
Foi inaugurado na última sexta-feira (30) o Instituto Integrado do Cérebro, em Goiânia. As idealizadoras, a neuropsicóloga Dra. Luciana Moreira e a psicóloga e gerontóloga *Dra. Mara Suassuna, receberam amigos e familiares para um coquetel seguido da bênção do *Padre Divino, da Basílica Sagrada Família.
Lucila Oliveira, Mara Suassuna e Rosiane Dias
Com proposta multiprofissional, o Instituto oferece atendimentos em Psicologia, Neuropsicologia, Psiquiatria e Nutrição, voltados à saúde mental, cognitiva e emocional.
Mara Suassuna e Paula Paiva.
Na ocasião, foi lançado o Programa Viva Mente 60+, destinado a idosos com déficits de memória e cognição, com protocolos de neuromodulação, estimulação cognitiva e acompanhamento contínuo, sob coordenação das doutoras Luciana Moreira e Mara Suassuna.
Mario Guardado, Florence Fiorda, Mara Suassuna e Elpídio Fiorda Neto
O Instituto passa a integrar o cenário da saúde especializada em Goiânia, com foco na longevidade e no cuidado humanizado ao público 60+.
Familia Suassuna : Bruna, Mara Suassuna, Pedro, Vinícius e Gilyane Suassuna, com as netas Giovana e Laura
Luiz Antônio Ribeiro, Helena Ribeiro, Sônia Braga e Nelson Mendes marcaram presença na comemoração do aniversário da amiga Helena, celebrada na última terça-feira (27).
O encontro aconteceu no badaladíssimo Restaurante Julieta de Serpa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em uma noite marcada por muita descontração, boas conversas.