Connect with us

Esporte

Goiano é o primeiro sul americano amputado a chegar no Monte Everest

Publicado

on

Mais conhecido como João Saci, goiano que teve a perna esquerda amputada aos 17 anos e já ganhou mais de 40 medalhas em competições, compartilha sua experiência na viagem realizada neste mês

João Carlos Rodovalho Costa, mais conhecido como João Saci, é o primeiro sul americano amputado a chegar na base do acampamento do Monte Everest. O goiano de 38 anos, chegou de viagem na última segunda-feira (25) e revela a experiência de sua primeira escalada: “Subimos durante sete dias e chegamos até o acampamento base do Monte Everest. Saímos de 2.800m para 5.364m e foi algo incrível. A primeira de muitas outras montanhas que virão”, diz.

João Saci foi amputado aos 17 anos em virtude de um câncer no joelho. Segundo ele, foi retirado o tumor para biópsia e deixado uma parte que a equipe médica não conseguiu fazer a remoção. Para sua surpresa, 20 dias após a cirurgia ele foi informado pelo médico que o tumor havia necrosado e não teria como realizar a biópsia: “Fomos em outro médico e então recebemos o diagnóstico, era câncer. Comecei a fazer quimioterapia e percebi que o tumor havia crescido após a ressonância”. João teve que amputar a perna esquerda a apenas dois meses de fazer 18 anos.

Ele compartilha que o início foi desafiador a própria aceitação e reabilitação: “Aceitar a amputação é uma coisa, viver o processo é outra”. Sua percepção mudou ao entrar em uma piscina e ver que nadava como antes e  que poderia continuar sua vida e conquistar tudo que desejava. 

Nadou durante 14 anos, período em que ganhou mais de 40 medalhas em competições. 

Hoje João Saci pratica crossfit, trabalha na área de controladoria de uma empresa, é palestrante e influencer e compartilha sua história de vida nas redes sociais. Além de outras montanhas, tem ainda o desejo de saltar de paraquedas. 

Ele é um dos 500 mil brasileiros amputados no Brasil, conforme dados estimados pela  Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR). A campanha Abril Laranja vem sendo realizada durante todo o mês para conscientizar as pessoas sobre a prevenção da amputação e também quebrar preconceitos relacionados às pessoas amputadas. O Abril Laranja é promovido pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC), a terceira edição da campanha conta com diversas ações, como lives semanais e doações de próteses feitas pelas clínicas e empresas ortopédicas participantes. 

Sobre a ABOTEC

A Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento técnico – científico da ortopedia técnica do Brasil.

Fundada desde 1988, vem consolidando ao longo de sua trajetória  sua posição de entidade representativa, fiscalizadora e regulamentadora da área de ortopedia técnica. 

Através do aprimoramento profissional, técnico e humanístico e da disseminação do conhecimento de novas técnicas, materiais e dos últimos avanços tecnológicos, a ABOTEC busca a cada dia uma maior representatividade junto ao governo e a sociedade, sempre sob a visão de uma atitude ética e engajada em prol do melhor atendimento das pessoas portadoras de deficiência.

Sua estrutura, baseada nos moldes das demais entidades internacionais (Ispo, Interbor, etc), compõe-se de empresas e de profissionais da área que, juntos, buscam a excelência na integração de uma equipe multidisciplinar na reabilitação física. A ABOTEC acredita que o segredo desse sucesso está na seriedade daqueles que se dedicam à sua causa e também a participação. 

Foto em anexo / Arquivo Pessoal 

Legenda da foto: João Saci na base do acampamento do Monte Everest.

Assessoria de imprensa:

Palavra Comunicação/

Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256

notícias@palavracom.com

@palavracomunicacao

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil Central é sucesso na transmissão do Goianão 2025

Publicado

on

No terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central deu um show na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol, edição 2025. Foi uma maratona eletrizante de 80 partidas com cobertura das equipes da emissora, por meio de parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás, conforme mostrou reportagem exibida na TBC.

“Parabéns para vocês, todos os servidores da Agência Brasil Central”, afirmou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele citou que o canal do YouTube da TV Brasil Central superou 500 mil inscritos e o Instagram atingiu mais de 100 mil seguidores. Durante os jogos, a jornada esportiva começava com antecedência para mostrar a movimentação dos times e da torcida. “Bravos guerreiros aqui da TBC, no microfone e fora dele”, ressaltou o comentarista esportivo Evandro Gomes.

CONTINUE LENDO

Esporte

Esporte com solidariedade

Publicado

on

A prática esportiva, tão essencial à saúde, ganha um sentido ainda mais amplo com a solidariedade. Para promover a junção das boas iniciativas a Euro Incorporações junto com a Flex Academia irão promover um aulão de spinning com o objetivo de arrecadar fundos para compra de ovos de Páscoa que serão doados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Euro vai presentear os participantes com uma camiseta do projeto Giro Solidário e a Flex sediará as aulas neste sábado, 05 de abril, em três horários distintos na academia Flex do Alphaville, sendo às 09h, às 10h e às 11 horas. Podem participar alunos de qualquer uma das três unidades da academia Flex em Goiânia.

Para aproveitar a aula especial, os alunos devem fazer uma inscrição social e contribuir com uma taxa no valor de R$ 50,00. Todo valor arrecadado será revertido para a compra dos ovos de Páscoa, que vão alegrar a data comemorativa das crianças com idades de 01 a 18 anos, participantes do Projeto Ressignificar. O projeto oferece apoio educacional, esportivo e social para famílias em situação de vulnerabilidade, que moram no setor Terra do Sol, região do bairro Continental, localizado atrás da unidade prisional de Aparecida de Goiânia.

CONTINUE LENDO

Esporte

Beach tennis

Publicado

on

No último dia 19, o Country Clube de Goiás recebeu 170 mulheres para competição de beach tennis durante o Torneio Cazamigas.

Rosana Siqueira e Cristina Cunha também estiveram entre as competidoras do Torneio Cazamigas.

Uma das patrocinadoras do evento, a Opus Incorporadora, em breve, promoverá um novo local para prática do esporte, o Opus Tennis Club Vaca Brava, clube privativo que trará no seu projeto de 1.500 m², quadra de tênis oficial e beach tennis para duplas. Na foto: Karine Queiroz, Beatriz Espindola, Aline Jaime, Paula Parreira, Patrícia Torres, Marine Caiado e Ana Laura Rassi.

Mariana Clímaco

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa  

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias