O inverno chegou neste dia 21 de junho e com as baixas temperaturas começa também a temporada de fondues. A receita mais clássica é a de queijo, servida com cubos de pães, que surgiu na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial. Nada gourmet como é hoje, mas sim por necessidade. Na época, os moradores dos alpes, que durante o inverno tinham ainda mais dificuldade de ir à cidade em busca de alimentos, derretiam restos de queijos em pão amanhecido para matar a fome.
Hoje, a receita leva normalmente queijos gruyère e emmental, fundidos com vinhos, servidos em uma panelinha caquelon no réchaud. Além do clássico queijo, o chocolate tornou-se um item obrigatório da fondue, servido com frutas, assim como a carne, preparada no óleo ou no vinho.
O D9 viajou a São Paulo e fez um tour em alguns restaurantes que servem Fondue. Separamos para os leitores os 2 melhores lugares.
Praça São Lourenço
Localizado na Vila Olímpia, o restaurante tem uma das varandas mais charmosas da cidade. É um amplo espaço rodeado de jabuticabeiras, palmito imperial e figueiras, além de um lago com carpas, teto retrátil e iluminado por varal de luzinhas e velas nas mesas. Nos dias mais frios, diversos aquecedores a gás ficam espalhados. Até o dia 30 de setembro, a casa conta com seu já tradicional cardápio de fondues. Pedi de adicional a seleção de vegetais (R$ 53), com cogumelos, brócolis, cenoura, batatas, tomatinhos, abobrinhas, todos já assados, além de pêra e picles de pepino. A carne chegou bem macia à mesa, temperada com chimichurri, e combinou muito bem tanto com o queijo quanto com os molhos. Os vegetais são ideiais para quem não quer um jantar muito pesado. Tudo chegou à mesa na temperatura ideal e em nenhum momento o queijo esquentou demais, o que geralmente acontece quando preparo em casa. Tava tão delicioso que deu até para raspar a panela.
Chalezinho
Um dos primeiros restaurantes especializados em fondue em São Paulo, o Chalezinho entra no inverno de 2022 com o pé direito em termos de variedade no cardápio. A casa, que possui hoje três unidades: Morumbi e Itaim, zona sul de São Paulo, e Campos do Jordão, interior do estado, traz as opções salgadas e doces separadas e também em modo rodízio em três modalidades: tradicional, premium e super premium.
Iniciei com os de carne com cozimento no vinho. A indicação é deixar a carne por pelo menos 3 minutos, mas eu optei por deixar menos. O restaurante também oferece a opção de enviar a carne pré-frita para apenas aquecer. As opções salgadas vem com tábua com batata cozida, picles, brócolis, frango grelhado e crocante, além de linguiças para saborear com os fondues.
Há 6 molhos diferentes de acompanhamento, como cogumentos, poivre, ervas, abacaxi com pimenta, mostarda e rosé. Todos são extremamente saborosos. A dica fica pelo de abacaxi com pimenta, que combinou e contrastou com a carne de maneira excelente. Outra dica é ferver o frango crocante no vinho e servir com o molho poivre; Já no caso do de queijos, optei por dois sabores: Marguerita e o 4 queijos.