Connect with us

Notícias

O que o silêncio diz?

Publicado

on

Melina Lobo (Conselheira de Administração e Advogada)

Neste mundo hiperconectado em que vivemos há um excesso de sons: músicas, vídeos, podcasts, tv, filmes, noticiários, enfim, uma lista infinita. Nossos ouvidos são órgãos abertos! Não podem ser facilmente tampados como os olhos ou a boca, que se fecham em um simples movimento.  Daí que eles se viciaram nesse mundo constante de ruídos, nem todos eles interessantes, diga-se de passagem.

Estamos tão distraídos nos excessos de sons que custamos a nos dar conta dessa realidade. Assim, muitas vezes, diante do silêncio, o preenchemos antecipadamente, sem o cuidado de examinar o que ele nos quer dizer.

Sim, o silêncio diz muita coisa… Se tivermos a paciência de suportar seu tempo, sem preenchê-lo na correria de nossos ouvidos acostumados com ruídos constantes, podemos ouvir muito do que não está sendo dito: amores inconfessáveis, dores profundas, amarguras silenciadas, respeito ao interlocutor, admiração, raiva contida, presença usufruída. 

Quando se está diante de um silêncio prolongado em um diálogo ou em um grupo de pessoas, basta suportá-lo e contemplar seu poder para escutar o que ele quer dizer. 

Foi assim em uma empresa familiar em que o pai já havia transferido a totalidade das quotas sociais para seus três filhos. O pai idoso considerava que tal ato era um presente para os filhos que, na sua ausência, não precisariam fazer inventário e, de fato, o patrimônio era valioso. Os filhos, por sua vez, consideravam que não tinham autonomia nenhuma perante o negócio e os desejos do pai que ainda administrava integralmente a empresa.

Nas reuniões, se instalava um silêncio constrangedor. Um silêncio que gritava alto. Os filhos não se sentiam autorizados a dizer o que realmente queriam e quais eram os seus receios.

A solução, então, foi a realização de encontros individuais, nos quais cada um pudesse manifestar sua vontade e, ao final, se constatou que um deles gostaria de sair da sociedade assim que o pai se ausentasse da administração do negócio, seja pelo falecimento ou pela incapacidade.

Autorizar as pessoas a dizerem o que pensam e o que desejam em um ambiente de segurança pode alterar o rumo de negócios e construir o encontro possível. Auxiliar as pessoas a sustentarem esse lugar de fala pode modificar vidas. Em resumo, primeiro criamos um ambiente de segurança, então a pessoa se sente autorizada a dizer o que pensa e o que quer e passa a existir na relação.

Se não confiamos, não queremos falar, daí o silêncio.

O que acontece hoje é que vivemos uma crise de confiança e não há vínculos, sejam de negócios ou familiares, que se sustentem sem transparência e boa comunicação. Precisamos confiar que o fornecedor fará a entrega do item que compramos, que o consumidor efetuará o pagamento do produto adquirido, que o colaborador realizará a função contratada, que o chefe exercerá a liderança, que o patrão pagará o salário combinado e por aí vai.

A confiança sustenta as relações e o silêncio diz muito do que não queremos ouvir. Perguntas abertas realizadas em um ambiente de segurança podem esclarecer pautas ocultas das reuniões e mudar o rumo da história.

Escrito por: Melina Lobo (Conselheira de Administração e Advogada)

Att,

Johny Cândido

Assessor de imprensa – Jornalista 

Registro Profissional nº GO 02807

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Havan Goiânia.

Publicado

on

Em passagem por Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan, o empresário Luciano Hang escolheu o Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia para sua hospedagem.

Recebido pela gerente Marília Oliveira, Hang destacou a importância da chegada da rede à capital goiana, reforçando o papel da empresa na geração de empregos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Notícias

Havan 188ª Loja.

Publicado

on

O megaempresário Luciano Hang esteve em Goiânia para a inauguração da 188ª loja da Havan no Brasil. Durante a visita à capital goiana, Hang ficou hospedado no Ibis Hotel do Shopping Estação Goiânia, onde foi recepcionado pelo superintendente Márcio Lopes.

Na ocasião, ambos destacaram a importância da chegada da Havan a Goiânia, ressaltando o impacto positivo na geração de empregos, no aumento da arrecadação de impostos e no fortalecimento da economia local.

CONTINUE LENDO

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias