Quando falamos de Almir Sater, logo lembramos da importância de preservar o meio ambiente. O cantor, compositor e violeiro é o novo parceiro do Grupo Tropical para o lançamento da linha Aldeia.
Um dos condomínios horizontais mais reconhecidos do Brasil inspira linha de empreendimentos que será levada para novas cidades e terá Almir Sater como representante
Mais de 1,7 milhões de domicílios estão dentro de condomínios horizontais no Brasil, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e este número cresceu 76% nos últimos 12 anos conforme a comparação com o censo anterior, de 2010. Em Goiânia, o aumento foi maior que o dobro no mesmo período: 124%.
A capital goiana é uma referência em condomínios horizontais para todo o País pela qualidade de seus projetos. E, agora, ela passa a exportar um de seus projetos mais reconhecidos, o Aldeia do Vale. O Grupo Tropical, responsável pelo desenvolvimento do empreendimento, lança a linha Aldeia com o propósito de levar este estilo de vida para outras regiões do Brasil.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 15 de abril, pelos diretores do Grupo na companhia de Almir Sater, ator, cantor e compositor, que será a persona artística a representar a linha Aldeia, durante um café da manhã realizado no Restaurante Panela Mágica, no Setor Marista, em Goiânia. A parceria entre o artista e a empresa goiana, que possui 48 anos de história, surgiu de forma natural após a sinergia de valores entre ambos. Almir Sater sempre foi ligado ao convívio com a natureza e a preservação do meio ambiente, enquanto o Grupo Tropical tem a premissa de desenvolver projetos de urbanização sustentável.
“É uma parceria privilegiada, pois sabemos que ele não associa sua imagem a qualquer marca, e nem a Tropical tem o hábito de atuar com celebridades. Para o lançamento da linha Aldeia, entendemos ser importante contar com parceiro que represente verdadeiramente a essência e o propósito dos empreendimentos”, enfatiza Gisa Ferreira, diretora de marketing da Raiz Urbana, uma das empresas de desenvolvimento imobiliário do Grupo Tropical.
“Fidelidade a princípios, sustentabilidade e valor à família foi o que me conectou ao Grupo Tropical. É uma honra me associar a vocês, agradeço a confiança e espero contribuir com este projeto lindo. O mundo precisa de projetos sustentáveis, precisamos cuidar do nosso Planeta, que é a nossa casa”, disse Almir Sater durante o anúncio. Ele passou a conhecer melhor o Grupo Tropical há pouco mais de dois anos na área cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, quando começou a ter mais contato com os sócios da empresa e seus valores.
A linha Aldeia surge da consolidação do sucesso do Aldeia do Vale, condomínio que já nos anos 1990 trazia uma proposta totalmente disruptiva, com um desenho urbanístico orgânico e totalmente orientado para a sustentabilidade. O empresário e incorporador Paulo Roberto Costa, um dos fundadores do grupo Tropical, destaca que, passados quase 30 anos de seu lançamento e mesmo com Goiânia tendo recebido inúmeros lançamentos de condomínios horizontais nesse período, o Aldeia do Vale ainda hoje mantém a sua originalidade, não tendo nenhum projeto igual ou mesmo semelhante.
“O que você tem na grande maioria dos condomínios horizontais são projetos urbanísticos que adaptam o local ou terreno ao projeto. O Aldeia do Vale fez o oposto, foi um projeto que se adaptou à área onde foi construído. Uma proposta de urbanização desenhada para respeitar o todo o ecossistema e a topografia do local. Respeitamos as curvas, não retiramos as árvores e até plantamos mais. Ou seja, uma urbanização sustentável”, explica o incorporador.
Paulo Roberto Costa lembra que o Aldeia do Vale foi desenvolvido sem desmatamento, tanto nos lotes quanto nas áreas comuns, preservando a flora existente e recuperando as partes degradadas. O residencial de luxo, que abriga casas de inúmeras celebridades, tornou-se reconhecido pela integração com a natureza, afinal possui 4 milhões de m² de área verde total, sendo 1,5 milhão de m² de área verde permanente e 18 lagos com nascentes próprias.
Considerando a população residente de mais de 5.500 moradores e funcionários que atendem toda a estrutura, são 678 m² de área verde por habitante, número 56,5 vezes maior do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) – que é de 12 m² de área verde por pessoa. O condomínio adota práticas sustentáveis no dia a dia como coleta seletiva, compostagem e abriga uma população de emas, que convivem com os moradores.
Lançamentos já confirmados Os condomínios Aldeia seguirão sempre três premissas: ter a natureza como DNA, um projeto de arquitetura original e um urbanismo responsável e sustentável. “Não serão meras cópias, cada um será esculpido pela natureza do local e será isto o ponto de partida para todo o projeto”, explica Paulo Roberto. Os projetos poderão ter duas categorias: Aldeia do Vale e o Aldeia Casa e Natureza.
A nova linha de condomínios Aldeia já tem três lançamentos previstos para este ano de 2024: o Aldeia Santerê Casa e Natureza, logo na saída de Goiânia, sentido Anápolis; o Aldeia do Vale, na histórica Pirenópolis, e o Aldeia Pireneus Casa e Natureza, também em Pirenópolis. “Também já temos áreas destinadas para um lançamento, em breve, no Distrito Federal”, revela o diretor da empresa, Leandro Daher.
Cada cidade poderá ter apenas um único Aldeia do Vale, que estará sempre em localização privilegiada, grandes terrenos e ausência de muros entre as residências – outra marca do projeto. Já a linha Aldeia – Casa e Natureza traz uma proposta de refúgio urbano, com uma distância curta da capital, terrenos menores para atender tanto a casas de primeira moradia como moradias de lazer.
Sobre o Grupo Tropical Em 48 anos, o Grupo Tropical nasceu de uma família empreendedora de quatro irmãos e vem realizando mais do que sonhos através de soluções em negócios imobiliários, mas também contribuindo para a construção cidades melhores para se viver. Sua história começou na cidade de Goiânia, onde está sua sede, mas hoje já está presente em outras regiões do País. Hoje, além da primeira geração, a segunda geração também participa do negócio.
Com uma visão pioneira e atitude inovadora, atua nas áreas de planejamento, formação e viabilização de empreendimentos como loteamentos abertos, condomínios fechados, bairros planejados, sítios de lazer, shopping centers, condomínios verticais, projetos especiais, entre outros.
Ao longo deste tempo, foram mais de 60 mil terrenos empreendidos e mais de 15 mil apartamentos entregues e mais de 100 parceiros investidores. Atualmente marca presença nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, Norte do país e Distrito Federal.
No segmento de condomínios horizontais, além de ter sido a pioneira no desenvolvimento da primeira aprovação em Goiânia, quando o poder público começou a permitir este tipo de projeto, ela trouxe não só o Aldeia do Vale, a primeira aprovação na cidade, quanto continuou a desenvolver outras opções de condomínios horizontais, como a linha Portal do Sol, sempre com a preocupação com a sustentabilidade.
Na área de empreendimentos comerciais, o destaque é o desenvolvimento do Órion Health & Business Complex, sede do Hospital Albert Einstein em Goiânia. Também merece destaque o desenvolvimento do primeiro bairro vertical planejado de Goiânia, o Bairro Eldorado. Localizado na região Sudoeste de Goiânia, foi o primeiro setor vertical planejado da capital. A iniciativa inspirou novos bairros planejados.
Apesar de tantas conquistas, Paulo Roberto da Costa, mantém o foco no esforço e na inovação para acompanhar as transformações contínuas da sociedade e das cidades. Para ele, o lançamento da linha Aldeia é um novo desafio, um marco para as próximas décadas da empresa. “O sucesso do passado não garante absolutamente nada no futuro. Tudo é uma eterna evolução e não existe nada pronto e acabado, que não possa ser melhorado”, disse.
Acompanhe o Grupo Tropical e a linha Aldeia nos perfis do instagram: @linhaaldeia e @tropicalurbanismo
Mais informações COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS Assessoria de imprensa para o Grupo Tropical Atendimento: Raquel Pinho e equipe –
O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600
Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.
Evento contou com a presença de afiliados e convidados do LIDE Goiás
Afiliados e empresários convidados do LIDE Goiás se reuniram na manhã da última sexta-feira (23), no escritório Lara Advogados Associados (Mantenedor do LIDE Goiás), para uma conversa exclusiva com Alex Dantas, fundador e CEO da Circuit Launch – maior hub de hardware e robótica do Vale do Silício. O encontro foi promovido pelo LIDE CEO, com foco em promover um diálogo qualificado sobre inovação, tecnologia e os impactos concretos da inteligência artificial no mundo dos negócios.
Durante o encontro, Alex Dantas compartilhou experiências do ecossistema de inovação do Vale do Silício e alertou os empresários goianos: “Inteligência Artificial não é mais o presente – é o ontem. O mundo já avançou e está em uma nova curva de aceleração. Ou acompanhamos esse ritmo, ou perdemos o bonde da competitividade.”
Representando o presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim, a empresária Karla Posê fez a abertura do evento. Ela reforçou a importância de momentos como este para gerar conexões estratégicas entre grandes lideranças. “O LIDE é um ecossistema vivo de trocas. Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer vínculos e impulsionar novas ideias”, afirmou.
Presidente do LIDE CEO Goiás, Marcelo Camorim destacou a relevância do encontro na agenda da entidade. “Quando aproximamos o empresariado goiano de quem está na fronteira da inovação global, como o Vale do Silício, encurtamos distâncias e aceleramos decisões. Nosso compromisso é garantir que os líderes de Goiás tenham acesso a conteúdo estratégico, experiências reais e conexões que ajudem a transformar inovação em resultado para os negócios”, ressaltou.
Anfitrião do encontro e presidente da OAB-GO, o advogado Rafael Lara destacou a importância de receber os empresários para um momento de troca profunda. “É uma honra abrir as portas do nosso escritório para um tema tão necessário. Estamos diante de uma transformação que remodela o mercado e exige conhecimento técnico, visão estratégica e cooperação”, pontuou.
O CEO do LIDE Goiás, Cledistonio Junior, participou da concepção do evento e reforçou a missão da entidade. “Nosso papel é provocar a reflexão e preparar nossas lideranças para o que está por vir. A inteligência artificial não é mais uma tendência – é um divisor de águas para os negócios”, ressaltou.
O encontro integra a agenda de 2026 do LIDE CEO Goiás, que prevê novos espaços para debates sobre futuro, liderança e transformação empresarial.
Durante o primeiro encontro de 2026 do Mercado & Opinião, marcaram presença Chris Pitanguy, Otacílio Ramalho, Marcelo de Carvalho e Ângela Ramalho. A reunião aconteceu, como de tradição, no renomado Rancho Português, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.
O Mercado & Opinião é um grupo exclusivo de líderes empresariais no Brasil que promove encontros periódicos — entre jantares, fóruns e conferências — voltados à troca de experiências, networking executivo e debates estratégicos sobre mercado, economia e tendências. O grupo reúne CEOs, presidentes e executivos sêniores para discussões de alto nível e a construção de análises coletivas sobre o futuro dos negócios no país