Connect with us

Eventos

Programa Jovem Aprendiz abre portas para o mercado de trabalho

Published

on

Cerca de 17% da população brasileira é formada por jovens entre 14 e 24 anos. Desse grupo, 5,2 milhões estão desempregados. Neste 24 de abril, Dia Nacional do Jovem Trabalhador, vale lembrar que preocupação com empregabilidade nessa faixa de idade é antiga

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, dos mais de 200 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens com idades entre 14 a 24 anos. Desse grupo, 5,2 milhões, ou 55%, estão desempregados. Já a pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e referente ao primeiro trimestre de 2023, mostrou que 23% das jovens mulheres ocupadas e 37% dos homens ocupados na mesma faixa de idade não concluíram o Ensino Médio. Entre os jovens considerados desocupados, 38% das mulheres não terminaram essa etapa da escolaridade, e 46% dos homens também não concluíram. O levantamento do CIEE ainda revela que apenas 9% das jovens ocupadas e 5% dos jovens ocupados têm ensino superior.

Neste próximo dia 24 de abril, quando celebra-se o Dia Nacional do Jovem Trabalhador, vale lembrar que a fomentação da empregabilidade entre os jovens é uma preocupação antiga Brasil, pois já no início dos anos 1940, com o Decreto-lei nº 5.452, referente à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), já se estabelecia normas e obrigações para contratação de pessoas nessa faixa etária. Atualmente, as contratações dos jovens aprendizes são realizadas por intermédio da Lei da Aprendizagem 10.097/2000. “Essa lei tem como objetivo promover a formação profissional e gerar oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Empresas de médio e grande porte precisam promover a contratação de aprendizes”, explica a analista de recursos humanos Laura Helena Longo. 

A especialista, que responde pela gestão de RH da Localiza Imóveis, esclarece que os jovens aprendizes devem ser contratados por uma empresa terceirizada especializada no assunto. No caso da Localiza, onde Laura atua, é o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador de Goiânia (Cesam) que faz essa intermediação entre os jovens trabalhadores e a companhia. “O nosso papel, enquanto empresa, é desenvolver competências, responsabilidades, senso organizacional e sentimento de pertencimento. Fazemos questão de inseri-los em todas as atividades”, conta Laura.  Exemplo disso é a auxiliar de escritório Kauany Sthefany da Silva Brito, que anos teve seu primeiro contato com o mercado de trabalho na Localiza Imóveis aos 17 anos.

Hoje com 18 anos, ela diz que tal oportunidade lhe trouxe muita bagagem profissional. “Nesse período em que estou aqui eu aprendi a ter um bom posicionamento com as pessoas, a me comunicar melhor e a me posicionar melhor no exercício das minhas funções. Hoje estou muito feliz de poder estar vivendo tal experiência”, revela. Atualmente, já efetivada, a auxiliar de escritório afirma que quer melhorar cada vez mais como profissional. “Com meu esforço e dedicação eu conquistei o meu objetivo, que era ser contratada e poder contribuir com o crescimento da empresa”, informa

A analista de RH Laura Helena Longo afirma que muitos dos jovens aprendizes que passaram pela Localiza Imóveis também conseguiram seu primeiro emprego efetivo. “E sempre que surge uma oportunidade interna que acreditamos que eles atendam os requisitos, fazemos a avaliação e oferecemos a proposta de efetivação”, complementa. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Claudia Matarazzo em Goiânia

Published

on

Empresária Helen Simone promove palestra sobre etiqueta empresarial, nesta segunda-feira (25)

O evento será realizado na sala Órion, no Hotel TransaméricaNesta segunda-feira (25), a empresária Helen Simone promove uma palestra sobre etiqueta empresarial com a especialista em comportamento humano Claudia Matarazzo em Goiânia. A iniciativa, em parceria com a Summer e com o decorador Alessandro Gemus, integra as ações voltadas para a construção do Instituto Sonhar Vidas. O evento será realizado no Hotel Transamérica, no Setor Marista. A palestra abordará aspectos essenciais para a comunicação eficiente entre empresas e clientes. Além disso, a palestrante compartilhará orientações sobre o uso adequado das redes sociais, promovendo uma presença online mais elegante e eficaz.Os ingressos estão à venda de forma on-line pelo site: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Sobre o Instituto Sonhar VidasCriado pela empresária Helen Simone, à frente da Summer, e embaixadora do Instituto Sonhar Vidas que tem como missão amparar mães e bebês que necessitam de cuidados em UTI Neonatal. Atualmente, o instituto está em fase de arrecadação de recursos para a finalização de sua sede, contando com o apoio de arquitetos goianos no desenvolvimento dos ambientes do espaço.

Serviço: Palestra sobre etiqueta empresarial com Claudia Matarazzo em GoiâniaData: 25 de novembroHorário: 19hLocal: Sala Órion – Hotel Transamérica – Órion Business & Health Complex, Av. Portugal, 1148 – St. MaristaIngressos: 

https://www.sympla.com.br/claudia-matarazzo—etiqueta-empresarial__2658746

Crédito da foto: Cristiano Borges 

Continue Reading

Eventos

Goiânia discute estratégias para adaptação urbana às mudanças climáticas

Published

on

Especialistas e gestores públicos se reunirão nos dias 25 e 26 de novembro, no auditório do IESA, no Campus Samambaia da UFG, para o Fórum Goiânia Resiliente. O evento faz parte do projeto Cidades Resilientes, lançado pelo Instituto Iandé Verde e pelo IDESA, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz e do Ciamb/UFG. Durante o encontro, serão debatidas estratégias de adaptação urbana às mudanças climáticas e apresentado um relatório preliminar que propõe medidas como a criação de um plano municipal de mudanças climáticas e uma rede de monitoramento da poluição do ar. A programação é aberta ao público.

Fórum Goiânia Resiliente.

Cristiana Soares

Continue Reading

Eventos

Hospital de Câncer Francisco Camargo

Published

on

Promove leilão de gado de elite no dia 26 de novembro

No final do evento, Zezé di Camargo vai realizar um show do projeto ‘Rústico’ para os presentes

Goiânia recebe um leilão de gado de elite imperdível para os criadores que buscam seleções genéticas de alta performance, o Leilão Elite HC Francisco Camargo. Agendado para o dia 26 de novembro, no Goiás Eventos, com o apoio do Programa Leilões, o evento irá trazer lotes vindos de criatórios renomados de todo o país, como aspirações Nelore Padrão 1ª linha, aspirações Nelore Pintado 1ª linha, equinos e prendas de alto valor agregado. 

Além de boas aquisições para o plantel, o evento tem um propósito: toda a arrecadação será aplicada nas obras e manutenção do Hospital de Câncer (HC) Francisco Camargo, que é um projeto filantrópico que está sendo construído em Inhumas, na Grande Goiânia, para ser uma referência em prevenção e tratamento de câncer. 

Também serão leiloadas prendas como um violão assinado pelo embaixador do HC Francisco Camargo, Zezé Di Camargo, e jóias como um conjunto de brinco e anel de ouro branco com pedras de rubi e brilhante.

Durante o leilão será lançado ainda o Programa Leito Solidário, para doadores que desejarem contribuir com o hospital. No final do evento, Zezé di Camargo, vai realizar um show do projeto ‘Rústico’ para os presentes.

As mesas para o Leilão Elite HC Francisco Camargo, com 8 lugares, já estão sendo comercializadas. Também há opção de mesa com 4 lugares. O participante terá à disposição bebidas e o jantar assinado pelo Buffet Cristal. Mais informações pelo WhatsApp: (62) 62 9646-4141.

Sobre o HC Francisco Camargo

O Hospital de Câncer Francisco Camargo é um complexo especializado no tratamento de câncer. Quando for totalmente concluído, terá 77 mil metros quadrados de área com 720 leitos, 80 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para acolher, diagnosticar e tratar pacientes oncológicos.

Desde 2021, o HC já atende pacientes em baixa complexidade na policlínica, que oferece gratuitamente exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiografia, exames laboratoriais, além de consultas. Em outubro de 2024, uma nova ala foi inaugurada, ampliando os atendimentos com exames de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia e, ainda, um centro cirúrgico ambulatorial para cirurgias de pele. 

Por não ter ainda o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos são mantidos com  recursos próprios advindos de leilões e outros eventos. Agora, as obras estão concentradas na finalização da medicina nuclear com dois andares e hemodiálise.

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

Continue Reading
Advertisement

noticias