Connect with us

Negocios

Familiar

Publicado

on

Mesmo com desinteresse dos mais jovens em assumir fazendas, advogado dá dicas de como manter o negócio na família

Levantamento feito pela Fundação Dom Cabral aponta que só 16% dos empreendimentos rurais no país são geridos pela terceira geração e apenas 1% pela quarta

“Se não quiser segurar o lápis, vai segurar o cabo da enxada”. Quem está hoje na casa dos 40, 50 e 60 anos de idade, já ouviu muitas vezes dos pais e avós frases como essa, ditas com o intuito de alertar para a importância dos estudos. Se por um lado essas expressões revelavam a boa intenção de incentivar a formação acadêmica, por outro elas ajudaram a reforçar uma imagem negativa do campo, que hoje enfrenta o desinteresse das novas gerações. 

Um levantamento de 2021 feito pela Fundação Dom Cabral aponta que 41% dos empreendimentos rurais no país são geridos pelos seus fundadores e outros 41% pela segunda geração. Mas à medida que a geração avança, o percentual é bem menor, sendo que apenas 16% são geridos pela terceira geração e só 1% pela quarta. Dados da última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) apontam que o desinteresse pelas ocupações do campo também tem aumentado, uma vez que a participação dos trabalhadores com até 29 anos no agronegócio caiu 13% em 12 anos.

Especialista em direito empresarial, agrário e imobiliário, o advogado Fabricio Cândido Gomes de Souza revela que é relativamente grande o número de empresários do agronegócio, que chegam ao seu escritório relatando sobre o desinteresse dos filhos e netos em assumir a fazenda da família.

“Apesar de estarmos em um País e Estado de economia agro, é recorrente recebermos este perfil de clientes aqui no escritório. Nem todos os sucessores aprenderam a ter apego à terra, especialmente aqueles que foram para os grandes centros urbanos para estudar e conheceram outras atividades e profissões”, diz ele, que é CEO do escritório Celso Cândido de Souza Advogados.

Uma orientação mercadológica dada por Fabrício Cândido é, nestas situações, preparar a propriedade para receber modalidades de negócio que não precisam de gestão direta dos herdeiros, como por exemplo, arrendamento, aluguel de pasto, entre outras. “Com isso, acaba sendo mais fácil para os herdeiros manter a propriedade da família”, sugere.


Holding familiar

Conforme o especialista, o instrumento jurídico muito utilizado nesse tipo de situação é a criação de uma holding familiar, para ser a controladora da propriedade. “Nesse tipo de contratado, os herdeiros são os sócios e o gerenciamento pode ser feito por um deles ou até mesmo por um gestor profissional que é contratado. Por meio deste instrumento é possível também limitar o tempo mínimo para se vender o bem e torná-lo incomunicável em caso de matrimônios dos herdeiros”, explica o advogado

Fabrício observa que desfazer da propriedade rural, mesmo que os herdeiros não demonstrem interesse em assumi-la, deve ser a última alternativa. “Nessa situação, a depreciação do patrimônio montado pela família é certa, e acaba sendo muito doloroso aos fundadores do negócio, ver o que ele construiu uma vida inteira e que foi o sustento da família por décadas ser dilapidado”, afirma.

Sobre o Escritório Celso Cândido de Souza Advogados

Completando 50 anos de história em 2024, o escritório Celso Cândido de Souza Advogados calcula ter defendido mais de 10 mil processos ao longo de cinco décadas de atuação, e nas mais diversas áreas do Direito, o que inclui: civil, empresarial, trabalhista, previdenciário, ambiental, família, propriedade intelectual, imobiliário, consumidor, internacional, agrário e tributário. Fundado pelos advogados Celso Cândido de Souza e Sérgia Gomes de Souza, em Anápolis-GO, o escritório acompanhou o desenvolvimento industrial da cidade e expandiu-se para todo Brasil. Atualmente, conta atualmente com 14 advogados que atuam em processos que correm em todo o território brasileiro. Além da matriz em Anápolis, a empresa possui bases em Luiz Eduardo Magalhães (BA), Palmas (TO) e Porto Velho (RO).

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Acelera Fujioka: 

Publicado

on

Meeting de negócios apresenta novidades tecnológicas

Importantes varejistas de todas as regiões do Brasil compareceram ao evento que reuniu em Goiânia as maiores marcas do mundo do setor de tecnologia e informática. Além de conferir as novidades, o público aproveita as condições especiais para fechar bons negócios

Com a presença de executivos e representantes de empresas parceiras de mais de 16 estados do país e as maiores marcas do mundo do setor de tecnologia e informática, a 13ª edição do Acelera Fujioka Distribuidor iniciou nesta terça-feira, dia 22, em Goiânia. Nos dois dias do tradicional meeting de negócios são apresentados números do mercado, lançamentos e tendências, além de condições especiais em marcas como Samsung, Epson, Motorola, Lenovo, JBL, HP, LG, TCL, Mondial, Huawei, Acer, Aiwa, Philips, Level, Alltek e várias outras.

Após a programação com palestras, os convidados partem para as rodadas de negócios no salão em que estão diversos estandes com as novidades expostas. Falando sobre os destaques, o gerente de produtos do Grupo Fujioka, Helton Dione, começa com a linha de beleza. “Nós somos o maior distribuidor do Brasil de todas as marcas desta categoria, os mais completos quando se fala em cuidados pessoais”, comenta ele. Uma das novidades desta linha é o secador iQ Lite da Gama, com apenas 300g, desempenho profissional e tecnologia Oxy-Active, que emite oxigênio ativo para proteger os fios contra danos ambientais.

Tecnologia de rastreamento

Com apenas 135g, o DJI Neo é o drone mais leve e compacto da marca até o momento. Ele decola e pouse na palma da mão com facilidade sem a necessidade de um controle remoto e, como é equipado com algoritmos de inteligência artificial de rastreamento, é capaz de seguir uma pessoa com facilidade enquanto ela realiza qualquer atividade.

Falando em rastreamento, outro produto de destaque é a Mototag. Com o tamanho e formato de uma moeda e bateria com autonomia de aproximadamente um ano, é capaz de rastrear qualquer objeto com precisão. O lançamento da Motorola é usando uma rede global de mais de um bilhão de dispositivos Android, o app Encontre Meu Dispositivo do Google pode localizar suas coisas em qualquer lugar.

Tecnologia monitorando saúde

Com um design de módulo pensado para uniformizar a distribuição dos sinais coletados pelo pulso, o novo sistema de monitoramento de saúde Huawei garante maior precisão aos seus smartwatchesChamado de TruSense, o recurso mede mais de 60 indicadores de saúde e condicionamento físico, além de incluir um componente de bem-estar emocional, avaliando níveis de estresse do usuário. A marca está presente em mais de 170 países, e se mantém no top cinco empresas com maior investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento). 

Outros destaques

As marcas Alltek, com componentes de informática, e a Level, com as cadeiras gamers e os smartwatches, oferecem alta qualidade com preços mais acessíveis. Ambas são importações exclusivas do Fujioka que estão crescendo consideravelmente a cada ano em volume de venda. “Apenas do ano passado para esse, as vendas destes smartwatches Level cresceram 38%”, explica o diretor comercial do Grupo Fujioka, Dvair Borges. Outra novidade é a chegada da chinesa Hisense, com produtos como lava e seca, televisores e freezers.

Mais sobre o Grupo Fujioka

Há mais de 60 anos no mercado, o Fujioka é hoje um dos mais importantes distribuidores no segmento de tecnologia e informática em todo o Brasil. Apesar das vendas com preços atrativos para CNPJ representarem cerca de 80% dos negócios da empresa, o Grupo Fujioka é uma referência no segmento varejista no centro do país, com lojas distribuídas por todo o estado de Goiás e Distrito Federal. Além do varejo offline, grupo possui também dois e-commerces, um voltado para o varejo e outro para o distribuidor.

Dora Teruel  

Assessora de Imprensa

CONTINUE LENDO

Negocios

Goiânia Convention & Visitors Bureau

Publicado

on

A presidente Fernanda Cury, marcou presença durante a 2ª Expo Fecomércio. Ela recebeu associados e convidados para um coquetel no estande da entidade durante a feira. O evento teve o buffet do Restaurante Árabe e parceria com o grupo Pleno e City Tour.  O Goiânia Convention tem desempenhado um papel fundamental quando se trata de promover a capital como destino turístico e na captação de eventos para a cidade.

Goiânia tem se destacado recebendo eventos corporativos como feiras, exposições, congressos, entre outros. O turismo de negócios é um dos segmentos da indústria de viagens que mais cresce e fomenta a economia local, gerando oportunidades de negócios. E o Goiânia Convention & Visitors Bureau tem trabalhado para captar ainda mais eventos e apoiar todo o trade turístico da cidade. 

 Crédito fotos: Everton Antunes

Assessoria de Imprensa 

Clênia Marques

CONTINUE LENDO

Negocios

Flamboyant Urbanismo anuncia seu novo posicionamento de mercado

Publicado

on

 Isadora Louza, Alessandra Louza e Emmanuele Louza recebem o selo AQUA

Novo modelo de construção de valor inclui manifesto que reforça como a trajetória de sucesso da marca se conecta à história e ao futuro promissor de Goiânia

Com uma história de planejamento e empreendedorismo, que precede os preparativos da construção do primeiro shopping do estado de Goiás, o legado da marca Flamboyant Urbanismo tem seu início em 1976 com o convite para um dos maiores urbanistas do Brasil, Prestes Maia, projetar em área que abrigava a fazenda do Grupo, o primeiro bairro planejado da capital, o Jardim Goiás. Com o masterplan da região em mãos, desde então, o Grupo Flamboyant se coloca à frente de iniciativas inovadoras em âmbito público e privado. A partir da doação de grandes áreas da empresa foi possível construir equipamentos que ainda hoje beneficiam o desenvolvimento e crescimento sustentável de Goiânia – Autódromo Internacional de Goiânia, Estádio Serra Dourada, Paço Municipal, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Parque Flamboyant Lourival Louza e outros, além de parcerias com outras incorporadoras para verticalização do bairro e, principalmente, das áreas no entorno do Parque Flamboyant.

 Bruno Casagrande da Fundação Vanzoline entrega o selo AQUA para as CEOs do Grupo Flamboyant e chancela o próximo empreendimento da Flamboyant Urbanismo

Agora, a Flamboyant Urbanismo vem ao mercado anunciar seu novo posicionamento de marca, em campanha institucional que irá se desdobrar em diversas iniciativas de envolvimento com a cidade nos próximos meses. Para essa nova fase de protagonismo, o compromisso é lançar empreendimentos com a assinatura integral da marca.

CEO do Grupo Flamboyant Alessandra Louza explica que o compromisso para a atual fase inclui ainda mais a qualidade de vida e valores como Entusiasmo, Excelência, Inovação, Perpetuidade e Humanismo. “São valores que marcam a nossa trajetória de compromisso com uma Goiânia mais atraente e conectada ao que há de melhor no mundo”, define.

 Paula Toller 

Emmanuele Louza, CEO do Grupo Flamboyant lembra marcos da trajetória da empresa no mercado urbanístico. “Indo além do primeiro bairro planejado da capital, do primeiro shopping e atualmente o mais completo, destaco projetos como Alphaville Flamboyant – o único do Estado com o Grand Prix Excelence, concedido em Paris para o melhor condomínio residencial do mundo e o primeiro condomínio horizontal de luxo da cidade. São apenas algumas iniciativas que elevam o protagonismo da marca Flamboyant e o reconhecimento de ser a principal referência em alto padrão de Goiás”, lembra a empresária.

Defendendo uma proposta de valor que vai além da concepção de produtos imobiliários, Isadora Louza CEO do Grupo Flamboyant complementa reforçando o orgulho e a continuidade. “Nosso manifesto foi escolhido para evidenciar uma fase de continuidade e, sobretudo, respeitando o desafio que é superar esse legado. Nós acreditamos que o desenvolvimento humano também passa pelo urbano”. E reafirma a materialização de um futuro próximo. “Tecnologia e sustentabilidade são pilares escolhidos para as nossas entregas urbanísticas a partir de projetos criativos e soluções pensadas para impactar positivamente a cidade. É um compromisso que permeia todas as nossas unidades de negócio e para essa nova fase se intensifica ainda mais”, antecipa.

Sobre a Flamboyant Urbanismo

A trajetória de sucesso da Flamboyant Urbanismo naturalmente se funde ao desenvolvimento sustentável do Jardim Goiás, que ao lado de empreendimentos como Alphaville Flamboyant (Grand Prix Excelence 2003, em Paris), condomínios horizontais de luxo e outros projetos comerciais e residenciais com a chancela da marca, concentra o metro quadrado mais valorizado da capital. Unidade de negócio do Grupo Flamboyant, desde a sua fundação em 1976, a Flamboyant Urbanismo se dedica a promover e atrair investimentos de alto impacto a Goiânia, aliados a uma qualidade urbanística única, que sesomam à uma reconhecida conexão e vocação para propor novas referências à cidade, a exemplo do primeiro shopping da capital. Em nome de um futuro promissor para a região, investiu de forma visionária em inúmeras parcerias públicas e privadas e desde então, marcos significativos compõem essa trajetória. A entrega do primeiro bairro planejado à capital goiana com a assinatura de um dos maiores urbanistas do Brasil, Prestes Maia, doações de áreas que hoje abrigam relevantes espaços públicos – Autódromo Internacional, Estádio Serra Dourada, Paço Municipal, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Parque Flamboyant Lourival Louza e outros – são alguns marcos. Com sólida atuação no mercado goiano, o seleto portfólio contempla mais de 20 empreendimentos entregues com a participação ativa da Flamboyant Urbanismo e mais de 8 milhões de metros quadrados em landbank em áreas estratégicas.

FatoMais Comunicação

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias