A banda Lagum anuncia shows para o início do ano, depois da sua grande turnê “Lagum Ao Vivo”. Após se apresentar em diversas cidades do país com ingressos esgotados, o grupo mineiro vai levar o seu show para as cidades de Barra de São João/RJ, Rio das Ostras/RJ, Xangrilá/RS, Florianópolis/SC, Pará de Minas/MG, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG e Belo Horizonte/MG. Além das oito datas divulgadas, a banda vai anunciar em breve mais uma apresentação. Em Xangrilá, o show será no Planeta Atlântida, um dos maiores festivais do Brasil.
As apresentações serão realizadas antes do bloco de carnaval da banda, o Lagum na Avenida. Os shows de verão da Lagum vão passar por todo o repertório do grupo, celebrando as músicas mais recentes e acionando um lado nostálgico ao também visitar músicas antigas do grupo que não eram tocadas há muito tempo — ou que até mesmo nunca haviam sido apresentadas.
A escolha do repertório tem sido feita de forma única para cada cidade, proporcionando surpresas ao público, improvisos e considerando até mesmo os pedidos enviados pelos fãs. Com diversas datas esgotadas em 2024 e passagem agendada para a Europa em março, as próximas apresentações vão espalhar muito mais da nova fase criativa do Lagum.
Curva da Ladeira
O atual single da banda é a música “Curva da Ladeira”, lançado no final de 2024. Se preparando para uma nova fase e para a edição 2025 do Bloco Lagum na Avenida, a música foi o start para esse novo momento da banda. O lançamento foi realizado acompanhado de um videoclipe que retrata a sexta-feira de um cachorro vira-lata na cidade do Rio de Janeiro.
A faixa é assinada pelos integrantes do grupo (Pedro Calais, Zani, Jorge e Francisco Jardim) e tem produção de Paul Ralphs, que já trabalhou com a banda no álbum “Coisas da Geração”. Ralphs é conhecido por sua versatilidade e já produziu nomes como Negra Li, Skank e Titãs.
“Curva da Ladeira” é uma fusão da música popular com elementos da música eletrônica, mesclando sonoridades do Drum and Bass, da bossa nova e do reggae dub. É uma canção para pular, cantar e dançar, que traz a energia que já é marca registrada da Lagum. É a primeira faixa produzida no mais novo estúdio da banda e marca o novo momento da Lagum – independente e mais maduro.
Sobre o Lagum
Formada em 2014, quando quatro amigos se juntaram, em Minas Gerais, para criar o Lagum, com Pedro Calais na voz, Zani (Otavio Cardoso) e Jorge (Glauco Borges) na guitarra e Chico (Francisco Jardim) no baixo. Durante a trajetória da banda, conheceram Tio Wilson (Breno Braga), que comandava a bateria.
O primeiro álbum foi lançado em 2016, “Seja o Que Eu Quiser”, com as primeiras músicas autorais da banda. Em meio a uma temporada de singles entre um álbum e outro, “Deixa” estourou nas plataformas de streaming e rádios, colocando a banda em destaque nacional. Em 2019, o segundo disco, “Coisas de Geração”, veio ao mundo e levou o grupo aos palcos do Brasil inteiro e mundo afora, marcando a primeira grande turnê do Lagum.
Durante a pandemia do coronavírus, em 2020, Tio Wilson faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, causada por uma doença no coração (miocardiopatia dilatada). Em 2021, “MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui)”, que reúne as últimas gravações de Tio Wilson na bateria, foi lançado e indicado ao Grammy Latino, marcando também a última turnê internacional feita pela banda em 2022/20.
Em Março de 2023, o grupo lançou um EP chamado FIM que reúne três faixas inéditas gravadas em uma Live Session que pode ser vista no Youtube e marca um novo momento da banda. Intitulado “DEPOIS DO FIM”, em abril deste ano o Lagum lançou seu quarto álbum, que em menos de uma semana alcançou o top #50 álbuns do Spotify Brasil e foi também indicado ao Grammy. Depois de uma turnê com várias datas esgotadas em 2023 e passagem pela Europa, a banda lançou em dezembro o LAGUM AO VIVO, um projeto audiovisual gravado no show em São Paulo no Espaço Unimed para 8.000 pessoas indicado ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa”.
Em 2024, a banda fez seu primeiro bloco de carnaval: o Lagum na Avenida, arrastando mais de 90 mil foliões para as ruas de Belo Horizonte. Agora, a banda segue com sua turnê com shows em diversas cidades e regiões do país.
Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia, e contará com a participação de quatro artistas cênicas e dez cantoras, além de roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais, e apresentações de convidadas
O festival O Sentir Delas, evento dedicado à música e às artes produzidas e executadas por mulheres goianas, divulgou os nomes das 14 artistas selecionadas para a sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Goiânia. A programação deste ano contará, ainda, com roda de conversa, exposições de artesanato e de artes visuais e apresentações das convidadas Regina Jardim e Rainy Àghata.
Moara Couto
Na categoria de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo), as selecionadas foram:
Thaise Monteiro
Karla Mendes
Anna Behatriz Azevedo
Alinne Vieira
Já na categoria Música, as artistas que se apresentarão no festival são:
Lady Cali
Alidi
B Flora
Aduli
Isadora Pinheiro
As candidatas inscreveram-se gratuitamente e foram selecionadas pelas curadoras Sabah Moraes (Música), Nila Branco (Música) e Rousejanny Ferreira (Artes Cênicas). As cantoras serão remuneradas com o valor de R$ 2.300,00, enquanto as artistas cênicas receberão R$ 2.000,00.
Rainy Ághata, idealizadora e produtora do festival por meio da Cereja do Cerrado Produções, conta que, além de enaltecer o fazer artístico, O Sentir Delas visa oferecer às artistas e outras mulheres estímulo, oportunidades, coragem e empoderamento, reforçando seu lugar de fala, potencial artístico, força da troca e do fazer em coletivo.
O festival é realizado com recurso do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e Cultura de 2024, e patrocínio da Equatorial Energia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cerejadocerradoproducoes ou pelo WhatsApp (62) 3290-4233. Já as edições anteriores podem ser conferidas no canal da Cereja do Cerrado no YouTube.
O hit “Mentira Estampada”, que está de volta às paradas de sucesso na voz do cantor Nattanzinho Lima, acaba de ganhar uma versão em espanhol apresentada pela dupla sertaneja Estefany & Gabriely. As irmãs venezuelanas estão viralizando nas redes sociais com um vídeo da canção, que já acumula milhares de visualizações e compartilhamentos.
Estefany e Gabriely chegaram ao Brasil em busca de oportunidades e rapidamente se apaixonaram pela música sertaneja. Com talento e carisma, elas começaram a se apresentar em bares e eventos em São Paulo e estão conquistando o público com suas vozes e interpretações marcantes.
A versão em espanhol de “Mentira Estampada”, originalmente gravado pela dupla Simone & Simaria, vem fortalecendo e sendo um grande destaque da dupla. A canção, que fala sobre desilusões amorosas, ganhou uma nova roupagem com a interpretação de Estefany e Gabriely, que adicionaram um toque latino à melodia e letra. O resultado foi um sucesso estrondoso, com o público brasileiro se rendendo ao talento das irmãs venezuelanas.
“Estamos muito felizes com a repercussão da nossa versão de ‘Mentira Estampada'”, comemora Estefany. “O Brasil nos acolheu de braços abertos e estamos muito gratas por todo o carinho que temos recebido”, completa Gabriely.
Atualmente, a dupla colhe os frutos do sucesso de seu trabalho “Amor do Meu Cachorro”, que conta com a participação especial da cantora Marília Tavares e já ultrapassa a marca de 1,3 milhão de visualizações no YouTube. Estefany e Gabriely seguem trabalhando em novos projetos e prometem continuar encantando o Brasil com sua música e paixão.
A Hipnodreams 2025 promete um momento histórico para a música eletrônica no Brasil. Aparecida de Goiânia será palco de uma celebração intensa de 24 horas ininterruptas de psytrance, trazendo um dos maiores nomes do gênero de todos os tempos: Raja Ram (AUS).
Além da lenda australiana, o evento contará com um line-up internacional de peso e marcará a estreia da nova Casa da Hipno, um espaço inovador que eleva ainda mais a experiência do público.
O evento abre o calendário de 2025 da Hipnótica, produtora que completa 13 anos de história e se consolida como referência no cenário da música eletrônica em Goiás. O novo local, situado a menos de 10 minutos da antiga Hipnomundo, oferece uma pista de dança ampla, cercada pela natureza, e um rio que corta o terreno, criando uma atmosfera imersiva e singular. Confira os detalhes do novo espaço no vídeo oficial: Instagram.
A Hipnótica nasceu com a proposta de transformar o psytrance em uma experiência sensorial completa, e, ao longo dos anos, se consolidou com eventos marcantes. A antiga “Hipnomundo” se tornou um ponto de encontro cativo para festas icônicas como Hipnotrance (Janeiro), Hipnodreams (Março), Hipnótica One Day Festival (Junho/Aniversário da Hipnótica), Hipnodelica (Outubro) e Halloweed (Novembro/Aniversário de Murillo Rodrigues), cada uma com uma identidade e proposta sonora diferenciada.
No fim de 2024, após o sucesso da 2ª edição do Festival Hipnótica, que reuniu 3.000 pessoas em Corumbá de Goiás, Murillo Rodrigues (DJ Kobot), fundador da marca, anunciou a mudança de local para aprimorar a estrutura e elevar ainda mais a imersão nos eventos.
Line-up internacional
A edição de 2025 da Hipnodreams será um dos eventos mais impactantes da história da Hipnótica, reunindo artistas de sete nacionalidades diferentes. Além de Raja Ram (AUS), se apresentarão:
Com uma estrutura renovada e um time de peso, a expectativa está altíssima. A produção prevê um novo recorde de público para consagrar essa nova fase da Hipnótica.
Serviço:Hipnodreams terá Raja Ram como atração principal