Connect with us

Notícias

A importância do sono de qualidade

Publicado

on

Em 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, data que chama a atenção para a importância do sono para a saúde

Especialistas apontam que são três os pilares para manter uma boa saúde: alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente e sono de qualidade. Entretanto, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45% da população mundial sofrem com algum distúrbio do sono.

Entre os incômodos estão episódios como passar a noite em claro, ter o sono fracionado ou mesmo insônia. A qualidade do sono impacta diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. Acordar cansado, indisposto ou desanimado para desempenhar atividades diárias é sinal de que a qualidade do sono pode estar prejudicada.

Para chamar a atenção para este tema, foi criado o Dia Mundial do Sono, celebrado em 15 de março, uma iniciativa da Associação Mundial do Sono, em 2008, com o objetivo sensibilizar a população mundial para a importância deste indispensável estado fisiológico para a saúde física e mental.

De acordo com a médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta, o sono é uma necessidade básica, assim como a higiene e a alimentação, porém devido a alguns estigmas de normalização dos sintomas muitas pessoas acabam ignorando o problema e sofrendo por anos. A medicina do sono faz parte da formação do otorrinolaringologista.

“A pessoa percebe que tem um sono muito leve, que acorda várias vezes à noite, principalmente para ir ao banheiro, mas acha normal. Na verdade, a pessoa acorda por conta da apneia ou da insônia, mas não procura ajuda profissional”, esclarece.

Juliana Caixeta explica que dormir bem melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro. “Durante o sono o organismo exerce funções restauradoras do corpo, como síntese de proteínas, reparo dos tecidos e descanso para o cérebro”, explica a médica.

A data faz um alerta para os altos índices de doenças do sono em todo mundo. Juliana Caixeta destaca algumas delas. “Existem diversos problemas relacionados ao sono e que fazem parte do dia a dia do otorrinolaringologista, como a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), a síndrome das pernas inquieta, a insônia e a narcolepsia, que se configura em sonolência bastante excessiva e pode levar a pessoa a adormecer em vários momentos do dia”, destaca a especialista.

Higiene do sono

A preocupação com a insônia fez surgir a expressão ‘Higiene do Sono’, criada em 1977, pelo pesquisador norte-americano Peter Hauri, para auxiliar no tratamento da insônia. Ela é utilizada para indicar um conjunto de estratégias formadas por hábitos simples que aumentam a qualidade do sono. A médica Juliana Caixeta destaca que existem algumas táticas para evitar noites de sono mal dormidas.

“A pessoa deve ir deitar apenas quando estiver com sono, para evitar ficar rolando na cama, evitar bebidas estimulantes e, por último, mas não menos importante, abandonar o uso de aparelhos celulares ou telas até uma hora antes de dormir”, orienta a otorrinolaringologista. Ela também destaca que se não houver melhoras a partir da aplicação desses protocolos, é preciso ir ao médico para averiguar a situação e diagnosticar o problema.

A negligência em tratamentos pode desencadear problemas graves. Juliana Caixeta destaca que em estágio avançado, os transtornos do sono podem elevar o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, ocasionando episódios de infarto e o derrame, que podem levar à morte do indivíduo.

Por isso, para que os tratamentos para recuperar a qualidade do sono sejam eficazes é necessário que haja colaboração entre médico e paciente, ou seja, os procedimentos recomendados pelo profissional sejam seguidos com disciplina pelo indivíduo em tratamento.

Roncar não é normal

De acordo com a médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, percebida por meio do ronco, é uma das doenças mais sérias. “Ela resulta numa qualidade de sono muito ruim, o que vai interferir em todas as atividades do indivíduo como o trabalho e as relações interpessoais”, destaca. A especialista também alerta para o aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas que podem levar à morte, em pacientes com (SAOS).

Segundo Juliana Caixeta, os problemas noturnos não terminam quando o dia amanhece. “A principal queixa da pessoa com apneia é, sem dúvida nenhuma, o cansaço de diurno que acarreta dificuldades para realizar atividades diárias, perda de concentração e de memória, facilidade para cochilar, ansiedade e irritabilidade, explica a médica”. Os tratamentos de apneia variam de simples mudanças de hábito como dormir de lado, praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Serviço:
Dia Mundial do Sono
Quando: 15 de março
Fonte: Médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta

Assessoria de imprensa:
Palavra Comunicação

CONTINUE LENDO
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Automobilismo

Prêmio Volante de Ouro celebra campeões do automobilismo goiano

Publicado

on

Hudson Guerra – Secretário de Esportes, Vice-Presidente da Faugo, Fernando Freitase Rival Aguiar Pereira – Presidente do GoiásFomento

Cerimônia organizada pela Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) reuniu atletas, dirigentes e autoridades em Goiânia

A Federação Goiana de Automobilismo (FAUGO) realizou, na noite desta quinta-feira, a cerimônia do Prêmio Volante de Ouro, evento que reconhece e valoriza os principais destaques do automobilismo regional. A solenidade aconteceu em Goiânia, na churrascaria Favo de Mel, e reuniu competidores, dirigentes, familiares, autoridades e imprensa para celebrar os campeões das principais modalidades do esporte no estado.

Estiveram presentes no evento o secretário de Esporte do Estado, Hudson Guerra, representando o Governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Cairo Salim; o vereador Anselmo Pereira; o presidente da GoiásFomento, Rival Aguiar Pereira; além do presidente da FAUGO, Sérgio Crispim, e do vice-presidente da entidade, Fernando Freitas, reforçando o apoio institucional ao crescimento do automobilismo goiano.

Foram premiados atletas e equipes das categorias Kart, Kart Cross, Rally, Arrancada, Drift e Marcas e Pilotos, contemplando diferentes estilos, pistas e terrenos que compõem o cenário do automobilismo em Goiás.

Sérgio Crispim, presidente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)

A premiação reafirma o compromisso da FAUGO com o fortalecimento do esporte no estado e com a valorização dos talentos que, ao longo da temporada 2025, se dedicaram às pistas e trilhas.

Sérgio Crispim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Para o presidente da entidade, Sérgio Crispim, o Prêmio Volante de Ouro vai além da entrega de troféus.
“O Volante de Ouro representa o reconhecimento a todos que constroem o automobilismo goiano diariamente. É uma celebração da dedicação, da superação e da paixão dos nossos atletas, além de um momento importante para mostrar a força e a organização do esporte em Goiás”, destacou o presidente da FAUGO.

Sérgio Crispim, Deputado Cairo Salim, Vereador Anselmo Pereira e Fernando Freitas

Além de valorizar os resultados esportivos, a cerimônia também reforçou a integração entre as diferentes modalidades. O vice-presidente da FAUGO, Fernando Freitas, ressaltou o papel do prêmio como incentivo ao desenvolvimento contínuo dos pilotos e equipes.
“Esse é um momento de confraternização, mas também de motivação. O reconhecimento impulsiona os atletas a seguirem evoluindo e levando o nome de Goiás para competições cada vez maiores”, afirmou.

Sérgio Crispim e Deputado Cairo Salim

Com a entrega dos troféus aos campeões de cada campeonato, o Prêmio Volante de Ouro 2025 consolidou mais uma edição histórica, fortalecendo o automobilismo como tradição, paixão e vetor de crescimento esportivo no estado de Goiás.

Crédito fotos: Fábio César – https://drive.google.com/drive/folders/1gfMHEj45mkBsyOj8oaJjn6RZnBj_AlWR

Assessoria de Imprensa
Palavra Comunicaçã

CONTINUE LENDO

Negocios

Programa “PCD GWM Navesa” foi lançado durante o “Mobility Day”!

Publicado

on

O programa “PCD GWM Navesa” foi lançado nacionalmente em Goiânia, durante o “Mobility Day”, na noite da última quinta (29/1). Os gerentes comerciais Higor Barbosa, Evandro Araújo e a supervisora de marketing Isadora Beltrão apresentaram para o mercado os veículos híbridos & elétricos mais completos e vendidos do Brasil, em suas novas versões. Durante todo período da ação, as primeiras 800 unidades disponíveis dos carros “Haval H6 HEV” e “Ora 03” terão condições exclusivas para os clientes PCD da concessionária do Grupo Navesa, localizada na Av. Mutirão esq. Av. T-55, no Setor Bueno. Mais informações e agendamento de test drive em @gwmnavesa e no (62) 3413-0600

Local: GWM Navesa, Av. Mutirão esq. com R. T-55, n° 317 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-170.

Redes sociais: https://www.instagram.com/gwmnavesa/ & https://navesagwm.com.br/

Para mais informações e agendamento de test drive: (62) (62) 3413-0600 / WhatsApp, com condições especiais para PCD.

Contato: Isadora Beltrão – (62) 98277-5167 (Supervisora de Marketing)

Vigência do Programa PCD GWM: Permanente.

Crédito: Fabrício Barreto

Carlos Eduardo Faria – Kadu!

Jornalista / Paspartú Comunicação

CONTINUE LENDO

Notícias

Cuidados no verão.

Publicado

on

O renomado médico dermatologista, especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Domingos Sávio Coelho, adverte para os cuidados no verão após a cirurgia de transplante, evitando exposição solar direta, calor excessivo, piscina e mar no período indicado para uma boa cicatrização, sendo o sucesso do transplante os cuidados do pós-operatório.

CONTINUE LENDO
Advertisement

noticias